30/11/2020

Henkel lança novo desengraxante para o mercado de latas de alumínio

A Henkel, líder em soluções adesivas e tratamento de superfície, lança a tecnologia Bonderite C-IC 62035. O produto inovador promove a limpeza de resíduos orgânicos (óleos) e inorgânicos (finos de alumínio) de latas de alumínio, durante seu processo produtivo. Além disso, é o primeiro desengraxante a frio, com baixa geração de espuma, lançado com exclusividade pela Henkel no mercado.

Hoje, o processo de limpeza necessita de uma operação a quente, com temperaturas de 60°C a 65°C. Já a nova solução da Henkel, tem a proposta de reduzir o range de temperatura de operação para 35°C a 45°C, atendendo, ao mesmo tempo, todos os quesitos de qualidade, produtividade e eficiência do processo.

O produto oferece vários benefícios aos fabricantes de latas de alumínio: melhorar e elevar a eficiência das linhas de produção, por meio da redução da temperatura de trabalho de operação do processo de limpeza; e reduzir o consumo de energia (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, Gás Natural e Energia Elétrica), de água no processo e de tempo de parada para intervenção de manutenções e o degaste de equipamentos - aumentando a vida útil de esteiras metálicas, tanques, bicos spray, bombas centrifugas, entre outras peças.

Com Bonderite C-IC 62035 também é possível reduzir o arraste de contaminantes para ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) - diminuindo o volume tratado de efluentes. Com todos esses fatores em linha, ainda é possível reduzir a pegada de carbono e promover um ambiente de trabalho mais seguro e ergonomicamente viável para os operadores - por propiciar um espaço com temperaturas mais baixas, isentas de vapores e menores de riscos de acidentes.

“A Henkel costuma se antecipar às necessidades e tendências de mercado e enxergou uma nova oportunidade com o desenvolvimento do Bonderite C-IC 62035. Procuramos ser provedores de soluções inovadoras que agreguem valor, otimizem processos e elevem a produtividade e a qualidade dos processos das fabricantes”, explica Anderson Guerrero, Head de Metal Packaging da Henkel para a América Latina Sul.

A tecnologia, que carrega em sua fórmula pacote de ácidos e tensoativos para garantir seus diferenciais e benefícios, foi desenvolvida pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da Henkel no Brasil. A operação brasileira pode exportar o novo produto para outros países da América Latina onde a companhia atua, de acordo com as necessidades dos mercados locais. O produto já está disponível para venda e pode ser adquirido com o time de vendas da Henkel.