17 de jul de 2020  Düsseldorf / Alemanha

Multinacional alemã reforça seu compromisso com a economia circular e o financiamento sustentável

Henkel é a primeira empresa a fechar um título para redução de resíduos plásticos

A Henkel segue avançando com sua liderança em sustentabilidade, combinando importantes instrumentos de financiamento com desenvolvimento sustentável, e é a primeira empresa do mundo a fechar um vínculo de redução de resíduos de plástico. Os rendimentos desse bônus, um acordo privado com as seguradoras japonesas Dai-ichi Life e Dai-ichi Frontier Life, serão destinados especificamente a projetos e despesas relacionados às atividades da Henkel para reduzir os resíduos plásticos. O título tem um volume total de US$ 70 milhões e vencimento de cinco anos.

O bônus de redução de resíduos plásticos ressalta o compromisso da Henkel de promover uma economia circular e, portanto, com o financiamento sustentável. Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de obter informações adicionais sobre produtos financeiros relacionados à sustentabilidade. Em 2018, a Henkel foi a primeira empresa alemã a concluir um "empréstimo vinculado à sustentabilidade", linha de crédito associada ao desempenho da Henkel em três classificações independentes de sustentabilidade.

Contribuição para os objetivos de sustentabilidade da Henkel

"A sustentabilidade não está apenas fortemente integrada em nossa estrutura estratégica, mas também é cada vez mais relevante para investidores e mercados financeiros", afirma Marco Swoboda, Diretor Financeiro da Henkel. “Temos orgulho de ser a primeira empresa a emitir um título de redução de resíduos plásticos, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de criar instrumentos inovadores de investimentos sustentáveis com resultados atraentes. Ao vincular os conceitos de financiamento às nossas iniciativas de redução de resíduos de plástico, a equipe financeira mostra seu compromisso contínuo de contribuir ativamente para a nossa agenda de sustentabilidade”, conclui.

"Os resíduos plásticos são um dos maiores desafios ambientais do mundo. Reafirmamos nosso claro compromisso de acelerar nossas ações de sustentabilidade e estamos trabalhando em direção a metas ambiciosas para reduzir os resíduos plásticos e promover uma economia circular”, acrescenta Sylvie Nicol, Membro do Conselho de Administração da Henkel responsável por Recursos Humanos e Sustentabilidade". O título de redução de resíduos plásticos é um sinal claro de nossa convicção de que, especialmente em momentos como esse, em meio à atual crise da Covid-19, devemos intensificar nossos esforços para promover soluções e conceitos sustentáveis em toda a organização e em toda a cadeia de valor”, finaliza.

“A Dai-ichi Life vem promovendo investimentos em fundos ESG, que têm por finalidade investir em projetos sustentáveis, e também investindo ativamente em pactos verdes e sociais. Este é o primeiro título corporativo com renda destinada exclusivamente à redução de resíduos plásticos. Como o bônus é emitido por um fabricante, o impacto vai diretamente para a cadeia de suprimentos, onde a Henkel está desenvolvendo soluções de embalagens mais sustentáveis, por exemplo, aumentando a quantidade de plástico reciclado”, explica Kenjiro Okazaki, Gerente Geral de Renda Fixa Global do Departamento de Investimentos da Dai-ichi Life. "Esperamos que o vínculo de redução de resíduos plásticos ajude a promover uma economia sustentável e reduza os resíduos plásticos”, complementa.

Iniciativas e associações para reduzir resíduos plásticos

Os ganhos desse título ajudarão a financiar projetos e atividades importantes, de acordo com as metas de embalagens da Henkel para 2025. Até lá, 100% das embalagens da empresa serão recicláveis ou reutilizáveis, a quantidade de plásticos virgens de origem fóssil será reduzida em 50% e a companhia ajudará a impedir que resíduos plásticos acabem no meio ambiente. Além de desenvolver soluções sustentáveis de embalagem, a Henkel participa de inúmeras parcerias e iniciativas intersetoriais que visam impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens e a transição para uma economia circular. Por exemplo, a companhia é membro fundador da Alliance to End Plastic Waste (AEPW) e parceira da Plastic Bank. O HSBC atuou como Green Structuring Advisor (Consultor de Estruturação Verde) e Lead Manager (Principal Gestor) nessa transação. Não foram divulgados mais detalhes financeiros dessa transação.