Discover the brands and technologies from our business units Adhesive Technologies and Consumer Brands.
A Henkel se caracteriza por possuir um forte compromisso com a governança e compliance corporativo, em nível local e global. Processos responsáveis de gestão, bem como a conformidade com diferentes requisitos legais e convenções culturais são um fundamento para o sucesso nos nossos mercados internacionais.
Como uma empresa que se esforça para operar com ética em todas as nossas atividades, a imagem e a reputação da Henkel são inseparáveis da conduta apropriada de cada um dos seus colaboradores. Espera-se que os colaboradores da Henkel respeitem as leis e as normas, evitem conflitos de interesse e demonstrem consideração e apreciação pelos bons costumes, tradições e comportamentos sociais locais dos vários países e culturas nos quais a Henkel conduz seus negócios. A Henkel não pega atalhos éticos. A conduta imprópria jamais beneficia a Henkel e violações não são toleradas. O Compliance é um componente integrante dos processos comerciais da Henkel.
Ao Comitê de Gestão cabe a responsabilidade geral pela organização de compliance. A organização de compliance da Henkel garante a conformidade global com as leis e as normas internas. Sob a direção do Conselho Geral & Diretor de Compliance (CCO), globalmente responsáveis, a Henkel constituiu uma organização de Compliance em todo o grupo com uma Central Corporativa de Compliance, bem como Diretores de Compliance locais e regionais. O CCO recebe o apoio de um Comitê de Compliance & Risco (CRC) interdisciplinar e de vários membros de diferentes funções e ramos da Henkel. Diferentes tarefas e responsabilidades são claramente definidas.
A organização de compliance atua em três níveis: "Prevenção", "Detecção" e "Reação". Ela administra atividades de compliance em todo o grupo, coordena cursos de treinamento e dá suporte ao desenvolvimento e implantação de normas internas globalmente vinculativas.
Temas relativos a compliance são regularmente levantados, discutidos e alinhados com o Comitê de Gestão, com o Comitê de Auditoria do Comitê de Supervisão, com o Comitê de Acionistas e vários outros órgãos em níveis corporativos e locais.
O propósito da Auditoria Corporativa é avaliar e melhorar, de forma independente e objetiva, a governança, os processos e os controles da Henkel.
São realizadas auditorias regulares em nossas localidades de produção e administração e, cada vez mais, em nossos terceirizados e centros de logística para comparar a conformidade em relação aos nossos códigos e normas. As auditorias são o nosso instrumento-chave para identificar riscos e possíveis melhorias. São conduzidas auditorias a nível mundial nas áreas de Compras, Vendas, Marketing, Finanças, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Supply Chain (Cadeia de Suprimento), Operações e Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE).