INICIATIVAS E PARCERIAS

initiatives-and-partnerships-2

As expectativas de responsabilidade social e ambiental estão constantemente mudando. É por isso que as empresas dependem de um diálogo aberto com as comunidades, fornecedores, clientes e muitos outros stakeholders para garantir que eles forneçam soluções para os desafios mais importantes.

Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir verdadeiramente. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta para compartilhar opiniões e trocar ideias é a chave para entender as expectativas dos diferentes grupos de interesse à medida que eles evoluem com o tempo. Seja por meio de focus group, questionários ou participação em plataformas de discussão: as empresas precisam recolher insights sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletir sobre essas percepções nas suas atividades diárias.


Discutir, impactar, envolver

Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse nos nossos negócios é a chave para garantir que estamos trabalhando nos desafios mais importantes. Por meio de conversas diretas, participação em iniciativas multi-stakeholders e suporte a plataformas de diálogo, o nosso objetivo é compartilhar o nosso conhecimento exclusivo e receber insights – aplicando o que aprendemos em nossos produtos, serviços e atividades de negócios. Queremos entender os nossos stakeholders. É por isso que os ouvimos verdadeiramente.


Diálogo com nossos stakeholders

Compreender e mapear as demandas sociais que stakeholders de todos os tipos impõem à nossa empresa é um componente essencial da nossa gestão da sustentabilidade. Isso inclui os nossos clientes, consumidores, fornecedores, parceiros de negócios, colaboradores, acionistas, investidores, vizinhos e comunidades locais, associações e organizações não governamentais (ONG), universidades, políticos e autoridades governamentais.

Para melhor compreender as expectativas e perspectivas dos nossos stakeholders e para manter um diálogo mais direcionado e orientado para soluções, recorremos a pesquisas específicas e monitoramos continuamente as opiniões a vários níveis: no diálogo direto, em iniciativas com múltiplos stakeholders, e através de plataformas de diálogo. A cooperação com as ONG e líderes de opinião oferece uma visão dos desafios globais e permite responder às questões numa fase inicial. O diálogo com stakeholders é um elemento essencial para nossas abordagens da inovação e da gestão de riscos, ajudando a desenvolver continuamente nossa estratégia e relatórios de sustentabilidade.


O diálogo com stakeholders sustenta nossa estratégia de sustentabilidade

Estamos envolvidos em um diálogo intensivo e contínuo com nossos stakeholders, para reconhecer e satisfazer suas expectativas em relação a nós.

Conforme desenvolvemos a nossa estratégia de sustentabilidade, continuamos a tirar partido da abrangente pesquisa entre stakeholders feita em 2021. A pesquisa confirmou a importância de integrar a sustentabilidade a todas as nossas atividades para os nossos grupos visados e mostrou que nossos stakeholders consideram a Henkel bem posicionada para abordar questões de sustentabilidade.

Trabalhamos com parceiros internacionais em 2022 para desenvolver ainda mais a nossa estratégia de sustentabilidade. Por exemplo, colaboramos com uma agência global para realizar uma reflexão mais abrangente dos nossos pontos fortes e potencial de desenvolvimento, com o objetivo de respaldar uma implementação eficaz da nossa estratégia de sustentabilidade.


Cooperação ao longo da cadeia de valor e além

Estamos convencidos de que só poderemos impulsionar uma mudança sustentável estabelecendo parcerias fortes ao longo de toda a nossa cadeia de valor: desde a compra de matérias-primas e materiais de embalagem até à nossa empresa, incluindo a produção, logística e uso dos nossos produtos pelos consumidores, bem como a reutilização em ciclos de materiais.

Todos podem fazer a diferença

Para muitos produtos de consumo, a maior parte da pegada ambiental é gerada durante o próprio uso do produto. É por isso que promover um comportamento responsável é tão importante. Como resultado, fabricantes, varejistas e distribuidores estão unindo forças para desenvolver plataformas que informem os consumidores sobre produtos sustentáveis, e que os encorajem a utilizá-los de forma responsável.

Juntamente como os nossos parceiros do varejo, unimos forças para mostrar aos consumidores como eles podem reduzir a sua pegada de carbono pessoal, sem sacrificar a sua qualidade de vida. Por exemplo, em 2017, a Henkel e a rede de drogarias alemã Rossmann concentraram a sua campanha num calculador de pegada digital: os consumidores respondem a um conjunto de perguntas simples para calcular quanto carbono é produzido pelo que comem, onde vivem ou como gastam o tempo livre. No final, eles analisam os seus resultados comparados com a média nacional.


Envolver a próxima geração

Mais e mais iniciativas estão para serem lançadas para incentivar os consumidores de hoje a mudar os seus hábitos imediatamente. No entanto, também é importante pensar nas gerações futuras. É por isso que atividades educacionais que promovem o comportamento sustentável e aumentam a consciencialização sobre os desafios enfrentados pelo nosso planeta, estão cada vez mais populares. O Forscherwelt (Mundo de Pesquisadores) da Henkel, por exemplo, incentiva as crianças a explorar o mundo da ciência, tornando a pesquisa divertida. O programa internacional inclui materiais de ensino para escolas primárias. O conteúdo do programa reflete os pontos prinicipais das áreas de pesquisa da Henkel, além de explorar a sustentabilidade.

Forscherwelt (Researcher's World) Dubai - Thumbnail