28 de fev de 2018  São Paulo

Henkel apresenta um forte resultado de sustentabilidade em 2017

  • Desempenho em sustentabilidade melhora mais uma vez
  • Mais de 50.000 funcionários treinados como embaixadores de sustentabilidade
  • Parceria criada para evitar o plástico nos oceanos
  • Posições de liderança em índices e rankings internacionais

“Em 2017, tivemos claros avanços na implementação de nossa estratégia de sustentabilidade e no alcance dos objetivos propostos. Estamos orgulhosos do fato de diversas agências internacionais terem destacado nossos resultados com excelentes pontuações e terem reconhecido a Henkel como uma das companhias líderes globais na área de sustentabilidade”, disse Kathrin Menges, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel.

Criando valor sustentável

A Henkel deseja criar valor sustentável para seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade. Ao mesmo tempo, planeja triplicar sua eficiência para 2030. No ano fiscal de 2017, a companhia realizou novamente progressos reais a fim de alcançar seus objetivos de médio prazo até 2020 (comparado com base no ano de 2010):

  • O consumo de energia e as emissões de CO2 (por tonelada de produto) foram reduzidos em 24%.
  • O volume de resíduos (por tonelada de produto) diminuiu em 32%.
  • O consumo de água (por tonelada de produto) baixou em 24%.
  • A segurança no trabalho (por milhão de horas trabalhadas) melhorou em 17%.
  • O rendimento líquido (por tonelada de produto) cresceu em 5%.
  • Em geral, a Henkel melhorou a relação entre o valor criado e sua pegada ambiental em 43% em comparação com o ano base de 2010. Até 2020, a companhia planeja incrementar sua eficiência de recursos em 75%.

À luz do Acordo Climático de Paris e do compromisso realizado pela comunidade internacional para reduzir o aquecimento global a menos de dois graus Celsius, a Henkel está comprometida em realizar uma contribuição ativa na proteção do clima. Para conseguir isso, a companhia está focada em reduzir a pegada de carbono de toda sua produção em 75% até 2030. A Henkel, além disso, pretende ter 100% da energia necessária para sua produção oriunda de fontes renováveis até 2030. Sua meta intermediária até 2020 é utilizar metade da energia vinda de fontes renováveis. A Henkel segue sua visão de longo prazo de se tornar uma companhia benéfica ao clima.

Mais de 50.000 funcionários treinados como embaixadores de sustentabilidade

“Agradecemos principalmente a imensa dedicação dos nossos colaboradores para alcançar os progressos obtidos em 2017”, disse Kathrin Menges. “Desde 2012, treinamos mais de 50.000 funcionários como embaixadores de sustentabilidade – o que faz deste programa a maior iniciativa educativa da Henkel até hoje. Não só queremos transmitir conhecimento em sustentabilidade a nossos colaboradores, como também motivá-los a compartilhar esse conhecimento entre seus colegas, fornecedores, clientes e inclusive escolas para realizar uma contribuição social. Esse é um passo importante para que a sustentabilidade tenha um papel cada vez mais relevante nas atividades do dia a dia de cada um dos colaboradores”.

Parceria para mais sustentabilidade

Além de seus colaboradores, a Henkel também envolve seus parceiros de toda sua cadeia de valor. Por exemplo, a companhia trabalhou junto da Plastic Bank, uma iniciativa social que tem como objetivo evitar o plástico nos oceanos e promover oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em estações de reciclagem como a localizada no Haiti, as comunidades locais podem trocar os resíduos plásticos que coletam por dinheiro, doações em espécie ou serviços sociais. O plástico logo é encaminhado para reutilização como material reciclado e, assim, ajuda a economia a circular.

Posição de liderança confirmada em índices e rankings

As práticas de negócios sustentáveis e os esforços da Henkel impressionaram os especialistas independentes em sustentabilidade, agências especializadas e mercados de capitais. A Henkel foi listada como líder da sua indústria na categoria de “Produtos pessoais e para o lar” no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, tanto Mundial quanto Europeu. A Henkel também está presente nos seguintes índices de sustentabilidade:

  • Índices ECPI,
  • Índices de sustentabilidade Ethibel,
  • Índices de Sustentabilidade Euronext Vigeo Eiris,
  • Índice de Boa Ética FTSE4 pelo 17º ano consecutivo,
  • Índice Global Challenges,
  • Líderes ESG MASCI e Índices SRI,
  • Índices de líderes STOXX Global ESG.

Nas listas de Oekom Pesquisa e Sustainalytics, a Henkel foi reconhecida como a companhia líder da sua indústria.  

Mais informação sobre sustentabilidade na Henkel está disponível em www.henkel.com/sustainability