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Estratégia

Temos uma estratégia clara de longo prazo que se baseia no nosso objetivo, visão, missão e valores. É a base que nos ajuda a moldar com êxito o futuro da nossa empresa.

Para 2020 em diante, a ambição da Henkel está em gerar mais crescimento de forma rentável, focar no cliente, ser mais inovadora, mais ágil e totalmente digitalizada nos processos internos e atividades com o cliente. Para alcançar esta ambição, focaremos em quatro prioridades estratégicas e ambições financeiras para os próximos anos. Adicionalmente, temos como objetivo promover a sustentabilidade em todas as nossas atividades de negócio reforçando a nossa posição de liderança.

Prioridades estratégicas

  • Impulsionar o Crescimento
  • Acelerar a Digitalização
  • Aumentar a Agilidade
  • Investir no crescimento

Impulsionar o crescimento em mercados maduros e emergentes será a prioridade número 1 para a Henkel. Para isso irá lançar uma gama de iniciativas para criar maior compromisso com clientes e consumidores, fortalecer as suas marcas e tecnologias líderes, desenvolver inovações e serviços atrativos e capturar novas fontes de crescimento.

Maior envolvimento de clientes e consumidores

Com este maior envolvimento de clientes e consumidores, a Henkel pretende acelerar o crescimento junto dos maiores clientes por meio da intensificação de parcerias, mas também aumentar o seu crescimento no mercado em todas as três unidades de negócio. Isto será possível pela mudança na forma como colocamos o cliente no centro – focando em suas necessidades e nas dos consumidores – bem como executando planos de envolvimento para ambos, envolvendo todos os níveis da organização. Além disso, a Henkel quer melhorar as oportunidades de crescimento ao dar respostas as necessidades específicas de determinados grupos alvo com produtos, serviços e inovações customizadas.

Tecnologias e marcas líderes

A Henkel pretende ainda reforçar as suas tecnologias e marcas líderes aumentando as vendas das suas principais marcas globais bem como das marcas líderes locais: as vendas das 10 principais marcas devem aumentar em 75% das vendas totais do grupo até 2020. Isto vai ser possível por meio de investimentos direcionados para reforçar as marcas líderes da Henkel, criando vantagens competitivas por meio de novas tecnologias e do desenvolvimento de produtos e soluções customizados em vários segmentos de Mercado.

Inovações e serviços emocionantes

O crescimento será também impulsionado pela capacidade crescente da Henkel em desenvolver inovações e serviços emocionantes.Isto vai permitir à Henkel diferenciar-se em mercados altamente competitivos e passar de um modelo com o “foco no produto”, para um modelo com o “foco na solução” com mais produtos e serviços diferenciados, seja no negócio de consumo ou no industrial. Até 2020, a Henkel espera desenvolver mais inovações e planos acertivos para aumentar a quota das vendas das suas principais inovações. Para conduzir as capacidades de inovação e criar oportunidades de relacionamento com os seus clientes, a Henkel vai desenvolver e preparar a abertura de novos centros de inovação para a área de Adhesive Technologies em Düsseldorf e Shanghai. Ao mesmo tempo, a Henkel vai expandir os seus modelos e ofertas de serviço por todas as unidades de negócios. Isto  incluirá consultoria e aconselhamento técnico para os seus clientes profissionais e industriais, bem como ofertas de serviços digitais nas unidades de consumo, tais como plataformas de reservas online para sessões nos salões de beleza, modelos de subscrição ou encomendas automatizadas.

Novas fontes de crescimento

A Henkel também complementará o seu foco estratégico de impulsionar o crescimento nos principais negócios já existentes ao capturar potenciais novas fontes de crescimento, por exemplo, ao entrar em novos mercados para agarrar oportunidades em mercados maduros e emergentes. Aquisições ajudarão a complementar o portfolio da Henkel, reforçar a sua posição em categorias e mercados atrativos, bem como expandir categorias adjacentes. Paralelamente, a empresa estabelecerá um Venture Capital Fund de até 150 milhões de euros para investir em start-ups com conhecimento tecnológico e digital.

Acelerar a digitalização ajudará a Henkel a aumentar o êxito de suas operações, fortalecer as relações com clientes e consumidores, otimizar seus processos e transformar toda a companhia. Até 2020, a Henkel implementará uma gama de iniciativas para impulsionar o e-commerce, potencializar os projetos de indústria 4.0 e transformar a sua organização.

