Estratégia

Gerar mais valor aos nossos clientes e consumidores, às comunidades nas quais atuamos e à nossa empresa - enquanto ao mesmo tempo reduzimos a nossa pegada ambiental. Essa é a ideia no núcleo da nossa estratégia de sustentabilidade e suas ambiciosas metas correspondentes.

Por muito tempo, o crescimento e o consumo dos recursos pareciam andar de mãos dadas e que era impossível conseguir um sem o outro. Sempre que a população e os padrões de vida aumentavam, isso significava utilizar mais e mais recursos da Terra. Com um crescimento populacional previsto para cerca de nove bilhões de pessoas até 2050, esta tendência não mudará tão cedo. O consumo de recursos acelerará nas próximas décadas e os recursos naturais, tais como, combustíveis fósseis e água serão consumidos muito mais rápido do que o planeta consegue continuar produzindo-os.

Embora tais acontecimentos sejam desafios para o futuro, eles também oferecem um grande potencial: Inovar e conquistar mais com menos será a chave para se tornar sustentável. Precisamos de soluções que permitam que as pessoas tenham uma vida melhor, mas utilizem cada vez menos materiais. Esta ideia está no núcleo da estratégia de sustentabilidade da Henkel, pois nos esforçamos para encontrar novas maneiras de crescer e melhorar a qualidade de vida sem esgotar mais recursos. Queremos melhorar nossos produtos e soluções por meio de inovações e raciocínio inteligente - gerar mais valor com uma pegada ecológica menor. 

Valor & Definição

Tornarmos três vezes mais eficientes até 2030

Nossas contribuições em seis áreas centrais

Concentramos nossas atividades ao longo da cadeia de valores em seis áreas centrais que refletem os desafios do desenvolvimento da sustentabilidade conforme eles se relacionam às operações. Inovar e conquistar mais com menos será fator essencial para um desenvolvimento sustentável que não sacrifique a qualidade de vida das pessoas. Para orientar o progresso ao longo de toda a cadeia de valores por meio de nossos produtos e tecnologias, nós nos concentramos em um conjunto fixo de áreas que resumem os desafios conforme eles se relacionam às nossas operações. Subdividimos essas áreas centrais em duas dimensões: "mais valor" e "menor pegada". Com o propósito de estabelecer nossa estratégia com sucesso e atingir nossos objetivos, essas duas dimensões devem estar sempre presentes nas mentes e ações diárias de nossos colaboradores, sendo espelhadas em nossos processos empresariais.

Nossas áreas de foco são divididas em duas dimensões: “mais valor” e “pegada reduzida”. Nosso objetivo é aumentar o valor que criamos nas áreas de "progresso social", "segurança e saúde" e "desempenho". Nas áreas “energia e clima”, “materiais e resíduos” e “água e águas reuso”, nosso objetivo é reduzir ainda mais os recursos que utilizamos e, portanto, a pegada ecológica das nossas operações e dos nossos produtos.

Nossas metas de médio prazo para 2020 (ano base: 2010)

Por meio dessas novas metas intermediárias, pretendemos melhorar o relacionamento entre o valor que criamos e nossa pegada ambiental em 75% no geral (relativo ao ano base de 2010) até o fim de 2020.

O que queremos conquistar até 2030

Para atingir nossa meta de nos tornarmos três vezes mais eficientes até 2030, teremos que aumentar nossa eficiência em uma média de 5 a 6% ao ano. Alcançamos nossas metas de 2011 a 2015, melhorando a relação entre o valor gerado e nossa pegada ambiental em 38%, com um aumento da eficiência energética de 42% até 2016. No caminho de alcançarmos nossos objetivos de longo prazo do “Fator 3”, nós também desejamos melhorar nosso desempenho em outras áreas nos próximos anos. Para nos auxiliar nesta jornada, definimos novas metas de médio prazo:

O que já conquistamos

Para atingir nosso objetivo de longo prazo de nos tornarmos três vezes mais eficientes até 2030 ("Fator 3"), nós definimos metas temporárias para 2020 (ano base: 2010). Eis o status atual:

Determinação de tópicos relevantes, ideias e perspectivas

A fim de determinar e categorizar tópicos relevantes para nossas atividades e nossos relatórios de negócios, ingressamos em um processo contínuo de registro e avaliação dos desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável usando diversas ferramentas. Avaliamos a importância dos tópicos para a empresa, o meio ambiente e a sociedade, além das nossas partes interessadas. O diálogo com nossas partes interessadas nos ajuda a obter ideias e perspectivas externas aos nossos negócios e promove um entendimento comum de prioridades e desafios. Também consideramos os critérios de avaliação de várias classificações financeiras e orientadas pela sustentabilidade e as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Os resultados desses processos podem ser categorizados nas seis áreas de foco que identificamos em uma análise de materialidade. Nessas áreas de foco, queremos impulsionar o desenvolvimento sustentável globalmente ao longo da cadeia de valor com nossas atividades de negócios.

Nossas Áreas de Foco



Progresso Social



Desempenho



Saúde e Segurança



Energia e Clima



Materiais e Água



Água e Água de Reuso