19 de set de 2023  São Paulo

Companhia se junta ao grupo que promove projetos sociais com crianças e idosos em evento que acontece no dia 21 de setembro

Henkel reforça papel social ao ser parceira dos 160 anos da Sociedade Beneficente Alemã

A Henkel, líder mundial de adesivos, reforça o papel social ao se juntar na comemoração dos 160 anos da Sociedade Beneficente Alemã, que promove projetos sociais com crianças e idosos. Entre as iniciativas realizadas pela Sociedade, está a SBA Girassol, localizada no bairro Grajaú, na cidade de São Paulo, que promove atividades educativas para crianças em situação de vulnerabilidade social. Além do SBA Girassol, a Sociedade também conta no SBA Residencial, um lar para idosos com atendimento humanizado e toda infraestrutura necessária para lhes proporcionar uma boa qualidade de vida.

O evento acontece em São Paulo, no dia 21 de setembro, no Club Transatlântico (Av. Cecília Lottenberg, 130 - Chácara Santo Antônio - São Paulo). A companhia alemã, presente no Brasil há quase sete décadas, tem como prioridade manter uma postura de parceria em projetos que visam o desenvolvimento e bem-estar social.

Globalmente, a empresa conta com outros exemplos que olham para as gerações futuras, como o Make an Impact on Tomorrow (MIT). Por meio dele, é possível captar projetos de reflorestamento e socioambiental. Em todo o mundo, a Henkel já apoiou 2.055 projetos sociais por meio do MIT, beneficiando mais de quatro milhões de pessoas com mais de R$ 60 milhões. Na América Latina, no ano passado, foram beneficiadas mais de 10.500 pessoas por meio de um financiamento superior a R$ 1 milhão.

Em 2023, é celebrado os 25 anos de existência do programa MIT na América Latina, financiando atividades de voluntariado dos colaboradores para impactar as vidas de pessoas nas comunidades onde a Henkel atua. Quando o tema é educação, vale destacar o Mundo de Pesquisadores. A iniciativa educacional existe desde 2014 e leva aulas práticas e lúdicas de ciência para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de despertar o interesse pela carreira científica. A trajetória desta iniciativa na região começou em Buenos Aires, na Argentina, no ano de 2014 e em 2017, foi implementada em escolas da região metropolitana de Santiago, no Chile.

Dois anos mais tarde, o programa foi realizado nas escolas de Itapevi, município que abriga uma das unidades da companhia no Brasil, local em que foram impactados 3500 alunos da rede municipal de ensino. No mesmo ano, o espaço “Pega & Crea”, na Cidade do México, foi adaptado para receber o programa e os colégios de ensino primário. A fim de potencializar o alcance na região, a companhia adaptou as oficinas do Mundo de Pesquisadores para o formato digital durante a pandemia, desenvolvendo uma experiência ao vivo, que combina diversão e experimentos, além de possibilitar a integração com toda a família. No segundo semestre de 2021, a iniciativa alcançou 18.000 estudantes de escolas primárias espalhadas em 30 cidades da Amárica Latina.

No Brasil, a Henkel definiu a educação pública de qualidade como sua causa de responsabilidade social corporativa, pois acredita que a transformação da sociedade está ligada à melhoria do ensino. Entre as iniciativas realizadas, dessa premissa, a companhia, em parceria com a PLAN Internacional e Fritz Henkel Stiftung, realizou projetos de reformas de escolas, em Codó, no Maranhão.

Nos colégios, foram construídos novos banheiros e um parquinho equipado com brinquedos novos, também foram instalados ventiladores e colocadas carteiras novas nas salas de aula. Além desta iniciativa, a Henkel, em parceria com a Associação Vaga Lume, contribuiu com o incentivo à leitura nas escolas e com a criação de bibliotecas comunitárias em comunidades no Norte do país.

Ao todo, a companhia apoiou mais de 108 bibliotecas comunitárias gerenciadas pela organização, que conta com mais de 5.000 mediadores de leitura formados em 22 cidades da Amazônia Legal, área que engloba 59% do território nacional e envolve os estados da região Norte, além de parte do Mato Grosso e Maranhão. Por meio da marca Pritt, a Henkel promoveu oficinas de criatividade com jovens entre 11 e 14 anos em São Paulo, ação enquadrada no Programa Rede da Vaga Lume, que fomenta o intercâmbio entre crianças de São Paulo e da Amazônia.