16/06/2021  São Paulo

As soluções PREPALENE-X e BONDERITE M-ZN 3958 qualificam a linha de pré-tratamento de superfícies da montadora e atendem às questões ambientais

Tecnologias da Henkel contribuem para bons índices de sustentabilidade em linha de produção da CAOA

A Henkel, líder em tecnologias adesivas de alta performance, implementou na linha de pré-tratamento de superfícies da fábrica CAOA, em Anápolis (GO), as tecnologias Prepalene-X e Bonderite M-ZN 3958, a fim de garantir processos mais eficientes e sustentáveis.

Parceira estratégica da Henkel desde 2007, a montadora obteve ótimos índices de economia no consumo de água e energia ao adotar os produtos em sua linha de produção, atendendo às questões ambientais. Os excelentes resultados alcançados impactam diretamente no meio ambiente, pois reduzem também o volume de produtos químicos necessários para o tratamento de efluentes na fábrica.

A utilização do Prepalene-X na montadora teve início em 2019. Desde então, 40 mil carros já foram produzidos com a tecnologia. O Bonderite M-ZN 3958 chegou à fábrica da CAOA quase dez meses depois, sendo aplicado em mais de dez mil unidades.

"O pioneirismo da Henkel e a inovação de seus produtos proporcionam ao cliente aliar tecnologia, alto desempenho e sustentabilidade em suas linhas de produção. Desde o início da parceria com a CAOA, 320 mil carros já foram fabricados com as soluções de pré-tratamento de superfícies da Henkel, atrelando alta performance no processo produtivo a baixa pegada ambiental", comenta José Carlos Baltazar, TCS Manager Automotive & Metals para América Latina.

O gerente da CAOA em Anápolis, Anderson Martins, destaca que os produtos da Henkel, Prepalene-X e Bonderite M-ZN 3958, são de extrema importância para o processo produtivo da montadora, pois proporcionam tratamento químico contra corrosão de alta performance, com o diferencial de temperatura de trabalho abaixo a 33ºC - o que garante maior segurança para o operador da linha e redução no consumo de energia por conta da baixa temperatura.

"A CAOA enxerga com muita exigência e responsabilidade todas as questões ligadas à sustentabilidade, e está sempre atenta a novas tecnologias em proteção anticorrosiva que atenda aspectos de performance e baixo impacto ambiental. Com a entrada dos produtos Prepalene-X e Bonderite M-ZN 3958, obtivemos índices altamente positivos em nosso processo produtivo de Anápolis, como a redução de 60% da emissão de CO2; queda no consumo de energia de 396,4 Kwh para 100,04 Kwh; diminuição de 64% no consumo de gás; e redução de água no PAINT SHOP. A quantidade de água consumida em 2020 foi de 26.837m³, representando 1.27m³ por unidade de carro produzida", informou Anderson Martins, gerente de Paint Shop/Small Parts da CAOA Anápolis.

O Bonderite M-ZN 3958 é um processo de fosfatização tricatiônica de alto rendimento a baixa temperatura. Acelerado por nitrito para a formação de camada de fosfato microcristalina em superfícies de ferro, aço, aço galvanizado e alumínio, para máxima resistência anticorrosiva e aderência da pintura. Ele proporciona uma redução no consumo de gás, emissão de CO2 e no consumo médio do material.

Já o Prepalene-X condiciona as superfícies para obtenção de uma camada de fosfato uniforme, densa e microcristalina, evitando falhas ou imperfeições da camada de fosfato depositado na carroceria para não comprometer a qualidade do processo de pintura. Os benefícios são: economia de energia, pois não necessita de recirculação constante do banho de condicionador, e redução no consumo de água no processo de pré-tratamento.

Como uma empresa global, a Henkel Brasil é comprometida com a liderança em sustentabilidade, mantendo o equilíbrio entre o sucesso econômico e proteção do meio ambiente em todos os negócios.