My Collection

Mais valor. Menos recursos.

Juntamente com as suas equipes, os gestores da Henkel desenvolvem diferentes iniciativas para implantar a nova estratégia de sustentabilidade da Henkel - e as registram em um plano de ação. Esta abordagem gera um entendimento comum entre os membros das equipes e compromete todos os colaboradores no desenvolvimento de projetos concretos.

Estabelecer uma estratégia clara é apenas o começo - o desafio é implantá-la globalmente. A sustentabilidade somente pode se tornar uma parte integrante das atividades diárias se todos os colaboradores compreenderem os princípios implícitos e tiverem a oportunidade de dar a sua própria contribuição.

Para dar início à implantação da nova Estratégia de Sustentabilidade 2030 da Henkel, cerca de 3.000 líderes de equipe do mundo todo foram solicitados a discutir a nova estratégia com suas equipes e a elaborar um plano de ação de sustentabilidade para sua própria esfera particular de atividade, um plano que reflita de maneira precisa as oportunidades e os desafios que encontram em seu ramo. É assim que garantimos que a estratégia será traduzida em projetos concretos em todos os setores comerciais, em todos os cargos e em todas as regiões.

Uma das primeiras reuniões de equipe para definir um plano de ação para sustentabilidade foi realizada em Paris, França, em outubro de 2011. "Nossa discussão se concentra na questão "O que estamos fazendo bem hoje e o que podemos fazer melhor amanhã?", afirmou Joachim Bolz, Presidente da Henkel França, descrevendo a forma com ele e sua equipe administrativa tinham abordado o tema. Observando cada uma das seis áreas de foco, ele e seus colegas refletiram como cada um deles poderia produzir mais valor no futuro, ao mesmo tempo reduzindo sua pegada ecológica. Ao final da reunião, os participantes se comprometeram com medidas concretas que poderiam implantar a curto prazo e, também, com iniciativas com o prazo mais longo que contribuiriam para alcançar os objetivos de sustentabilidade da Henkel para 2030.

Ancorando a Estratégia de Sustentabilidade 2030

Para transmitir a nossa nova estratégia de sustentabilidade, escolhemos propositalmente uma abordagem orientada pelo diálogo com reuniões para elaborar planos de ação. Porque definir uma estratégia clara é apenas o começo: ela somente pode se tornar parte integrante das atividades diárias e orientar o comportamento e a tomada de decisões se todos os colaboradores compreenderem os princípios implícitos e tiverem a oportunidade de fazer as suas próprias contribuições. Uma discussão conjunta da estratégia ajuda a explicá-la e incentiva todos os envolvidos a pensar em toda a cadeia de valores ao considerar medidas de curto e longo prazo e a abordar abertamente quaisquer objetivos conflitantes. Os gestores do mundo todo foram solicitados a realizar uma reunião para elaboração de um plano de ação com os colaboradores da sua equipe imediata até o fim de 2011. A previsão de conclusão deste processo para os níveis administrativos inferiores está marcada para meados de 2012. Além das reuniões para elaboração de planos de ação, também estamos integrando o tópico da sustentabilidade mais amplamente em outros programas e seminários de treinamento já existentes.

Outros Pontos de Comprovação