24 de out de 2019  Düsseldorf / Alemanha

Alterações no Conselho de Administração da Henkel

Carsten Knobel é nomeado novo CEO da Henkel no lugar de Hans Van Bylen

A Henkel anuncia que o atual CEO, Hans Van Bylen, se desligará da companhia por motivos pessoais após quase 35 anos na empresa, incluindo cerca de 15 anos no Conselho de Administração e 4 anos como CEO. Com isso, ele entrega a posição de CEO ao seu sucessor Carsten Knobel a partir de 1º de janeiro de 2020. Carsten Knobel ingressou na Henkel em 1995 e está no Conselho de Administração desde 2012, sendo responsável pelas áreas de Finanças, Compras e Soluções Integradas de Negócios. Sua sucessão como Diretor Financeiro ainda será decidida.

“Após quase 35 anos na Henkel decidi que, com o final do meu contrato no próximo ano, chegou o momento certo para fazer uma alteração ordenada na liderança da empresa. Por motivos pessoais, não continuarei como Presidente do Conselho de Administração. Gostaria de agradecer a todos os funcionários e colegas do Conselho de Administração por sua dedicação e comprometimento nos últimos anos, bem como a todos os membros de nossos comitês de supervisão pelo apoio e consultoria”, diz Hans Van Bylen. “Também estou feliz por termos nomeado Carsten Knobel, de nosso Conselho de Administração, como sucessor e CEO. Estou confiante de que a Henkel continuará a se desenvolver com sucesso sob sua liderança”, completa o executivo.

A presidente do Conselho Fiscal e do Comitê de Acionistas, Simone Bagel-Trah, agradeceu a Hans Van Bylen em nome dos comitês e da família Henkel por seus serviços prestados à empresa: “Hans Van Bylen fez uma contribuição significativa para o sucesso no desenvolvimento de nossa empresa ao longo dos anos e desenvolveu ativamente vários líderes seniores”, afirma a Dra. Simone Bagel-Trah.

Curso definido sob liderança de Hans Van Bylen

“Sob a liderança de Hans Van Bylen, todas as unidades de negócios foram fortalecidas por meio de aquisições e parcerias. A aquisição da Sun Products expandiu significativamente a posição de mercado de nossos negócios de Laundry & Home Care nos EUA, nosso maior mercado no mundo. Aquisições também foram feitas em Adhesive Technologies e Beauty Care. Ele deu ênfase especial à digitalização da empresa em todas as áreas, impulsionada com grande determinação. Gostaríamos de agradecê-lo sinceramente pelas importantes contribuições durante seu tempo como CEO e por seu compromisso com a nossa empresa há mais de 35 anos”, continua a Dra. Simone Bagel-Trah.

Hans Van Bylen (58) iniciou sua carreira profissional na Henkel em 1984. Como membro do Conselho de Administração da Henkel desde 2005, ele foi inicialmente responsável pela unidade de negócios Beauty Care antes de ser nomeado Presidente do Conselho de Administração, no início de 2016. Desde setembro de 2018, Hans Van Bylen também é presidente da Associação Alemã da Indústria Química (VCI) e vice-presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI). Ele também é membro do Conselho de Administração do Fórum de Bens de Consumo (CGF).

Foco no crescimento sustentável

“Com Carsten Knobel, nomeamos um excelente sucessor de dentro da companhia. Ele conhece a Henkel muito bem e tem muitos anos de experiência internacional em gestão e liderança. Ele é altamente conceituado por seus colegas no Conselho de Administração, bem como por nossos colaboradores e possui também uma excelente reputação no mercado de capitais. Estamos confiantes de que, juntamente com todo o Conselho de Administração, ele continuará impulsionando fortemente o desenvolvimento de nossa empresa. Em nome de todos os comitês e colaboradores da Henkel, desejo a ele tudo de bom e sucesso no futuro”, diz a Dra. Simone Bagel-Trah.

Carsten Knobel nasceu em 1969 em Marburg, Alemanha. Depois de estudar administração de empresas e química técnica na Universidade Técnica de Berlim, iniciou sua carreira na Henkel em 1995 como assistente do membro do Conselho de Administração responsável pela pesquisa e desenvolvimento. Ele então se mudou para a unidade de negócios Beauty Care, onde ocupou vários cargos de crescente responsabilidade no controle, fusões e aquisições e negócios operacionais. Depois de assumir os cargos de Diretor de Estratégia Corporativa & Controladoria e Diretor Financeiro da unidade de Beauty Care, foi nomeado Diretor Financeiro em 2012.

Ele também é membro do Conselho Fiscal da Lufthansa e Vice-Presidente do Conselho Fiscal do clube de futebol Fortuna Düsseldorf, da Bundesliga. Carsten Knobel é casado e tem dois filhos.

“Sou grato pela confiança que é expressa através desta nomeação. Estou ansioso para trabalhar com meus colegas no Conselho de Administração e nossa equipe global para moldar o futuro da Henkel. Temos excelentes colaboradores, marcas e tecnologias líderes, inovações e grandes oportunidades para um crescimento lucrativo sustentável com nossos negócios em um ambiente dinâmico de mercado”, afirma Carsten Knobel.