Diversidade, Equidade e Inclusão

Nossos mercados e produtos são diversos, assim como nossos colaboradores. Na Henkel, buscamos uma abordagem holística de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), com foco particular nas dimensões gênero, etnia, LGBTQ+, pessoas com deficiência e gerações. A Henkel tem a ambição de impulsionar significativamente o progresso em todas essas dimensões. Em 2007, a Henkel foi uma das primeiras empresas listadas no índice DAX da Alemanha a estabelecer um centro dedicado ao gerenciamento da diversidade global. Hoje, DEI está profundamente ancorada na estratégia e na cultura corporativa da empresa. Para promover isso em todas as áreas da empresa e colocá-la em ação, a empresa também estabeleceu uma rede DEI em toda a empresa, que trabalha de forma colaborativa em todos os departamentos e regiões. Além disso, os colaboradores em todo o mundo participam de aproximadamente 54 Grupos de Recursos para Colaboradores, defendendo uma maior diversidade.

Gênero

  • A Henkel estabeleceu a ambição de alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão até o final de 2025. A empresa pretende alcançar um aumento significativo de mulheres nos níveis de gestão de topo e quer construir o pipeline para futuras posições de liderança nos níveis de gestão abaixo.
  • Com essa ambição, a Henkel reforça seu claro compromisso rumo à uma organização mais diversificada, equitativa e inclusiva com ambições e ações concretas.
  • Nos últimos anos, a Henkel aumentou consistentemente a proporção de mulheres em cargos de gestão. Hoje, este nível atingiu cerca de 42%.
  • Para buscar mais diversidade de gênero, a Henkel acelerará ainda mais seus programas e medidas ao longo de todo os momentos dos colaboradores, desde o recrutamento até o desenvolvimento e retenção. Isso inclui recrutamento inclusivo de gênero e atração de talentos, um plano de promoção e sucessão cuidadosamente monitorado, aprimoramento interno intensivo em diversidade, treinamentos de viés inconsciente e programas de inclusão, expansão de formatos de trabalho, como papéis de liderança compartilhados ou de meio período, bem como alavancar ainda mais as numerosas mentorias e iniciativas de networking da Henkel para a diversidade em todo o mundo.

Internacionalidade e origem

  • Com cerca de 47,000 colaboradores em 75 países, com um total de 124 nacionalidades, a diversidade cultural faz parte da vida profissional diária na Henkel.
  • Cerca de  80% dos nossos colaboradores trabalham fora da Alemanhae 55% dos nossos colaboradores são originários de mercados emergentes.
  • Uma força de trabalho internacional composta por pessoas com diferentes origens culturais é importante em uma empresa global como a Henkel, pois nos permite desenvolver uma compreensão de nossos mercados.

LGBTQ+

  • A Henkel busca criar um ambiente de trabalho aberto a todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade. 
  • A Henkel possui redes LGBTQ+ em vários países e aumenta a conscientização sobre o assunto por meio de uma série de eventos e atividades. Por exemplo, no “Pride Month” ou no “Coming Out Day”, a empresa sinaliza seu apoio à comunidade LGBTQ+ com contribuições e atividades internas e externas.
  • Em 2024, a Henkel participou de cerca de 16 desfiles do Orgulho LGBTQ+ em todo o mundo, com mais de 100 colaboradores presentes.
  • A Henkel também é membro da Out Leadership, uma rede global de negócios LGBTQ+ que oferece percepções e informações sobre tópicos LGBTQ+ e ferramentas essenciais para promover a igualdade. 

Pessoas com deficiência

  • Na Henkel, promovemos uma cultura de inclusão que se concentra nas habilidades e talentos individuais das pessoas com deficiência.
  • Por meio de programas direcionados, inclusive em nossos mercados emergentes, a Henkel se esforça para oferecer a todos um ambiente de trabalho acessível e oportunidades para todos, sempre focando nas forças individuais de cada pessoa, e não em suas características.
  • A Henkel faz parceria com a ONG Disability: In para promover ainda mais a inclusão nas diferentes regiões.

Gerações

  • Na Henkel, quatro gerações – Baby Boomers, Gerações X, Y e Z – trabalham juntas sob o mesmo teto.
  • Em 2024, cerca de 6% dos nossos colegas globais eram da geração Baby Boomer, 36% da Geração X, 49% da Geração Y e 9% da Geração Z. 
  • A empresa promove a aprendizagem ao longo da vida em todas as gerações através de medidas de formação adequadas. Por exemplo, através de mentoria e redes de colaboradores em diferentes unidades de negócios, funções e países, a Henkel promove a transferência de conhecimento e uma troca de perspectivas entre colaboradores experientes e menos experientes.
  • A Henkel também oferece aos colaboradores de todas as gerações uma ampla gama de programas para manter a saúde física e mental. Os serviços sociais da empresa também ajudam a fornecer apoio aos colaboradores que enfrentam desafios em diferentes fases de suas vidas, como quando assumem a responsabilidade por parentes que precisam de cuidados.

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