SOCIO DE CONFIANZA

Três homens e uma mulher conversam em frente a uma parede com notas

Ajudamos a melhorar a vida das pessoas. Nossa responsabilidade social é promover a igualdade de oportunidades, fortalecer a diversidade e respeitar os direitos humanos. Oferecemos aos nossos colaboradores oportunidades de aprendizagem contínua e um ambiente de trabalho atraente e saudável. Defendemos o progresso social e o acesso à educação em todo o mundo e prestamos assistência em situações de emergência.

Desempenho

Oferecer o melhor desempenho do produto e segurança química para nossos clientes e consumidores, como base do sucesso de nossos negócios.

O alinhamento de nossa estratégia de sustentabilidade também se reflete nas estratégias de nossas unidades de negócios: Henkel Consumer Brands e Adhesive Technologies. Elas alinham seus negócios, marcas e tecnologias para o desenvolvimento sustentável de acordo com os desafios específicos de seus portfólios de produtos e priorizam seus pontos de foco da maneira correspondente. 

Com nossas soluções de produtos e tecnologias abrangentes, pretendemos apoiar a transformação econômica, ambiental e social e impulsioná-las junto com nossos parceiros. Isso nos permitirá contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável local e globalmente e moldar nossos negócios de forma responsável, aumentando nosso sucesso econômico. Para conseguir isso, devemos oferecer aos nossos clientes e consumidores a melhor qualidade e segurança de produtos confiáveis.

Continuamente, temos como ambição que cada novo produto contribua para a sustentabilidade. Também pretendemos fornecer aos nossos clientes e consumidores um perfil abrangente de sustentabilidade de nossos produtos até 2025. Nosso objetivo é medir a transformação sustentável em relação ao nosso portfólio de produtos e à companhia como um todo. Nossa meta para 2030 para toda a empresa é triplicar o valor que criamos para a pegada ambiental de nossas operações, produtos e serviços (comparado ao ano base de 2010).

Saiba mais sobre como nossas unidades de negócios estão impulsionando a sustentabilidade.

Transparência

Integrar a sustentabilidade em nossa governança, com relatórios transparentes, divulgação e engajamento.

A transparência é essencial para avaliar a ação responsável e o desempenho da sustentabilidade. Isso se aplica tanto dentro quanto fora da empresa. Os parceiros de negócios e os consumidores, bem como os investidores e o mercado financeiro, estão cada vez mais interessados em produtos e soluções orientados para a sustentabilidade e atribuem cada vez mais importância à compreensão do impacto das nossas atividades ao longo da cadeia de valor. Os desenvolvimentos internacionais em finanças e legislação sustentáveis estão fortalecendo ainda mais o impulso para uma maior transparência.

Ao mesmo tempo, é crucial para nós sermos capazes de avaliar e gerenciar nossa própria sustentabilidade e medir o progresso que fazemos em direção às nossas metas em toda a empresa e nossa cadeia de valor. Para esse fim, estamos impulsionando soluções digitais e aproveitando a colaboração entre unidades de negócios e entre funções e parcerias externas em todo o mundo. Isso fortalece nossa base de informações e cria a confiança necessária em nosso desempenho de sustentabilidade. Nossa aspiração é integrar ainda mais a sustentabilidade em nossa governança, processos e políticas de negócios, promovendo relatórios transparentes, conformidade com os requisitos de divulgação e engajamento.

A avaliação e o reconhecimento do nosso desempenho por especialistas independentes em sustentabilidade também criam transparência.

Transparência da cadeia de suprimentos

Como parte de nossa abordagem de gestão de fornecedores, também estamos trabalhando para melhorar a transparência e a rastreabilidade de nossas cadeias de suprimentos upstream. Vemos isso como a chave para garantir práticas agrícolas sustentáveis e condições de trabalho justas, como na indústria de óleo de palma, por exemplo. É por isso que a Henkel é membro da iniciativa intersetorial Action for Sustainable Derivatives, fundada em 2019, na qual as empresas estão trabalhando em prol do objetivo compartilhado de gerar mais transparência na cadeia de valor do óleo de palma. Em 2023, conseguimos manter a taxa de rastreabilidade da fábrica em 89% e aumentar a taxa de rastreabilidade da plantação para 52%, interagindo com nossos fornecedores para mapear nossa cadeia de suprimentos conjunta à base de palma. Fizemos isso com o apoio de uma consultoria externa de sustentabilidade. Estamos unindo forças com parceiros pioneiros para explorar tecnologias digitais com o potencial de aumentar a rastreabilidade e a transparência na indústria de óleo de palma. É assim que continuamos a desenvolver nosso compromisso com o fornecimento sustentável.

