25 de jul de 2018  São Paulo

TEROSON

Soluções Henkel tornam carros mais leves e menos poluentes

Na indústria automobilística, soluções químicas como adesivos, silicones e vedantes estão substituindo ferramentas mecânicas, entre elas soldas, roscas e parafusos. A Henkel, líder em tecnologias adesivas para o setor, oferece algumas aplicações que ajudam as fabricantes de automóveis a terem produções mais sustentáveis e produzir carros menos poluentes.

Adesivos e selantes reduzem de 10 a 15% o peso de um automóvel – o que significa aproximadamente 140 kg a menos (ex: Jeep Renegade). Isso reflete em economia de combustível e redução de emissão de CO2.

“Em média, um carro modelo hatch contém 17 kg de adesivos e esse volume tende a aumentar, devido seu principal benefício: reduzir o peso dos veículos, e logo, melhorar sua eficiência energética. Além disso, oferecemos tecnologias químicas avançadas que tornam o processo produtivo mais sustentável, reduzindo o uso de energia elétrica em soldas” – explica Murilo Brotherhood, diretor de Adesivos para Transportes da Henkel.

Um exemplo de adesivos que reduzem o peso dos carros são os de base poliuretano utilizados para aderirem o para-brisa à carroceria, sem a necessidade de componentes pesados como hastes metálicas e borrachas. Além disso, tal aplicação ainda oferece mais segurança aos usuários, comprovadas em crash tests.

Já em portas e outras grandes superfícies de chapa de aço é preciso garantir rigidez às peças. Para isso, em vez de utilizar uma chapa de metal mais espessa, aplica-se uma fita adesiva de base epóxi em pontos específicos. Mais leveza significa também menos consumo de combustível - bom para o bolso do consumidor e para o meio ambiente.

Outra forma de reduzir a emissão de carbono é substituir insumos provenientes de petróleo por matérias-primas renováveis. Esse é o caso do adesivo Henkel Teroson RB 23100 de base butílica que substitui a manta de betumen, oriunda do petróleo, aplicada na parte interna da carroceria como um primer protetor no processo pré-pintura.