Alavancar o Negócio Digital

Para alavancar o negócio digital, a Henkel pretende digitalizar as suas interações com os clientes, consumidores, parceiros de negócio e fornecedores por toda a cadeia de valor quer nas áreas de negócio de consumo e industrial. As vendas “digitais” deverão ter duplicado para mais de 4 mil milhões de euros em 2020. Por exemplo, no negócio de consumo a Henkel pretende marcar o seu relacionamento por meio de ofertas “multicanais” que ligam plataformas de comércio eletrônico com o varejo tradicional, desenvolvendo e lançando novas plataformas digitais, ao mesmo tempo expandindo significativamente o uso dos meios digitais.

Potencializar a indústria 4.0

A Henkel irá também potencializar a indústria 4.0 para melhor planejar, localizar, produzir e distribuir os seus produtos e soluções. A digitalização de uma cadeia de fornecimento global e integrada ajudará a aumentar os níveis de serviço para os clientes, a utilizar melhor as unidades de produção, aumentar a produção de processos logísticos e a reduzir a pegada ecológica da Henkel.

Transformar a organização

O sucesso da digitalização da Henkel dependerá das capacidades dos seus colaboradores e de transformar a organização, adotando rapidamente uma mentalidade de “testar e aprender”. Para promover esta mudança, a Henkel expandirá os seus programas de desenvolvimento e formação. Adicionalmente, será criada a posição de Chief Digital Officer com responsabilidade de negócio transversal.

Em um ambiente de negócios extremamente dinâmico devido à volatilidade, aumentar a agilidade da organização será um fator crítico de sucesso. Isto incluirá equipes energizadas e capacitadas, comercialização mais ágil e processos simplificados e inteligentes.

Equipes mais enérgicas e capacitadas

Para criar uma organização mais ágil com equipes mais enérgicas e capacitadas, a Henkel promoverá o espirito empreendedor dos seus colaboradores e a abertura à mudança, encorajando a adaptação, responsabilidade e a tomada de decisão. Isso vai ser suportado pela forte cultura de desempenho da Henkel, canais de feedback abertos e também pelo reconhecimento e recompensa por meio da obtenção de excelentes resultados.

Processos de comercialização mais rápidos

Como parte da sua iniciativa de “processos de comercialização mais rápidos” A Henkel visa reduzir os tempos de inovação ao antecipar melhor as necessidades dos clientes e dos consumidores. Por exemplo, em Laundry & Home Care e em Beauty Care, a Henkel estima reduzir em 30% os tempos de inovação. Paralelamente, a Henkel pretende acelerar as entradas e penetração em novos mercados.

Simplicidade inteligente

A Henkel também implementará uma abordagem de “simplicidade inteligente” para se tornar mais ágil por meio de modelos de negócios flexíveis adaptados aos mercados dinâmicos, bem como por meio da otimização de processos e fluxos de trabalho.

Para investir no crescimento, a alocação de recursos será otimizada, focando na gestão de renda líquida, aumentando ainda mais a eficiência das estruturas e continuando a expandir a organização de Cadeia de Suprimento Global. Juntas, estas iniciativas contribuirão para melhorar a rentabilidade e permitir investimentos de crescimento para 2020 e além.

A alocação de recursos que criam valor

“A alocação de recursos que criam valor”ajudará a otimizar a gestão de custos por meio de uma maior transparência de orçamento global pelas diferentes categorias das receitas líquidas, bem como, por meio da alocação de um maior orçamento.

Gestão das receitas líquidas

A gestão das receitas líquidaspermitirá uma maior eficiência nas atividades promocionais da Henkel. Isto incluirá, por exemplo, aproveitar o conhecimento do consumidor, bem como uma expansão de categoria ou o desenvolvimento de novas categorias com parceiros de varejo.

Estruturas mais eficientes

A Henkel também continuará a trabalhar na implementação de estruturas mais eficientes, como por exemplo, por meio de uma transformação contínua dos seus centros de serviços compartilhados, que suportam um conjunto de processos transversais numa forma altamente padronizada e digitalizada, atuando em todas as unidades de negócio. Complementarmente, a empresa continuará a otimizar os seus processos globais de produção e armazenamento para reduzir a sua pegada ecológica.

ONE! Global Supply Chain

Dando sequência ao sucesso já iniciado na Europa, e aos hubs estabelecidos na Europa e Ásia, a organização integrada de Global Supply Chain será posteriormente lançada em todas as regiões.