• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

03/09/2018  Düsseldorf / Alemanha

Estratégia ampliada para promover a economia circular

Henkel anuncia metas ambiciosas para Embalagens sustentáveis

Baseado nos esforços e progressos existentes em relação a embalagens sustentáveis, a Henkel eleva seu compromisso em promover a economia circular: a empresa definiu metas adicionais incluídas em suas prioridades estratégicas. Até 2025, 100% das embalagens de produtos Henkel serão recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis*. Neste mesmo período, a Henkel pretende utilizar 35% de plástico reciclado para os produtos de consumo na Europa.

A Henkel tem focado na sustentabilidade das embalagens por várias décadas: todas as embalagens da companhia são desenhadas para atender às expectativas dos consumidores e utilizar o mínimo possível de material – assim como as opções de materiais mais sustentáveis. Refletindo as três fases-chaves de uma cadeia de valor circular, a nova estratégia da Henkel representa uma abordagem holística. Ela destaca a ambição da empresa como líder em sustentabilidade para promover o progresso na direção de um futuro sustentável em conjunto com seus parceiros através de vários segmentos industriais.

“Hoje é mais importante do que nunca que as companhias, consumidores, governos e outras organizações promovam avanços na direção da economia circular. Somente a partir da reutilização e reciclagem do máximo possível de materiais é que poderemos viver bem dentro dos limites de recursos do nosso planeta. Este conceito está no centro da nossa abordagem de embalagens sustentáveis”, explica Kathrin Menges, Vice Presidente de Recursos Humanos da Henkel e Líder do Conselho de Sustentabilidade da Henkel. “Junto com nossos parceiros ao longo de toda a cadeia de valor, desejamos incluir materiais de fontes sustentáveis no design inteligente para fechar o ciclo – beneficiando as pessoas e o planeta”.

Estratégia ampliada para Embalagens Sustentáveis

A nova estratégia da Henkel para Embalagens sustentáveis reflete as três fases-chaves da cadeia de valor circular. Cada uma destas fases está refletida em ações específicas:

  • Materiais de fontes sustentáveis: A Henkel está comprometida em incluir uma parcela cada vez maior de materiais sustentáveis nas embalagens de seus produtos – isto refere-se tanto ao uso de materiais reciclados, especialmente plástico reciclado, quanto materiais renováveis, como papel e papelão.
  • Desenvolvimento de embalagens inteligentes: Uma vez que materiais reciclados ou renováveis têm diferentes propriedades, como em relação à sua estabilidade ou aparência, por exemplo, o design inteligente é o pré-requisito para substituir materiais virgens nas embalagens de produtos Henkel – por isso a companhia colocará um foco ainda maior nos princípios de design que permitam a economia circular desde o princípio. O desenvolvimento inteligente de embalagens também se refere a repensar conceitos de embalagens. Por exemplo: a Henkel irá explorar soluções inovadoras ao longo de toda a cadeia de valor, como na área de transporte e logística de embalagens. Adicionalmente, continuará seus esforços para reduzir a quantidade de materiais utilizados e garantir a utilização exclusivamente do essencial.
  • Fechando o ciclo: A Henkel está comprometida em garantir que as embalagens de seus produtos possam ser recicláveis após o consumo, entrando em parceria para promover sistemas apropriados de reciclagem, por exemplo. A companhia irá explorar futuramente soluções como sistemas de refil que permitem ao consumidor reutilizar suas embalagens. A Henkel também está ativamente em busca de materiais que permitam que as embalagens retornem à natureza, como com a utilização de materiais biodegradáveis que atendam aos padrões internacionais de decomposição.

Parcerias para promover a sustentabilidade em Embalagens

Os progressos na direção de embalagens sustentáveis só serão possíveis se organizações ao longo de toda a indústria e cadeia de valor trabalharem em conjunto. Por este motivo, a Henkel está colaborando com uma grande variedade de parceiros para estimular a inovação no desenvolvimento de embalagens e promover a melhoria na infraestrutura de reciclagem. Por exemplo, a companhia participa da New Plastic Economy – uma iniciativa liderada pela Fundação Ellen MacArthur que une diferentes agentes para repensar e desenhar o futuro do plástico e construir compromisso em direção à economia circular. A Henkel também firmou parceria com a Plastic Bank, um empreendimento social com o objetivo de remover o plástico dos oceanos e promover oportunidades para pessoas em condição de pobreza oferecendo a chance de trabalhar com a remoção de resíduos plásticos do meio ambiente. O plástico coletado é direcionado para reciclagem.

Mais informações sobre a abordagem da Henkel e as metas atreladas a embalagens sustentáveis podem ser acessadas em www.henkel.com/sustainability/positions/packaging.


* excluindo produtos adesivos nos quais resíduos possam afetar a reciclagem

Liderando o progresso na direção da economia circular: A nova estratégia da Henkel para embalagens sustentáveis reflete três fases-chaves de uma cadeia de valor circular.

A partir de formulas mais compactas e do redesenho das Embalagens para detergents líquidos como o Persil, a Henkel promoveu uma redução de 3.500 toneladas de plástico por ano. Os vasilhames são 100% recicláveis.

A Henkel obteve diversas conquistas na área de embalagens sustentáveis. Por exemplo, as embalagens dos novos produtos da marca Nature Box consistem em 25% de plástico reciclado. As tampas também contém 25% de material reciclado oriundo de resíduos pós consumo.

As embalagens PET da linha Pro Nature de produtos das marcas Biff, Sidolin e Pril são totalmente feitas com plástico reciclado. Refis permitem que o consumidor reutilize as embalagens originais.

A embalagem e o aplicador do adesivo multiuso Pattex Made at Home são feitos 100% de materiais reciclados.