5 de mar de 2020  Düsseldorf / Alemanha

Com forte histórico em sustentabilidade, companhia define novas ações em prol do meio ambiente

Henkel estabelece novas e ambiciosas metas para embalagens sustentáveis e proteção climática

  • Forte progresso em direção às metas de sustentabilidade para 2020;
  • Novas metas de embalagens para 2025 para evitar e reduzir o desperdício de plástico;
  • Transformação positiva para o clima até 2040.

A Henkel publicou o seu 29º Relatório de Sustentabilidade, detalhando seu desempenho e progresso em todas as dimensões da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a companhia apresentou sua estrutura estratégica para o futuro e delineou novas metas em áreas-chave, como embalagens sustentáveis e proteção climática.

"Nosso compromisso com a sustentabilidade é parte integrante da nossa cultura corporativa há décadas. Enquanto trabalhamos determinados para cumprir as metas que definimos para 2020, estamos intensificando nossos objetivos para o futuro com novos marcos para contribuir ativamente para a proteção do clima, economia circular e progresso social. A sustentabilidade está firmemente incorporada em nossa nova estrutura estratégica, como um dos impulsores da nossa vantagem competitiva", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.

"Os próximos cinco anos serão decisivos, tanto em nível global quanto para nós como empresa. Precisamos garantir que estamos no caminho certo para limitar o aquecimento global e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas", acrescentou Sylvie Nicol, Membro do Conselho de Administração da Henkel e responsável por Recursos Humanos e Sustentabilidade.

Forte progresso em direção às metas de sustentabilidade para 2020

Até 2030, a Henkel pretende se tornar três vezes mais eficiente em suas atividades comerciais, em comparação a sua pegada ambiental no ano base de 2010. Este é o pilar da estratégia de sustentabilidade da companhia. Até o final de 2019, a Henkel já aumentou sua eficiência total em 56% (em comparação a 2010).

A Henkel já alcançou três metas para 2020 com antecedência: As emissões de CO2 foram reduzidas em 31% e o desperdício por tonelada de produto foi reduzido em 40%. Com uma melhoria na saúde e segurança ocupacional em 42%, a Henkel ultrapassou sua meta para 2020. E o consumo de água por tonelada de produto foi reduzido em 28% em comparação a 2010. Isso significa que a meta de 30% está claramente dentro de seu alcance.

Metas claras para a proteção do clima

Tendo em vista a necessidade de reduzir as emissões de CO2 para limitar o aquecimento global, a Henkel aprimorou sua visão de longo prazo para se tornar uma empresa positiva para o clima e impulsionar o progresso em áreas relevantes de sua cadeia de valor.

"Com a visão de nos tornarmos uma empresa positiva para o clima até 2040, vamos explicitamente dar novos passos, além de nos tornarmos neutros em pegada de carbono e reafirmamos o compromisso da Henkel em ser líder em sustentabilidade. Queremos impulsionar o progresso em nossas próprias operações e trabalhar com nossos parceiros ao longo da cadeia de valor para contribuir em conjunto e proteger nosso planeta", explicou Sylvie Nicol.

No caminho para se tornar positiva para o clima em 2040, a empresa planeja reduzir a pegada de carbono de sua produção em 65% até 2025. A Henkel pretende conseguir isso melhorando continuamente sua eficiência energética e usando eletricidade de fontes renováveis. Até 2040, a empresa pretende converter todos os combustíveis fósseis restantes, utilizados na produção em alternativas neutras em termos de clima, e fornecer excedente de energia neutra em carbono a terceiros.

Além disso, a Henkel deseja alavancar suas marcas e tecnologias para ajudar clientes, consumidores e fornecedores a economizar 100 milhões de toneladas de CO2 até 2025.

Novas metas de embalagens para 2025

Com base em seu progresso e atividades em embalagens sustentáveis para promover uma economia circular, a Henkel reforça seus esforços com novas metas de embalagens sustentáveis ainda mais ambiciosas para 2025:

  • 100% reciclável ou reutilizável*: Todas as embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis*.  
  • Reduzir plásticos fósseis em 50%: A Henkel pretende reduzir a quantidade de plásticos virgens de fontes fósseis em seus produtos de consumo em 50%. Isso será possível aumentando a proporção de plástico reciclado para seus produtos de consumo em todo o mundo para mais de 30%, reduzindo o volume de plástico e usando cada vez mais plásticos de base biológica.
  • Zero desperdício: A Henkel quer ajudar a impedir que lixo seja descartado no meio ambiente. Portanto, a empresa apoia iniciativas de coleta e reciclagem de resíduos e investe em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem em ciclo fechado. A Henkel pretende atingir mais de 2 bilhões de contatos de consumidores por ano, fornecendo informações direcionadas sobre reciclagem.

No final de 2019, 85% das embalagens da Henkel eram recicláveis ou reutilizáveis*. A parcela de plástico reciclado nas embalagens de produtos de consumo da Henkel na Europa foi de 12%.

Impacto social positivo nas comunidades

Contribuir para o progresso social é uma das seis áreas foco da estratégia de sustentabilidade da Henkel. A companhia deseja aumentar ainda mais seu impacto social nas comunidades até 2025, por meio de um fornecimento 100% responsável, alavancando seus mais de 50.000 colaboradores, que foram treinados como embaixadores de sustentabilidade e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.

Fornecimento responsável

A Henkel mantém um diálogo intenso com seus fornecedores para promover práticas sustentáveis e respeitar os direitos humanos ao longo da cadeia de valor. O principal elemento da estratégia de fornecimento responsável da Henkel é um processo de fornecimento responsável em seis etapas, usado para avaliar o desempenho de sustentabilidade de seus fornecedores e firmemente incorporado às atividades de compras da empresa. Em 2019, a empresa cobriu cerca de 86% de seu volume de compras nas áreas de embalagens, matérias-primas e fabricação por contrato.

Um forte exemplo do compromisso da Henkel com o fornecimento responsável é o Together for Sustainability (TfS) - The Chemical Initiative for Sustainable Supply Chains, que foi cofundado pela Henkel em 2011. Na iniciativa, 23 parceiros de toda a indústria química se unem para harmonizar processos de gestão da cadeia de fornecimento cada vez mais complexos em relação à sustentabilidade. Os principais elementos do projeto TfS são auditorias e avaliações online, realizadas por empresas do setor independentes e pela EcoVadis, uma prestadora de serviços especializada em análise de sustentabilidade.

Sustentabilidade como fator diferenciador

"Na Henkel, queremos ancorar firmemente a sustentabilidade em todas as nossas atividades e garantir que seja um pilar central nas estratégias de inovação em todas as unidades de negócios. Isso ajudará a tornar a Henkel mais eficiente em termos de recursos e a reforçar nossa vantagem competitiva", disse Carsten Knobel.

As unidades de negócios Beauty Care e Laundry & Home Care, por exemplo, promoverão seus portfólios de produtos com um foco particular em soluções de embalagens sustentáveis e na distribuição de marcas com uma finalidade. A unidade de negócios Adhesive Technologies alavancará ainda mais seu potencial por meio de produtos e tecnologias que permitam soluções inovadoras no setor.

Para obter mais informações sobre a estratégia de sustentabilidade, desempenho e progresso da Henkel, visite henkel.com.br/sustentabilidade.


* Excluindo produtos adesivos com resíduos podem afetar a reciclagem ou poluir os fluxos de reciclagem.