“Forscherwelt”/Mundo de Pesquisadores

Como incentivar as crianças a aprender ciência? Deixe-os interessados ainda quando jovens! Um amor pela ciência começa na infância. Por meio da iniciativa de educação “Forscherwelt” (Mundo de Pesquisadores) da Henkel, as crianças descobrem a emoção da experimentação científica. Eles se tornam pequenos pesquisadores e têm uma introdução divertida nos segredos da ciência. A idealizadora da iniciativa é a Dra. Simone Bagel-Trah, Presidente do Conselho de Supervisão e o Comitê de Acionistas da Henkel. A iniciativa internacional de educação comemora mais de 10 anos de sucesso. Cerca de 115 000 crianças em todo o mundo já participaram nesta iniciativa, descobrindo de forma lúdica segredos científicos através de uma variedade de experiências.

YouTube Thumbnail Henkel Forscherwelt (Brazilian subtitles) (Thumbnail)

2020-08-desktop-forscherwelt-infographic-template

O conceito “Forscherwelt”

  • Em 2011, a Henkel criou um centro “Forscherwelt” dedicado, em Düsseldorf, adaptado às necessidades das crianças. Nesta área, as crianças podem assumir o papel de pesquisadores.
  • Desde então, a iniciativa de educação se tornou global. Existem "projetos Forscherwelt" na América do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia.
  • Em Stamford, Istambul, Dubai e Índia, a Henkel promove oficinas extracurriculares de aprendizagem do Mundo de Pesquisadores, juntamente com parceiros educacionais estabelecidos. Em outros países, professores treinados visitam escolas primárias e realizam experimentos com crianças lá.
  • Internacionalmente, “Forscherwelt” é estabelecido nas unidades locais da Henkel e em escolas selecionados sob o slogan “Seja um cientista”.
  • Desde 2020, o programa de sala de aula foi complementado e ampliado com conteúdo e formatos digitais. Estes incluem vídeos, transmissões ao vivo de experimentos práticos, e formas híbridas.

 Oportunidades variadas para crianças, pais e professores

  • No “Forscherwelt”, as crianças têm a chance de realizar seus primeiros experimentos científicos. As experiências abordam temas sobre cola, lavagem e limpeza, cosméticos e sustentabilidade. As crianças podem fazer perguntas aos especialistas e obter informações sobre como a pesquisa é conduzida. 
  • O conceito educacional do “Forscherwelt” foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Katrin Sommer, Presidente da Didática de Química da Ruhr-University Bochum. 
  • Durante o ano letivo, a Henkel oferece a quatro escolas de ensino fundamental um programa de ensino de nove partes no “Forscherwelt” a cada semestre. 
  • Os filhos dos funcionários da Henkel têm a oportunidade de participar de um curso de férias de uma semana oferecido quatro vezes por ano.
  • O formato “Os pequenos pesquisam com os grandes” é uma atividade pai-filho para os colaboradores e seus filhos experimentarem juntos no “Forscherwelt” em Düsseldorf.
  • Cursos adicionais de desenvolvimento profissional para professores também acontecem no “Forscherwelt” regularmente.

Fotos