• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

10/08/2016  São Paulo

Tecnologia adesiva da Henkel está presente no maior evento esportivo do mundo - de estádios aos tênis dos atletas

A cola vai muito além dos pequenos reparos em sua casa ou do artesanato infantil, ela está presente, inclusive, no maior evento esportivo do mundo. Em agosto, os esportes unirão todas as nações no Rio de Janeiro e uma ampla gama de tecnologias adesivas da Henkel, líder mundial no segmento, também marcarão presença, auxiliando atletas em sua busca por medalhas.

As bolas e os tênis usados pelos atletas são alguns exemplos de itens em que a tecnologia da Henkel é empregada. Poucos sabem, mas atualmente, as bolas são, em sua maioria, coladas termicamente por adesivos em vez de costuradas, o que permite mais durabilidade e impermeabilidade.

Já os tênis especiais usados por atletas são também colados com adesivos desenvolvidos espacialmente para a função, a fim de resistir a esforços pesados, ao mesmo tempo que devem ser leves para garantir que os esportistas sejam ágeis e não gastem energia desnecessária. A Henkel é fornecedora para os maiores fabricantes de calçados esportivos no mundo. Seus clientes utilizam os adesivos para colar diversas camadas de tecidos, na fixação da língua do tênis, biqueiras, reforço do calcanhar e amortecimento de palmilhas e para aderir a sola.

As provas de velas, promessa de medalhas para o Brasil, também demandam aplicações industriais nos barcos, com soluções de selantes e tratamento de superfície, por exemplo. A aderência por cola, em vez da mecânica, permite mais durabilidade, resistência a temperatura e leveza ao veículo, essenciais para se atingir a vitória.

Os novos ginásios e os complexos que receberão as competições também contaram com adesivos de construção. Películas resistentes a temperaturas e aos raios UV ainda permitem adesivar ônibus de delegações com suas bandeiras e logotipos, enquanto outros adesivos estão presentes na fabricação dos próprios carros. Técnicas convencionais, como solda ou parafusos, são substituídas cada vez mais por soluções adesivas, o que oferece mais segurança, leveza e simplifica processos de produção.