22 de ago de 2018  São Paulo

A Schwarzkopf Professional esclarece principais dúvidas sobre esse tipo de cabelo para que você cuide corretamente de seus cachos

10 mitos e verdades sobre cabelos cacheados

Em um momento em que as mulheres resolveram assumir seus cachos, surgem diversas informações de todos os lados sobre como tratar corretamente os cabelos cacheados. Mas, o que de fato se pode ou não fazer? Qual é a melhor forma, por exemplo, de hidratá-lo, penteá-lo e secá-lo? Para esclarecer essas dúvidas, as equipes técnicas e criativas da Schwarzkopf Professional prepararam uma lista com os 10 principais mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Chegou a hora de assumir de vez os cachos!

1. Cortar o cabelo pode me fazer perder os cachos

Falso. Ao cortar o cabelo, você apenas muda a forma dele, mas não sua textura. Alguns fatores que podem alterar a textura de seus cabelos são: doenças, estresse, distúrbios hormonais ou produtos químicos. O que acontece é que ao cortar o cabelo, a certa altura, a impressão é de que os cachos mudaram, mas isso é apenas temporário e eles voltarão ao normal assim que o cabelo crescer!

2. Cabelo cacheado está sempre danificado

Falso. Devido à sua estrutura, de fato, os cabelos cacheados costumam ficar mais secos ou quebradiços. Mas, assim como qualquer outro tipo de cabelo, processos químicos em excesso ou uso errado de produtos também podem danificar o seu cabelo. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar os produtos corretos para os seus cachos e utilizar técnicas de secagem específicas.

3. Nunca se deve usar shampoo tradicional em cabelos cacheados

Falso e verdadeiro. Os shampoos tradicionais são compostos de sulfactantes, o que significa que eles podem remover mais óleos naturais do que o necessário para cabelos cacheados, deixando-os com aspecto seco e áspero. Uma ótima alternativa para manter os cabelos limpos sem resseca-los, é o uso de shampoos sem sulfato da linha Mad About Curls, da Schwarzkopf Professional, que irão preservar a beleza dos seus cachos!

4. Alguns penteados, como tranças, causam queda de cabelo

Falso e verdadeiro. As tranças por si só não causam queda de cabelo, inclusive são utilizadas como um penteado “preventivo” contra a quebra dos fios. No entanto, se as tranças estiverem muito apertadas ou forem usadas durante muito tempo, podem sim danificar o cabelo. É importante não as apertar demais, além de tratar o couro cabeludo com regularidade e deixar o cabelo solto de vez em quando.

5. Mulheres com cabelo cacheado são únicas

Verdade. Não é segredo que nenhum cabelo cacheado é igual, não é mesmo? Cada cabelo tem o seu formato singular, e é isto que faz das mulheres com cabelos cacheados tão únicas!

6. Lavar constantemente o cabelo resseca o cabelo cacheado

Falso. Lavar o cabelo com shampoo até três vezes por semana é bom para os cachos. O uso de shampoo ajuda a limpar o couro cabeludo e os fios de resíduos de produtos que podem dificultar o crescimento do cabelo e causar danos, além de ajuda a manter os óleos naturais do couro cabeludo, que têm a função de hidratar o cabelo.

7. Cabelo cacheado não pode ser escovado

Falso e verdadeiro. Dizer que não se pode escovar cabelo cacheado é tão falso quanto dizer que tranças apertadas podem quebrar a forma natural dos cachos. Mas vale ressaltar que você deve usar uma escova macia de cabelos enquanto se aplica um tratamento. Para desembaraçar o cabelo molhado, use um pente de dentes largos e, quando estiver seco, molde novamente o cabelo.

8. Agitar o secador de cabelo previne o superaquecimento

Falso. Um mito muito comum entre as mulheres é agitar os secadores para prevenir o superaquecimento do cabelo. Para evitar danos causados pela secagem, a melhor maneira é segurá-lo à uma distância mínima de 20cm da cabeça e não apontar o secador na mesma direção durante mais do que alguns segundos.

9. Mulheres com cabelo cacheado nunca têm cabelo oleoso

Falso e verdadeiro. A textura do cabelo não impede a oleosidade no couro cabeludo. O que acontece é que os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo de um cabelo cacheado não são capazes de chegar à haste capilar, o que faz com que pareça que as mulheres com cabelo cacheado nunca apresentam um couro cabeludo oleoso.

10. Mulheres com cabelo cacheado têm cabelo grosso

Falso e verdadeiro. O cabelo cacheado passa a impressão de um cabelo mais grosso e mais volumoso do que o cabelo liso, no entanto ele está na média: a densidade média de um cabelo cacheado afro é de 295g/cm², enquanto que a densidade de um cabelo ondulado caucasiano é de 330g/cm² e a de um cabelo liso asiático é de 175g/cm².