My Collection

Governança e Compliance

Carlos Eduardo Gonçalves  da Silva Gerente de Compliance Brasil, Chile y Argentina

A Henkel se caracteriza por possuir um forte compromisso com a governança e compliance corporativo, em nível local e global. Processos responsáveis de gestão, bem como a conformidade com diferentes requisitos legais e convenções culturais são um fundamento para o sucesso nos nossos mercados internacionais.

Como uma empresa que opera de forma ética e legal, a imagem e a reputação da Henkel são inseparáveis da conduta apropriada de cada um dos seus colaboradores. Espera-se que os colaboradores da Henkel respeitem as leis e as normas, evitem conflitos de interesse e demonstrem consideração e apreciação pelos bons costumes, tradições e comportamentos sociais locais dos vários países e culturas nos quais a Henkel conduz seus negócios. A Henkel não pega atalhos éticos. A conduta imprópria jamais beneficia a Henkel e violações não são toleradas. O Compliance é um componente integrante dos processos comerciais da Henkel.

Ao Comitê de Gestão cabe a responsabilidade geral pela organização de compliance. A organização de compliance da Henkel garante a conformidade global com as leis e as normas internas. Sob a direção do Conselho Geral & Diretor de Compliance (CCO), globalmente responsáveis, a Henkel constituiu uma organização de Compliance em todo o grupo com uma Central Corporativa de Compliance, bem como Diretores de Compliance locais e regionais. O CCO recebe o apoio de um Comitê de Compliance & Risco (CRC) interdisciplinar e de vários membros de diferentes funções e ramos da Henkel. Diferentes tarefas e responsabilidades são claramente definidas.

Contato Global Compliance Corporativo
 
Thomas Gerd Kühn
CCO & Conselho Geral
 
Frank Liebich
Chefe de Compliance Corporativa & Agente de Proteção à Privacidade

A organização de compliance atua em três níveis: "Prevenção", "Detecção" e "Reação". Ela administra atividades de compliance em todo o grupo, coordena cursos de treinamento e dá suporte ao desenvolvimento e implantação de normas internas globalmente vinculativas.

Temas relativos a compliance são regularmente levantados, discutidos e alinhados com o Comitê de Gestão, com o Comitê de Auditoria do Comitê de Supervisão, com o Comitê de Acionistas e vários outros órgãos em níveis corporativos e locais.

Sistema de gestão de compliance

A cultura de compliance da Henkel engloba monitoramento e melhoria contínua no processo de compliance. Como resultado, o nosso sistema global de gestão de compliance passou por auditoria realizada por auditores externos em 2013 com base na norma de auditoria IDW PS 980 em termos de adequação, implantação e eficiência dos processos de compliance nas áreas de lei da concorrência e anticorrupção. A Henkel é uma das poucas corporações alemãs aprovadas nesta auditoria especial.

Código de Conduta

Nosso Código de Conduta contém importantes diretrizes de comportamento

 Auditoria Corporativa

O propósito da Auditoria Corporativa é avaliar e melhorar, de forma independente e objetiva, a governança, os processos e os controles da Henkel.

São realizadas auditorias regulares em nossas localidades de produção e administração e, cada vez mais, em nossos terceirizados e centros de logística para comparar a conformidade em relação aos nossos códigos e normas. As auditorias são o nosso instrumento-chave para identificar riscos e possíveis melhorias. São conduzidas auditorias a nível mundial nas áreas de Compras, Vendas, Marketing, Finanças, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Supply Chain (Cadeia de Suprimento), Operações e Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE).

Carlos Eduardo Gonçalves  da Silva Gerente de Compliance Brasil, Chile y Argentina
Auditoria Corporativa Global Corporate Audit

Raphaela Lessmann
Chefe de Auditoria Corporativa