• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

02/05/2016

Tecnologia previne corrosão, otimiza tempo e reduz custos

Adesivo de superfície Loctite PC 7255 aumenta a vida útil do duto de gás de combustão

As condições em um duto de gás de combustão são extremas. Devido à exposição intensa ao calor e a produtos químicos agressivos, o aço pode se romper ou sofrer rachadura, o que resultará em um vazamento. Situações como essa podem causar interrupções na produção e até reparos com custos muito elevados. A Henkel, fornecedora líder em soluções de adesivos, selantes e tratamento de superfícies, possui a solução para prevenir esses casos, o Loctite PC 7255. Os próprios dutos da sede da empresa, localizada em Düsseldorf, na Alemanha, possuem tratamento com este revestimento protetor. O produto é resistente aos ácidos, tem um efeito preventivo, além de economizar tempo e dinheiro.

Prevenção ao invés de reparos caros

A usina de energia na matriz da Henkel, em Düsseldorf, fornece energia para todas as instalações do local. Uma das cinco unidades de caldeiras a vapor da usina é movida a carvão. Os poluentes produzidos pela combustão, incluindo compostos de enxofre e nitrogênio, precisam ser filtrados em várias etapas. Durante o processo na unidade de dessulfuração de gases de combustão, existem frequentemente pontos em que os gases residuais quentes e úmidos podem condensar. Esses gases formam gotículas de água contendo ácido sulfúrico que podem impactar as paredes de aço do duto, a menos que estas sejam adequadamente protegidas. Sem a proteção, a parte danificada deve ser substituída e na pior das situações, todo o duto precisa ser trocado por um novo. Portanto, a proteção preventiva contra agressões químicas e corrosão deve ser prioridade.

Chega de revestimento trabalhoso 

Até agora, os dutos de gás eram protegidos com painéis compostos por fibra de vidro. A aplicação com borracha de bromobutil é um método alternativo. Em ambos os casos, para se ajustar a geometria existente o material precisa ser fabricado de forma trabalhosa. O Loctite PC 7255 torna o processo muito mais fácil: o revestimento protetor espalha fácil e rapidamente, mesmo em grandes superfícies ou estruturas com dobras ou torções. O produto é resistente a ácidos e alcalinos. Além disso, o baixo atrito reforçado por epóxi forma um revestimento eficaz que protege contra a abrasão, corrosão e especialmente a agressão química.

Loctite economiza tempo e dinheiro

Os especialistas da Henkel criaram uma força-tarefa. Primeiramente, eles limparam a superfície do duto de gás de combustão com um jato de água de alta pressão. Em seguida, prepararam o aço com um método de jato de areia especial para atingir um nível de limpeza do SIS SA 2.5. Esse processo fez com que houvesse efeito de rugosidade da superfície a uma altura de pelo menos 75 micrómetros. A seção do duto de gás de combustível na usina de Düsseldorf possui uma área com cerca de 250 m².

"Uma área deste tamanho precisa ser tratada com um produto de proteção contra corrosão temporária como Loctite SF 7515 para evitar a corrosão instantânea entre o trabalho de preparação e aplicação do Loctite PC 7255" – explica Steffen Helisch, Sales Engineer Adhesive Technologies.
                                                         
O Loctite PC 7255 é aplicado em dois revestimentos com uma espessura de pelo menos 250 micrómetros cada uma, com um tempo de secagem de algumas horas entre as demãos, com variações de acordo com a temperatura ambiente. Após 24 horas, a superfície tratada está pronta e pode suportar a carga mecânica. O uso do produto economiza tempo e dinheiro, uma vez que o processo pode ser iniciado de novo e mais rápido e continuar por mais tempo.

"Nosso produto tem sido capaz de alcançar um custo total 17% melhor em comparação a solução convencional", afirma Helisch. "Esta diferença leva em conta a soma do custo do produto, método de aplicação e tempo de intervalo mais curto" – diz o executivo. Uma vez que o produto não contém solventes, trata-se de uma solução mais limpa e saudável se comparado a outros produtos.

Vasto potencial de mercado mundial

"O Loctite PC 7255 estende significativamente a vida útil do duto de gás combustão", explica Axel Leschinski, Assistente de gerenciamento da usina de energia da matriz da Henkel em Düsseldorf. "É também uma enorme vantagem não ter de substituir o antigo duto de gás combustível ou precisar planejar e construir um novo duto". Essa substituição não só custaria entre € 80.000 e € 90.000, mas também significaria desligar a unidade por pelo menos quatro semanas, o que reforça ainda mais as qualidades do Loctite PC 7255.

O produto é a solução ideal para proteger o equipamento de desgaste mecânico, agressão química e à corrosão em várias indústrias. "Se ele é usado para proteger o equipamento de limpeza dos gases de combustão ou para bombas de revestimento, centrífugas e tanques, a sua capacidade de pulverização faz Loctite PC 7255 extremamente fácil de usar e altamente eficiente", afirma Sebastien Monneaux, Gerente de desenvolvimento de mercado para o segmento de energia da Henkel. "Nós oferecemos o produto em grandes baldes e cartuchos. Isto torna-o adequado para pequenas e grandes superfícies" – reforça.