Queremos acelerar inovações de impacto, suportadas por maiores investimentos. Isso incluirá uma abordagem de inovação por meio da expansão do uso de ferramentas e dados digitais para melhores e mais rápidos insights. À medida que potencializamos as tomadas de decisões em toda a organização, ainda mais perto do mercado, e alavancamos o potencial de inovação aberta e crowdsourcing de ideias, também expandiremos as nossas abordagens e o investimento em incubadoras e centros de inovação. Isto permitirá o desenvolvimento de inovações de impacto nas três unidades de negócio. Inovações e marcas serão apoiadas com investimentos consistentes nas principais categorias e regiões. Portanto, a Henkel está empenhada em aumentar os investimentos em publicidade, digital e TI em 350 milhões de euros em comparação com o ano de 2018.
Com base no forte histórico e um progresso em direção às metas para 2020, pretendemos fortalecer a sustentabilidade enquanto diferencial competitivo. Definimos os próximos marcos para três eixos principais que são altamente relevantes para consumidores, clientes, parceiros de negócios e sociedade em geral. Com a visão de se tornar uma empresa positiva para o clima até 2040, planejamos reduzir a pegada de carbono em 65% e economizar 100 milhões de toneladas de CO2 junto aos consumidores, clientes e fornecedores até 2025. Para trabalhar em direção a uma economia circular e zero desperdício de plástico no meio ambiente, definimos metas ambiciosas de embalagens para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis* e pretendemos reduzir os plásticos virgens produzidos com combustíveis fósseis nas nossas embalagens de produtos de consumo em 50%. Também desejamos melhorar o nosso impacto social positivo nas comunidades – nos afirmando 100% responsáveis, por meio do estímulo aos nossos mais de 50.000 colaboradores comprometidos e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo até 2025.
A sustentabilidade estará firmemente ancorada em todas as atividades. Ao estabelecer a sustentabilidade como um pilar central nas suas estratégias de inovação, as áreas de negócio de Beauty Care e Laundry & Home Care vão desenvolver os seus portfólios de produtos com um foco particular em soluções de embalagens sustentáveis e na evolução de marcas com propósito. A área de negócio Adhesive Technologies continuará a alavancar o seu potencial por meio de produtos e tecnologias que definem os padrões da indústria.
No futuro, temos como objetivo que a transformação digital crie valor para clientes e consumidores. Desejamos aumentar o engajamento individual e as vendas digitais nos negócios de consumo, expandindo as plataformas digitais existentes e estabelecendo novas para uma relação mais direta com os consumidores. A digitalização end-to-end centrada no cliente nos negócios industriais será direcionada para gerar novos negócios e para digitalizar ainda mais a experiência do cliente em todos os pontos de contato. Adicionalmente, continuaremos a integração de dados em toda a cadeia. Isto permitirá que a empresa, por exemplo, crie soluções inovadoras e personalizadas em inteligência artificial. Também investiremos em talento digital, especialmente em cientistas e engenheiros de dados com capacidades futuras e profunda experiência no setor tecnológico. E, finalmente, queremos fomentar o foco e eficiência nos negócios digitais. Reorganizaremos completamente a nossa configuração digital, estabelecendo uma nova estrutura digital chamada "Digital Business". A Henkel definiu no final do ano passado uma nova posição CDIO (Chief Digital and Information Officer). As equipes de digital e TI da Henkel estão agora concentradas sob a liderança do CDIO, que reporta diretamente ao CEO.
O novo “Digital Business” da Henkel baseia-se em dois pilares: primeiro, “Business Technology”, que é um veículo para impulsionar a eficiência em toda a cadeia de valor, otimizando continuamente os processos de negócio e os sistemas de TI. O segundo pilar é "Henkel Digital", uma nova unidade dedicada à incubação e inovação orientadas para o mercado. Sob esta orientação, estamos a planejando estabelecer centros de inovação digital em Berlim, Vale do Silício e Ásia.
* Excluindo produtos adesivos em que resíduos podem afetar a reciclabilidade.