Avaliação de sustentabilidade pelas unidades de negócio

Nosso objetivo é medir a transformação sustentável do nosso portfólio de produtos. Esse processo de avaliação envolve a identificação e o mapeamento dos produtos do portfólio que contribuem substancialmente para a sustentabilidade. Os critérios de avaliação abrangem toda a cadeia de valor e levam em consideração o impacto em todas as áreas.

Em nossa unidade de negócios Adhesive Technologies, analisamos a contribuição de sustentabilidade de nosso portfólio com base em um processo interno de avaliação de portfólio. Ao integrar essa avaliação em nossa gestão estratégica e desenvolvimento de produtos, somos capazes de alinhar de forma sustentável nosso portfólio com base nas mais recentes descobertas científicas. Os critérios de avaliação concentram-se nos principais tópicos de clima, circularidade, segurança e recursos naturais ao longo da cadeia de valor. Com base nesses critérios, os produtos avaliados são classificados em quatro categorias. Os produtos nas categorias Challenged e Straight Performer não contribuem diretamente para a sustentabilidade. Os produtos na categoria Contributor têm uma contribuição positiva. E os produtos da categoria Pioneer têm uma contribuição excepcionalmente positiva. Nossa unidade de negócios Consumer Brands também está trabalhando em uma avaliação de sustentabilidade para seu portfólio de bens de consumo, completa com um sistema de classificação.

Avaliações externas de sustentabilidade

A avaliação e o reconhecimento por especialistas independentes em sustentabilidade aumentam a transparência e fornecem informações importantes sobre a eficácia com que estamos implementando nossa estratégia de sustentabilidade.

Collaboração

Impacto da sustentabilidade em escala com nossos parceiros, levando a práticas comerciais responsáveis em nossas cadeias de fornecimento.

O desenvolvimento sustentável exige um compromisso com a ação e uma cooperação com parceiros eficazes. A interligação de diferentes perspectivas é uma base especialmente boa para abraçar o contexto complexo e globalmente interligado da sustentabilidade. É assim que o conhecimento e os recursos especializados podem ser combinados de forma eficaz para impulsionar mudanças transformacionais. Entendemos que colaboração significa adotar práticas empresariais responsáveis e agir de forma sustentável em parceria ao longo de toda a cadeia de valor.

Assim, usamos uma abordagem de fornecimento responsável para ter uma visão abrangente dos aspectos de sustentabilidade ao longo das nossas cadeias de abastecimento, incluindo a cooperação com os nossos fornecedores. Igualmente importante é a cooperação com os nossos clientes. Acreditamos também que é importante trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros de revenda para promover o consumo sustentável e eficiente em termos de recursos.

Estamos empenhados em manter um diálogo ativo com os nossos stakeholders. Estamos envolvidos em iniciativas em todo o mundo, juntamente com representantes da indústria e atores da sociedade civil, e participamos de discussões políticas e sociais. Esta rede ajuda-nos a fazer uma avaliação mais abrangente dos impactos na economia, no ambiente e na sociedade, e a desenvolver soluções sistêmicas conjuntas.

100% Abastecimiento Responsable

Nossa abordagem de fornecimento responsável se concentra em aspectos de sustentabilidade ao longo de nossas cadeias de suprimentos para o benefício das pessoas e do nosso planeta, com o objetivo de impulsionar a mudança transformacional junto com nossos parceiros. Por esse motivo, mantemos intenso diálogo e colaboração com nossos fornecedores para promover práticas sustentáveis e respeito aos direitos humanos. Nossa missão é ir além da conformidade, gerar impacto e mudança em toda a nossa cadeia de valor e criar valor sustentável para nossos clientes.

O fornecimento 100% responsável, juntamente com nossos parceiros, representa nossa ambição contínua. Com base em uma mentalidade compartilhada e na responsabilidade que temos como uma organização global de compras, nos esforçamos para tomar decisões de fornecimento responsável globalmente, em todas as regiões, unidades de negócios e grupos de materiais, com base em nossa estratégia de fornecimento responsável.

Estamos convencidos de que só podemos estabelecer práticas de compras sustentáveis se todos os tomadores de decisão nas cadeias de suprimentos globais agirem no espírito da sustentabilidade. Isso requer um reconhecimento fundamental dessa responsabilidade, além de adotar a atitude correta e desenvolver habilidades e conhecimentos.