Quadro Estratégico

Na Henkel, construímos o nosso futuro guiados por uma estratégia clara e a longo prazo, baseada no nosso propósito, visão, missão e valores.

A  estratégia  nos ajuda a vencer nesta nova década com um foco claro num crescimento com propósito. Isto significa criar maior valor para o cliente e  o consumidor para superar os nossos mercados, reforçar a nossa liderança em sustentabilidade e permitir que os nossos colaboradores cresçam, profissionalmente e pessoalmente, por meio do seu trabalho na Henkel.

Os principais elementos da estratégia são um portfólio vencedor, vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digital; bem como modelos operacionais prontos para o futuro, sustentados por uma base sólida da cultura colaborativa e pessoas altamente capacitadas.

VENCER OS PRÓXIMOS 20 ANOS POR MEIO DE UM CRESCIMENTO COM PROPÓSITO 



Strategic Framework
  • PORTFÓLIO VENCEDOR
  • VANTAGEM COMPETITIVA: INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, DIGITAL
  • MODELOS OPERACIONAIS PRONTOS PARA O FUTURO
  • COLLABORATIVE CULTURE & EMPOWERED PEOPLE

Construção de um portfólio vencedor 

Um elemento-chave da direção futura é a gestão de um portfólio ativo. Identificamos marcas e categorias com um volume total de vendas de mais de um bilhão de euros, predominantemente nos negócios de consumo, dos quais cerca de 50% devem sofrer desinvestimentos  ou serem descontinuados até 2021. Adicionalmente, as fusões e aquisições continuarão a ser parte integrante da estratégia da Henkel. Os principais critérios para aquisições são disponibilidade, adaptação estratégica e atratividade financeira. Utilizaremos o nosso forte balanço financeiro para procurar aquisições de alto  impacto. Embora pretendamos expandir nossa liderança tecnológica emem Adhesive Technologies com aquisições, nos concentraremos em nos nossos negócios de consumo com posições líderes em cada  país e categoria, bem como em oportunidades e novos modelos de negócios.

Acelerar as inovações de impacto com maiores investimentos 

Queremos acelerar inovações de impacto, suportadas por maiores investimentos. Isso incluirá uma abordagem de inovação por meio da expansão do uso de ferramentas e dados digitais para melhores e mais rápidos insights. À medida que potencializamos as tomadas de decisões em toda a organização, ainda mais perto do mercado, e alavancamos o potencial de inovação aberta e crowdsourcing de ideias, também expandiremos as nossas abordagens e o investimento em incubadoras e centros de inovação. Isto permitirá o desenvolvimento de inovações de impacto nas três unidades de negócio. Inovações e marcas serão apoiadas com investimentos consistentes nas principais categorias e regiões. Portanto, a Henkel está empenhada em aumentar os investimentos em publicidade, digital e TI em 350 milhões de euros em comparação com o ano de 2018.

Potenciar a sustentabilidade com base num histórico forte e com metas ambiciosas 

Com base no forte histórico e um progresso em direção às metas para 2020, pretendemos fortalecer a sustentabilidade enquanto diferencial competitivo. Definimos os próximos marcos para três eixos principais que são altamente relevantes para consumidores, clientes, parceiros de negócios e sociedade em geral. Com a visão de se tornar uma empresa positiva para o clima até 2040, planejamos  reduzir a pegada de carbono em 65% e economizar 100 milhões de toneladas de CO2 junto aos consumidores, clientes e fornecedores até 2025. Para trabalhar em direção a uma economia circular e zero desperdício de plástico no meio ambiente, definimos metas ambiciosas de embalagens para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis* e pretendemos reduzir os plásticos virgens produzidos com combustíveis fósseis nas nossas embalagens de produtos de consumo em 50%. Também desejamos melhorar o nosso impacto social positivo nas comunidades –  nos afirmando 100% responsáveis, por meio do estímulo aos nossos mais de 50.000 colaboradores comprometidos e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo até 2025. 

A sustentabilidade estará firmemente ancorada em todas as atividades. Ao estabelecer a sustentabilidade como um pilar central nas suas estratégias de inovação, as áreas de negócio de Beauty Care e Laundry & Home Care vão desenvolver os seus portfólios de produtos com um foco particular em soluções de embalagens sustentáveis e na evolução de marcas com propósito. A área de negócio Adhesive Technologies continuará a alavancar o seu potencial por meio de produtos e tecnologias que definem os padrões da indústria.

Transformação Digital para criação de valor para clientes e consumidores 

No futuro, temos como objetivo que a transformação digital crie valor para clientes e consumidores. Desejamos aumentar o engajamento  individual e as vendas digitais nos negócios de consumo, expandindo as plataformas digitais existentes e estabelecendo novas para uma relação mais direta com os consumidores. A digitalização end-to-end centrada no cliente nos negócios industriais será direcionada para gerar novos negócios e para digitalizar ainda mais a experiência do cliente em todos os pontos de contato. Adicionalmente, continuaremos a integração de dados em toda a cadeia. Isto permitirá que a empresa, por exemplo, crie soluções inovadoras e personalizadas em inteligência artificial. Também investiremos em talento digital, especialmente em cientistas e engenheiros de dados com capacidades futuras e profunda experiência no setor tecnológico. E, finalmente, queremos fomentar o foco e eficiência nos negócios digitais. Reorganizaremos completamente a nossa configuração digital, estabelecendo uma nova estrutura digital chamada "Digital Business". A Henkel definiu no final do ano passado uma nova posição CDIO (Chief Digital and Information Officer). As equipes de digital e TI da Henkel estão agora concentradas sob a liderança do CDIO, que reporta diretamente ao CEO. 

O novo “Digital Business” da Henkel baseia-se em dois pilares: primeiro, “Business Technology”, que é um veículo para impulsionar a eficiência em toda a cadeia de valor, otimizando continuamente os processos de negócio e os sistemas de TI. O segundo pilar é "Henkel Digital", uma nova unidade dedicada à incubação e inovação orientadas para o mercado. Sob esta orientação, estamos a planejando estabelecer centros de inovação digital em Berlim, Vale do Silício  e Ásia.

*Excluindo produtos adesivos em que resíduos podem afetar a reciclabilidade. 

Redefinir os modelos operacionais para seremrápidos e simples

Estamos redefinindo todos os modelos operacionais da empresa para que sejam rápidos e simples, e para melhorar continuamente a competitividade dos seus processos e estruturas. Pretendemos intensificar os nossos esforços para possibilitar novos modelos de negócio, aumentar a proximidade com clientes e consumidores por meio de  tomadas de decisões mais rápidas e aumentar  a eficiência continuamente.

Fortalecer a cultura colaborativa com pessoas capacitadas

Uma cultura forte, valores compartilhados e uma estrutura clara para colaborar como uma só equipe são fundamentais para o sucesso futuro da Henkel. Como primeiro passo, apresentamos os novos Princípios de Liderança a todos os colaboradores em todo o mundo em 2019. Queremos acelerar essa jornada cultural com esses compromissos e promovendo uma cultura de colaboração e empoderamento. Ao capacitar os nossos colaboradores com habilidades futuras, fomentaremos o crescimento e o desenvolvimento das nossas pessoas.