• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

23/02/2017  Düsseldorf / Alemanha

Sustentabilidade na Henkel: empresa mantém forte desempenho e posição de liderança

Conseguir mais com menos: este é o objetivo da estratégia de sustentabilidade a longo prazo da Henkel. A empresa deseja criar valor sustentável para seus clientes e consumidores, assim como para toda a sociedade. Ao mesmo tempo, a empresa pretende melhorar significativamente a sua utilização de recursos, triplicando sua eficiência até o ano de 2030.

“Melhoramos novamente nosso desempenho em termos de Sustentabilidade em 2016 e alcançamos resultados tangíveis. Os esforços para melhorar nossa sustentabilidade também são refletidos nos resultados excepcionais obtidos nas principais classificações e listas internacionais”, declarou Kathrin Menges, Vice-presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel.

No último ano fiscal, a empresa obteve novamente um progresso tangível para alcançar os objetivos de médio prazo para 2020 (ano base: 2010):

  • O consumo energético e as emissões de CO2 (por tonelada de produto) diminuíram em 22% (objetivo para 2020: redução de 30%).
  • O volume de resíduos gerados (por tonelada de produto) foi reduzido em 26% (objetivo para 2020: redução de 30%).
  • O consumo de água (por tonelada de produto) diminuiu em 23% (objetivo para 2020: redução de 30%).
  • A segurança no trabalho (por milhões de horas trabalhadas) melhorou em 17% (objetivo para 2020: melhoria de 40%).
  • As vendas líquidas (por tonelada de produto) aumentaram em 8% (objetivo para 2020: aumento de 22%).

Em geral, a Henkel foi capaz de melhorar em 42% a relação entre o valor criado e sua pegada de carbono em comparação ao ano base de 2010. Para 2020, a empresa planeja aumentar sua eficiência dos recursos em 75%.

“Queremos contribuir com a comunidade internacional para alcançar os objetivos globais de sustentabilidade e mudanças climáticas. Com esta finalidade, vamos promover a sustentabilidade por toda a nossa cadeia de valores,” declarou Kathrin Menges. “Estabelecemos metas ambiciosas para nós mesmos: queremos ser uma empresa positiva em relação ao meio ambiente a longo prazo e queremos contribuir ainda mais para o progresso social”.

Manutenção de posições de liderança em classificações e listas internacionais

As práticas comerciais sustentáveis da Henkel e seus esforços também impressionaram especialistas em Sustentabilidade, agências de classificação e mercados de capitais: a Henkel está presente e com destaque no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), no FTSE4Good, no STOXX Global ESG Leaders, no Euronext Vigeo World 120, no Índice Global Challenges e no Índice MSCI World, para citar apenas alguns. Além disso, a Henkel também ocupa a 15ª posição na lista das "100 Corporações Globais Mais Sustentáveis" de acordo com a Corporate Knights e foi reconhecida como a empresa líder do setor nas listas da Oekom Research e Sustainalytics.

“Nossos colaboradores têm papel decisivo no progresso que conquistamos”

Para reforçar sua posição de liderança em termos de sustentabilidade, a Henkel definiu diversas prioridades claras: além de continuar fortalecendo sua base por meio de práticas comerciais ainda mais sustentáveis, a empresa pretende incentivar seus colaboradores a se envolver com o assunto. “Nossos colaboradores têm um papel decisivo no progresso que obtivemos na área da sustentabilidade”, afirma Kathrin Menges. “Atualmente, mais de 10.000 colaboradores concluíram o treinamento para se tornar embaixadores da sustentabilidade e adquirir o conhecimento necessário para convencer seus colegas, fornecedores, clientes e até estudantes sobre a importância do comportamento sustentável. Estamos muito orgulhosos pelo alto nível de dedicação e queremos continuar apoiando nosso time e conseguir mais em cima disso. Nosso objetivo é que todos os colaboradores da Henkel sejam embaixadores da sustentabilidade e promotores ativos”. No Brasil, mais da metade dos 900 colaboradores da Henkel já foram treinados e certificados como embaixadores de sustentabilidade. E o objetivo é que nos próximos meses 100% dos funcionários se tornem embaixadores.

Cenário positivo a longo prazo

Outra prioridade da Henkel é maximizar seu impacto em ações sustentáveis, incluindo o ambicioso objetivo de tornar-se uma empresa positiva em relação ao clima. Até 2030, a empresa pretende reduzir em 75% a pegada de carbono da sua produção. “Alcançaremos esses objetivos ambiciosos se fizermos mudanças e progressos ao longo da cadeia de valor, desde nossos fornecedores até nossos clientes,” declarou Kathrin Menges. Atualmente, a Henkel se propôs a ajudar seus clientes e consumidores a poupar 50 milhões de toneladas métricas de CO2 até o ano de 2020. O grupo de apoio direcionado ao progresso social estará focado especialmente em melhorar ainda mais as oportunidades de rendimento, as oportunidades de desenvolvimento para mulheres e meninas, assim como as normas sociais para os trabalhadores das empresas que integram a cadeia de valor.

Plataforma digital abrangente sobre sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade Anual da Henkel é a principal fonte de informação sobre os objetivos e o desempenho em sustentabilidade da empresa. No ano passado, a Henkel publicou seu 25° Relatório de Sustentabilidade em formato impresso e digital e anunciou que, desde então, realizará relatórios adicionais sobre o assunto em formato digital, como um PDF interativo repleto de links, informações detalhadas e intuitivas graças à sua fácil navegação, assim como um formato mais compacto para um público mais amplo. Junto ao relatório financeiro anual publicado simultaneamente, esta plataforma fornece um relatório abrangente sobre perspectivas comerciais, ambientais e sociais.

Você pode encontrar mais informações sobre Sustentabilidade na Henkel em www.henkel.com/sustainability

Press Release (39,27 KB)