My Collection

Estratégia de Sustentabilidade

O compromisso com a liderança em sustentabilidade é um dos valores corporativos da Henkel. Manter o equilíbrio entre o sucesso econômico, a proteção do meio ambiente e a responsabilidade social tem sido fundamental para nossa cultura corporativa há décadas. Como líder em sustentabilidade, a Henkel visa abrir caminhos para as novas soluções para o desenvolvimento sustentável, enquanto continua a moldar a empresa de maneira responsável e a aumentar o seu sucesso econômico. Esta ambição engloba todas as atividades da empresa e recebe o apoio dos seus quase 50 mil colaboradores em todo o mundo, que aceitaram vigorosamente os princípios do desenvolvimento sustentável em seu trabalho diário e pensam e agem de acordo.

Estratégia de Sustentabilidade para 2030 Alcançando mais com menos

O mundo está enfrentando imensos desafios: A pegada humana global atualmente já é maior do que os recursos do planeta podem suportar. Até 2050, espera-se que a população mundial totalize os 9 bilhões. A aceleração na atividade econômica global que acompanhará esse avanço causará um aumento no consumo e na escassez de recursos. Assim, a competição pelos recursos disponíveis se intensificará nas próximas décadas. Já que sacrificar a qualidade de vida e o consumo não é uma solução realista, a Henkel adotou a Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. "Em 2050, 9 bilhões de pessoas vivendo bem, respeitando os recursos limitados do planeta. * Isso significa ajudar as pessoas a viver bem gerando valor, ao mesmo viverão utilizando menos recursos e causando menos emissões.

Portanto, a estratégia de sustentabilidade da Henkel está centrada na ideia de "obter mais com menos", ao mesmo tempo em que concentra suas atividades de sustentabilidade em seis áreas de foco: "Desempenho", "Progresso Social", "Energia e Clima", "Materiais e Resíduos", "Água e Águas Residuais", além de "Segurança e Saúde". Elas refletem os desafios do desenvolvimento sustentável, já que têm relação com as operações da Henkel. A Henkel deseja gerar mais valor - para seus clientes e consumidores, para as comunidades nas quais ela atua e para a empresa - ao mesmo tempo reduzindo sua pegada ecológica. Para conseguir isso, são necessárias inovações, novos produtos e tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida utilizando menos recursos. Com o apoio de décadas de experiência no desenvolvimento sustentável, a Henkel visa trabalhar em conjunto com seus fornecedores, clientes e consumidores para desenvolver soluções viáveis para o futuro.

Objetivo da Henkel para 2030: Triplicar a nossa eficiência

Nos próximos 20 anos, a Henkel visa triplicar o valor que a empresa gera por meio das suas operações comerciais em relação a sua pegada ecológica. A Henkel denomina esta ambição de se tornar três vezes mais eficiente de "Fator 3". Uma forma de conseguir isso é triplicar o valor que a Henkel gera deixando sua pegada no mesmo nível. Ou a Henkel pode reduzir a pegada ambiental para um terço do nível atual, obtendo uma melhora na eficiência do "Fator 3", oferecendo o mesmo valor. Na maioria dos casos, a Henkel abordará isso de ambos os lados: reduzindo o consumo de recursos e, ao mesmo tempo, aumentando o valor.

Para alcançar nosso objetivo de ser três vezes mais eficiente em 2030, temos de melhorar a nossa eficiência em uma média de 5% a 6% ao ano. Para o período de cinco anos entre 2011 e 2015, temos um conjunto objectivos intercalares concretas com o intuito de aumentar a eficiência em 30%. E os objetivos foram alcançados. Com nosso objetivo de 20 anos em mente, vamos definir novos objectivos intermédios para nossas áreas focais em 2020. De acordo com esta, a Henkel tem o objetivo de melhorar a relação entre o valor gerado e sua pegada de carbono em 75% no total (em comparação com 2010 ano base) até o final de 2020.

A abordagem da Henkel para processos empresariais sustentáveis

A fim de determinar com sucesso uma estratégia e atingir seus objetivos, ambas essas dimensões devem estar sempre presentes nas mentes e nas ações diárias de aproximadamente 50.000 colaboradores e devem estar espelhadas nos cerca de empresariais da Henkel. A Henkel definiu três princípios estratégicos para obter o seguinte: produtos, parceiros e pessoas.

Os produtos da Henkel oferecem mais resultado aos seus clientes e consumidores. A Henkel consegue isso por meio de soluções inovadoras e por meio de produtos que oferecem melhor desempenho deixando uma pegada menor, dessa forma economizando recursos e reduzindo outros impactos ambientais negativos.

Os parceiros são essenciais para manter a sustentabilidade ao longo da nossa cadeia de valores a Henkel deseja integrar ainda mais seus fornecedores, consumidores e parceiros industriais. Ao mesmo tempo, a Henkel, entre outras coisas, ajuda seus clientes e consumidores a reduzir sua própria pegada ambiental. Para isso, a Henkel colabora com fornecedores selecionados, de forma que possam fornecer as necessárias matérias primas com uma pegada ecológica melhor.

Os colaboradores da Henkel fazem a diferença por meio de sua dedicação, habilidades e conhecimento. Eles fazem suas próprias contribuições para o desenvolvimento sustentável, em seu trabalho diário e em suas comunidades locais. Eles interagem com clientes e consumidores e possibilitam as inovações.

Fotos

Videos

Vídeos:

25/02/16

Henkel Sustainability Strategy 2030

Achieving more with less is the goal of Henkel's sustainability strategy.

Serviços e Download

Mais informações