• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

29/06/2015

Fórmula E: Henkel e a equipe de corrida NEXTEV TCR

A Henkel parabeniza o vencedor do primeiro Campeonato de Fórmula E, Nelson Piquet Jr.

A equipe NEXTEV TCR obteve fantásticos resultados na primeira temporada da Fórmula E. Depois de conquistar pontos valiosos ao vencer as corridas em Long Beach (EUA) e Moscou (Rússia), Nelson Piquet Jr. foi campeão no fim de semana passado em Londres.

O primeiro campeonato de fórmula de veículos elétricos estabeleceu novos padrões no esporte motorizado e faz uma grande contribuição para levar o tema de sustentabilidade a um grande público. Como fornecedora mundial de adesivos, seladores e revestimentos funcionais, a Henkel apoia a equipe NEXTEV TCR e seus pilotos Nelson Piquet Jr. e Charles Pic. A Henkel oferece a linha perfeita de produtos para a manutenção e o reparo rápido na pista de corrida.

Muitos fabricantes de automóveis estão trabalhando intensamente nos veículos cujos motores se baseiam em energias alternativas, já que oferecem potencial para a mobilidade sustentável, respeitosa ao clima e compatível com o meio ambiente (ao evitar as emissões de CO2 e reduzir a dependência dos combustíveis derivados do petróleo cru). A Henkel está desempenhando um papel ativo nesse desenvolvimento, oferecendo soluções inovadoras, adaptadas para a ampla variedade de desafios que a eletromobilidade apresenta para os fabricantes de veículos e fornecedores.

Eletromobilidade a 200kW
O campeonato de Fórmula E da Federação Internacional do Automóvel (FIA) foi realizado em circuitos urbanos, incluindo em Pequim, Buenos Aires, Londres e Los Angeles, desde 13 de setembro de 2014. Ele é mais do que uma plataforma para os últimos avanços no campo de mobilidade elétrica, já que também atrai um amplo público de aficionados em corridas de todo o mundo. A Fórmula E demonstra os esforços da indústria automotiva para equilibrar rendimento com sustentabilidade. Regulamentações mais rígidas – como as normas de emissões – têm um papel essencial nisso, mas também uma função importante para a crescente conscientização sobre a escassez de recursos. “A eletromobilidade é uma megatendência principal e o motor da inovação da indústria automotiva", diz Kourosh Bahrami, Diretor Global de Marketing e Vendas da unidade de negócios de Transporte e Metal da Henkel. "Trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes através de toda a cadeia de valor, antecipando suas necessidades e oferecendo soluções integradas com nosso portfólio de produtos e tecnologias. Como evento, a Fórmula E representa exatamente o que nos faz o parceiro preferencial para os nossos clientes: presença global e tecnologias de vanguarda”.

Soluções integrais
Desde o princípio, a Henkel apoia a tendência de produzir veículos com motores alternativos e para isso desenvolveu soluções sob medida. A linha para instalação de componentes inclui adesivos e juntas especialmente adaptados com produtos instalados em úmido ou seco em diversos processos. Os componentes típicos para uso dos produtos da Henkel incluem conectores, sensores, controles, baterias e motores elétricos. A redução do tamanho dos componentes elétricos e eletrônicos no veículo ajuda a economizar em volume e peso. No entanto, o aumento da densidade de potência conduz a temperaturas mais altas que precisam ser descarregadas. Para isso, a Henkel oferece uma série de compostos de modelagem especializados que combinam uma maior condutividade térmica e propriedades de isolamento elétrico.

Quando se trata da bateria, a Henkel oferece pré-revestimentos que aumentam a condutividade e a vida útil. Esses produtos também podem ser utilizados para proteger carcaças de plástico contra influencias eletromagnéticas. O uso de pilhas de combustível apresenta demandas particulares de adesivos e seladores, como baixa permeabilidade às moléculas de hidrogênio e oxigênio. Neste caso, a Henkel também oferece uma ampla linha de produtos especializados para seu uso em diversos ambientes.