My Collection

Auditorias conjuntas para melhorar as normas de sustentabilidade

Na Henkel, avaliamos os nossos fornecedores em um processo abrangente que também contempla o desempenho e os riscos à sustentabilidade. A expansão sistemática dos nossos programas de auditoria aos fornecedores é, portanto, uma prioridade-chave para os próximos anos. Contudo, visamos não somente aumentar o número das auditorias realizadas com os fornecedores, mas também melhorar a sua transparência e eficiência e ajudar a determinar normas comuns em todas as empresas.

Fazer o intercâmbio de resultados de auditorias existentes entre as empresas é um passo importante na direção da melhora das normas de sustentabilidade na cadeia de suprimento e é o princípio orientador da iniciativa "Together for Sustainability” (Juntos pela Sustentabilidade), lançada em 2012. Trabalhando em colaboração com outras cinco empresas na indústria química, o objetivo da Henkel nesta iniciativa é padronizar a avaliação da sustentabilidade e os critérios de auditoria aos fornecedores amplamente compartilhados. Além das normas sociais, o escopo da auditoria também inclui normas ambientais.

As primeiras auditorias piloto ocorreram na China em 2012 em fornecedores dos nossos três setores comerciais. Publicamos os resultados das avaliações do fornecedor em uma plataforma online conjunta. Sendo assim, os relatórios das auditorias estão disponíveis para todas as empresas-membro e podem ser reconhecidos por todas - acompanhando o lema: "A auditoria de um é uma auditoria para todos".

Colaborando com a Sustentabilidade

A expansão sistemática do programa de auditoria para fornecedores será o foco principal do nosso trabalho nos próximos anos. Em 2012, a Henkel e outras cinco empresas na indústria química criaram uma iniciativa denominada "Together for Sustainability – a Iniciativa Química para Cadeias de Suprimento Sustentáveis". Esta baseia-se nos princípios do Compacto Global e da Iniciativa de Cuidado Responsável das Nações Unidas do Conselho Internacional das Associações Químicas (ICCA). O objetivo desta iniciativa é harmonizar os processos cada vez mais complexos de gestão de cadeia de suprimento e otimizar o diálogo entre parceiros comerciais mundiais. Acima de tudo, sinergias devem ser criadas de forma que os recursos possam ser utilizados de maneira mais eficiente e com um mínimo de esforço administrativo, não somente entre as empresas-membro, mas com todos os nossos fornecedores em comum. No centro da iniciativa, a ideia: "A auditoria de um é uma auditoria para todos". No futuro, os fornecedores somente necessitarão realizar uma autoavaliação ou auditoria. Os resultados do relatório serão então compartilhados entre os membros desta iniciativa. A Iniciativa é administrada pelos responsáveis do departamento de Compras das empresas-membro. A supervisão de advogados externos antitruste garante que não ocorram conflitos relativos à legislação de concorrência.

Outros Pontos de Comprovação