Discover the brands and technologies from our business units Adhesive Technologies and Consumer Brands.
28 de fev de 2018 São Paulo
“Em 2017, tivemos claros avanços na implementação de nossa estratégia de sustentabilidade e no alcance dos objetivos propostos. Estamos orgulhosos do fato de diversas agências internacionais terem destacado nossos resultados com excelentes pontuações e terem reconhecido a Henkel como uma das companhias líderes globais na área de sustentabilidade”, disse Kathrin Menges, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel.
A Henkel deseja criar valor sustentável para seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade. Ao mesmo tempo, planeja triplicar sua eficiência para 2030. No ano fiscal de 2017, a companhia realizou novamente progressos reais a fim de alcançar seus objetivos de médio prazo até 2020 (comparado com base no ano de 2010):
À luz do Acordo Climático de Paris e do compromisso realizado pela comunidade internacional para reduzir o aquecimento global a menos de dois graus Celsius, a Henkel está comprometida em realizar uma contribuição ativa na proteção do clima. Para conseguir isso, a companhia está focada em reduzir a pegada de carbono de toda sua produção em 75% até 2030. A Henkel, além disso, pretende ter 100% da energia necessária para sua produção oriunda de fontes renováveis até 2030. Sua meta intermediária até 2020 é utilizar metade da energia vinda de fontes renováveis. A Henkel segue sua visão de longo prazo de se tornar uma companhia benéfica ao clima.
“Agradecemos principalmente a imensa dedicação dos nossos colaboradores para alcançar os progressos obtidos em 2017”, disse Kathrin Menges. “Desde 2012, treinamos mais de 50.000 funcionários como embaixadores de sustentabilidade – o que faz deste programa a maior iniciativa educativa da Henkel até hoje. Não só queremos transmitir conhecimento em sustentabilidade a nossos colaboradores, como também motivá-los a compartilhar esse conhecimento entre seus colegas, fornecedores, clientes e inclusive escolas para realizar uma contribuição social. Esse é um passo importante para que a sustentabilidade tenha um papel cada vez mais relevante nas atividades do dia a dia de cada um dos colaboradores”.
Além de seus colaboradores, a Henkel também envolve seus parceiros de toda sua cadeia de valor. Por exemplo, a companhia trabalhou junto da Plastic Bank, uma iniciativa social que tem como objetivo evitar o plástico nos oceanos e promover oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em estações de reciclagem como a localizada no Haiti, as comunidades locais podem trocar os resíduos plásticos que coletam por dinheiro, doações em espécie ou serviços sociais. O plástico logo é encaminhado para reutilização como material reciclado e, assim, ajuda a economia a circular.
As práticas de negócios sustentáveis e os esforços da Henkel impressionaram os especialistas independentes em sustentabilidade, agências especializadas e mercados de capitais. A Henkel foi listada como líder da sua indústria na categoria de “Produtos pessoais e para o lar” no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, tanto Mundial quanto Europeu. A Henkel também está presente nos seguintes índices de sustentabilidade:
Nas listas de Oekom Pesquisa e Sustainalytics, a Henkel foi reconhecida como a companhia líder da sua indústria.
Mais informação sobre sustentabilidade na Henkel está disponível em www.henkel.com/sustainability