My Collection

Estratégia

Vídeos:

25/02/16

Henkel Sustainability Strategy 2030

Achieving more with less is the goal of Henkel's sustainability strategy.

42358

Gerar mais valor aos nossos clientes e consumidores, às comunidades nas quais atuamos e à nossa empresa - enquanto ao mesmo tempo reduzimos a nossa pegada ambiental. Essa é a ideia no núcleo da nossa estratégia de sustentabilidade e suas ambiciosas metas correspondentes.

Por muito tempo, o crescimento e o consumo dos recursos pareciam andar de mãos dadas e que era impossível conseguir um sem o outro. Sempre que a população e os padrões de vida aumentavam, isso significava utilizar mais e mais recursos da Terra. Com um crescimento populacional previsto para cerca de nove bilhões de pessoas até 2050, esta tendência não mudará tão cedo. O consumo de recursos acelerará nas próximas décadas e os recursos naturais, tais como, combustíveis fósseis e água serão consumidos muito mais rápido do que o planeta consegue continuar produzindo-os.

Embora tais acontecimentos sejam desafios para o futuro, eles também oferecem um grande potencial: Inovar e conquistar mais com menos será a chave para se tornar sustentável. Precisamos de soluções que permitam que as pessoas tenham uma vida melhor, mas utilizem cada vez menos materiais. Esta ideia está no núcleo da estratégia de sustentabilidade da Henkel, pois nos esforçamos para encontrar novas maneiras de crescer e melhorar a qualidade de vida sem esgotar mais recursos. Queremos melhorar nossos produtos e soluções por meio de inovações e raciocínio inteligente - gerar mais valor com uma pegada ecológica menor. 

Valor & Definição

Tornarmos três vezes mais eficientes até 2030

Nossas contribuições em seis áreas centrais

Concentramos nossas atividades ao longo da cadeia de valores em seis áreas centrais que refletem os desafios do desenvolvimento da sustentabilidade conforme eles se relacionam às operações. Inovar e conquistar mais com menos será fator essencial para um desenvolvimento sustentável que não sacrifique a qualidade de vida das pessoas. Para orientar o progresso ao longo de toda a cadeia de valores por meio de nossos produtos e tecnologias, nós nos concentramos em um conjunto fixo de áreas que resumem os desafios conforme eles se relacionam às nossas operações. Subdividimos essas áreas centrais em duas dimensões: "mais valor" e "menor pegada". Com o propósito de estabelecer nossa estratégia com sucesso e atingir nossos objetivos, essas duas dimensões devem estar sempre presentes nas mentes e ações diárias de nossos colaboradores, sendo espelhadas em nossos processos empresariais.

Nossas metas de médio prazo para 2020 (ano base: 2010)

Por meio dessas novas metas intermediárias, pretendemos melhorar o relacionamento entre o valor que criamos e nossa pegada ambiental em 75% no geral (relativo ao ano base de 2010) até o fim de 2020.

O que queremos conquistar até 2030

Para atingir nossa meta de nos tornarmos três vezes mais eficientes até 2030, teremos que aumentar nossa eficiência em uma média de 5 a 6% ao ano. Nos cinco anos entre 2011 e 2015, definimos metas intermediárias concretas visando aumentar a eficiência em 30%.

Implementação

Como implementamos nossa estratégia

Para implementar nossa estratégia com sucesso e incentivar a sustentabilidade ao longo de nossa cadeia de valores, nós confiamos em nossos produtos, nos nossos parceiros e em nossas pessoas. Eis alguns exemplos:

O que já conquistamos

Para atingir nosso objetivo de longo prazo de nos tornarmos três vezes mais eficientes até 2030 ("Factor 3"), nós definimos metas temporárias e concretas para o período de cinco anos de 2011 a 2015, que foram atingidas. Eis o status atual: