Sustentabilidade

Como pioneira no campo da sustentabilidade, a Henkel quer impulsionar novas soluções para o progresso sustentável e desenvolver seus negócios de forma responsável e com sucesso econômico. Isto engloba todas as atividades de nossa empresa - ao longo de toda a cadeia de valor.

Metas de Sustentabilidade 2030+ 

A estratégia de sustentabilidade da Henkel é um reflexo direto do compromisso da empresa com o "Crescimento Propósito". Estamos comprometidos em criar mais valor para nossos acionistas, desenvolvendo nossos negócios de forma responsável e bem-sucedida, e construindo sobre nosso papel de liderança em sustentabilidade. Nossa nova estratégia de sustentabilidade gira em torno da implementação de nossas metas por meio de medidas e projetos precisos para alcançar progressos práticos. Com nossa Meta de Sustentabilidade 2030+, desenvolvemos novas ambições de longo prazo nas três dimensões do Planeta Regenerativo, Comunidades prósperas e Parceiro de Confiança para impulsionar mais progresso.

Metas e objetivos

Estamos centrados nos sucessos dos últimos anos e em nossas metas de médio prazo para 2025 e além. A seguir, o panorama geral mostra uma seleção das principais ambições e metas para avançar em nossa transformação de sustentabilidade.

Planeta Regenerativo 

Estamos em uma jornada rumo a uma transformação ambiental de nosso modelo de negócio. Para atingir essa meta, pretendemos transformar nossos processos, produtos e uso de matérias-primas na direção de um futuro eficiente em recursos e neutro para o clima. Estamos nos concentrando em medidas de mitigação das mudanças climáticas, em uma economia circular funcional e na proteção da natureza e da biodiversidade.

Clima

Nos tornamos uma empresa neutra para o clima descarbonizando nossas operações e matérias-primas.

  • Ao longo da jornada rumo a essa ambição, ainda estamos buscando o alcance do nosso objetivo de reduzir em 65% a pegada de carbono de nossos locais de produção até 2025, em comparação com o ano base de 2010.
  • Continuamos a nos esforçar para atingir nosso objetivo atual de fornecer 100% da eletricidade que compramos para a produção de fontes renováveis até 2030. Em paralelo, também queremos melhorar continuamente nossa eficiência energética. No final de 2022, a Henkel fez a transição total da produção em 23 países para utilizar eletricidade 100% renovável. Hoje, 70% da eletricidade usada pela Henkel é renovável.
  • Para alcançar a positividade climática em nossas próprias operações, estamos planejando substituir todos os combustíveis necessários para gerar energia em nossas unidades por alternativas com zero GEE ou GEE reduzido, como biogás ou biomassa, até 2030.
  • De acordo com nossa ambição, as unidades se tornarão positivas para o clima em termos de equilíbrio de carbono quando o excesso de energia neutra para CO2 que a Henkel não precisa para seus próprios fins for fornecido a terceiros.
  • Além disso, nosso objetivo é estabelecer um caminho líquido zero para as emissões do Escopo 3 (da fonte até a prateleira) em linha com a iniciativa Science Based Targets.
  • Queremos reduzir a pegada das matérias-primas e embalagens que utilizamos em 30% até 2030, em comparação com uma linha de base de 2017.
  • Além disso, queremos aproveitar o potencial de nossas marcas e tecnologias e economizar 100 milhões de toneladas métricas de COdurante o período de dez anos de 2016 a 2025, juntamente com nossos clientes, consumidores e fornecedores.

Economia circular

Promover a circularidade por meio de nossos produtos, embalagens e tecnologias.

Nossas ambições e metas para embalagens

  • Até 2025, 100% do material de embalagem da Henkel será projetado com reciclabilidade ou reutilização*.
  • Nosso objetivo é reduzir a quantidade de plásticos virgens de fontes fósseis em nossos produtos de consumo em 50% até 2025. Conseguiremos isso aumentando a proporção de plástico reciclado para mais de 30% e reduzindo o volume de plástico virgem.
  • Queremos ajudar continuamente a garantir que todos os resíduos de embalagens sejam devidamente descartados e reciclados, evitando assim que entrem no meio ambiente. Para isso, estamos apoiando iniciativas de coleta e reciclagem de resíduos. Estamos investindo em soluções e tecnologias inovadoras que oferecem suporte a infraestrutura aprimorada e informações ao consumidor para conduzir o processo de reciclagem.

Ao final de 2022, 87% das embalagens da Henkel já foram projetadas com capacidade de reciclagem ou reutilização*. A proporção de plástico reciclado em suas embalagens de bens de consumo globalmente foi de 16%.

Iniciativas e Parcerias

O progresso em direção às embalagens sustentáveis só é possível se as empresas em toda a cadeia de valor trabalham de forma conjunta. Assim, a Henkel está comprometida em várias parcerias e iniciativas por meio de indústrias. Alguns exemplos: 

  • Nós participamos da iniciativa New Plastics Economy (Nova Economia de Plástico) da fundação Ellen MacArthur, que une partes interessadas em repensar o futuro do plástico e fornecer ideias para alimentar uma economia circular.
  • Na Plastic Waste Coalition of Action, que foi formada a partir do Consumer Goods Forum (CGF) em 2020, a Henkel está trabalhando com outras empresas com base nas Golden Design Rules para desenvolver uma abordagem mais circular ao design e processamento de embalagens plásticas em a indústria de bens de consumo.
  • Em 2017, a Henkel tornou-se a primeira empresa global de bens de consumo a cooperar com a iniciativa social Plastic Bank. O objetivo comum: reduzir o desperdício de plástico na natureza e oferecer novas oportunidades para pessoas que vivem na pobreza. Dentro da parceria, a Henkel apoia projetos no Egito, onde já montou 14 centros de coleta de resíduos plásticos junto com o Plastic Bank. Em 2022, cerca de 5.100 toneladas métricas de Plástico Social® foram coletadas e reprocessadas em novas embalagens na Henkel, entre outras.

Natureza

Proteger e restaurar a biodiversidade com foco em florestas, terra e água, e garantir a administração responsável dos recursos:

  • Estamos comprometidos em adquirir nossas matérias-primas de forma sustentável e não através de desmatamento. Nosso objetivo é evitar o desmatamento de florestas primárias e secundárias com valor ecológico significativo.
  • Até 2025, queremos cobrir 100% de nossa demanda por óleo de palma e óleo de semente de palma com óleos que são certificados ou confirmados externamente como de origem responsável.
  • Além disso, estabelecemos o objetivo de reduzir o consumo de água por tonelada de produto em 35% até 2025. No final de 2022, tínhamos economizado 25%.

Comunidades prósperas

Fazemos todo o possível para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Nossa responsabilidade social é promover a equidade, fortalecer a diversidade e respeitar os direitos humanos. Oferecemos aos nossos funcionários oportunidades de aprendizagem contínua e um ambiente de trabalho atraente e saudável. Defendemos o progresso social e o acesso à educação em todo o mundo e prestamos assistência em situações de emergência.

Equidade

Fortalecer a diversidade, equidade e inclusão, respeitar os direitos humanos e melhorar os meios de subsistência das pessoas:

  • Estamos convencidos de que uma força de trabalho diversificada, assim como uma cultura corporativa aberta e apreciadora, são fatores importantes de sucesso em um mundo globalizado. 
  • Nosso objetivo é aumentar continuamente a proporção de mulheres na empresa em todos os níveis, e temos a ambição de alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão até 2025.
  • Além disso, queremos melhorar os meios de vida dos pequenos proprietários. Juntamente com a organização de desenvolvimento Solidaridad, conseguimos até agora alcançar cerca de 38.500 pequenos agricultores que cultivam cerca de 347.000 hectares de terra.

Educação

Apoiar a aprendizagem, a educação contínua e motivar as pessoas a agirem em prol da sustentabilidade:

  • Queremos promover ainda mais o compromisso de nossos funcionários com a sustentabilidade e expandirmos nossas ofertas de treinamento existentes para incluir um programa de engajamento holístico. 
  • Também queremos motivar e encorajar nossos funcionários a se engajar ativamente na sustentabilidade em seu ambiente de trabalho e em suas vidas privadas. 
  • Além disso, estamos empenhados em expandir ainda mais nossos programas de educação comunitária e de voluntariado. Já superamos nossa meta abrangente de atingir 30 milhões de pessoas até 2030 como parte desse compromisso (ano base 2010) em 2022. Desde 2010, atingimos mais de 30 milhões de pessoas.

Bem-estar

Promover a saúde e o bem-estar dos funcionários, parceiros e consumidores, e ajudar a impulsionar o progresso social por meio de nossas marcas:

  • Fortalecemos a saúde e a vitalidade de nossos funcionários como a base para uma organização ágil e eficiente. Para este fim, aplicamos padrões globais uniformes de proteção à saúde e oferecemos programas de promoção e prevenção da saúde direcionados. Como objetivo chave de nossa estratégia de sustentabilidade, pretendemos atingir mais de 90% de nossos funcionários em todo o mundo. 
  • Continuamos focados em nosso objetivo de longo prazo de zero acidentes e queremos melhorar nossa segurança ocupacional em 60% até o final de 2025, em comparação com 2010. Ancoramos esse objetivo global como um indicador-chave de desempenho em nossa nova estratégia de sustentabilidade. Em 2022, registramos 0,7 incidentes ocupacionais por milhão de horas trabalhadas por nossos funcionários. Esta é uma melhoria de 42% em relação ao ano base de 2010.

Parceiro de Confiança

Nossa cultura empresarial orientada para o valor e nosso conhecimento científico e tecnológico são a base para fortalecer nosso desempenho, mantendo a nossa integridade. Oferecemos soluções de produtos e tecnologia seguras e de ponta para nossos clientes e consumidores. Integramos a sustentabilidade em nosso portfólio e em nossos processos empresariais e fornecemos relatórios transparentes para nossos stakeholders.

Desempenho

Fornecer, de forma confiável, o melhor desempenho de produtos e segurança química da categoria como a base do sucesso de nossos negócios:

  • Oferecer o melhor desempenho do produto e segurança química para nossos clients e consumidores, como base do sucesso de nossos negócios:
  • Cada novo produto faz uma contribuição para a sustentabilidade.
  • Nossa meta para 2030 é triplicar o valor criado no que tange à pegada ambiental de nossas operações.

Transparência

Integrar a sustentabilidade em nossa governança de negócios com transparência nos relatórios, divulgação e engajamento:

  • Uma de nossas metas sobre o óleo de palma para 2025 é estabelecer total transparência e rastreabilidade para o óleo de palma (palmiste). Em 2022, aumentamos a taxa de rastreabilidade até a fábrica para 89% e a taxa de rastreabilidade até a plantação para 50%, envolvendo nossos fornecedores para mapear nossa cadeia de abastecimento conjunta baseada em palma.

Colaboração

Dimensionar o impacto da sustentabilidade com nossos parceiros, levando a práticas comerciais responsáveis em nossas cadeias de fornecimento:

  • Temos o compromisso com o fornecimento 100% responsável junto com nossos parceiros.

*Excluindo produtos onde ingredientes ou resíduos possam afetar a reciclabilidade ou poluir os fluxos de reciclagem.

Video

maxresdefault