28 de jan de 2022  Düsseldorf / Alemanha

Medidas abrangentes são definidas para levar a agenda de Crescimento com Propósito para o próximo nível. Confira as mudanças e projeção:

Henkel anuncia fusão de Laundry & Home Care e Beauty Care e cria nova unidade de negócios ‘Consumer Brands’

  • Criação de plataforma multi-categoria para crescimento de vendas de cerca de 10 bilhões de euros
  • Otimização contínua do portfólio de consumidores: foco claro em marcas e negócios principais com potencial de crescimento e margem atraentes e uma base mais forte para M&A em todo o espaço do consumidor
  • Com esta combinação, esperam-se significativas sinergias e aumento da eficiência
  • Lançamento do programa de recompra de ações de até 1 bilhão de euros: aproveitar a solidez do balanço e o fluxo de caixa, otimizar a estrutura de capital e sinalizar a forte convicção no potencial de crescimento rentável no futuro
  • Lançamento do programa de crescimento de recompra de ações até 1 bilhão de euros: alavancar forte balanço e fluxo de caixa, otimizar uma estrutura de capital e sinalizar forte confiança no potencial futuro de lucro
  • Resultados preliminares para 2021 publicados: Crescimento orgânico de vendas (OSG) de +7,8%, margem EBIT* de 13,4% e lucro por ação preferencial* (EPS) de crescimento de +9,2% (a taxas de câmbio constantes
  • Perspectivas para 2022: OSG: 2% a 4%, margem EBIT*: 11,5% a 13,5%, desenvolvimento de EPS*: -15% a +5% (a taxas de câmbio constantes), refletindo alto nível de incerteza e volatilidade do mercado
  • Nova ambição financeira de médio a longo prazo para a Henkel: OSG de 3% a 4%, margem EBIT* de cerca de 16% e crescimento percentual de um dígito médio a alto por EPS* (a taxas de câmbio constantes, incluindo M&A)

A Henkel anunciou nesta sexta-feira (28) a fusão de suas unidades de negócios Laundry & Home Care e Beauty Care, que, juntas, formarão uma nova unidade de negócios: Henkel Consumer Brands. A empresa iniciará os preparativos para o processo de integração imediatamente e pretende ter a nova organização em vigor até o início de 2023. Com a nova unidade de negócios, a Henkel construirá uma plataforma multi-categoria orientada para o crescimento, combinando suas marcas de consumo e negócios sob a mesma cobertura, incluindo muitas marcas icônicas, como Persil e Schwarzkopf, que também compõem o negócio de cabelereiros profissionais.

“Uniremos forças em nossos negócios de bens de consumo para criar uma unidade de negócios forte e integrada como base para o crescimento rentável no futuro. O negócio integrado de Consumer Brands trará benefícios significativos para a Henkel. Nossos acionistas, clientes e equipes estarão bem posicionados para moldar ativamente seu futuro em uma indústria altamente dinâmica”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.

“Estamos criando uma plataforma multi-categoria com cerca de 10 bilhões de euros em vendas. Isso fornecerá uma base mais ampla para otimizar ainda mais e moldar nosso portfólio para um maior crescimento e perfil de margem. Também ganhamos em sinergias e ganhos de eficiência significativos, permitindo liberar recursos que serão utilizados em parte para investimentos direcionados em nossas prioridades estratégicas, como inovação, sustentabilidade e digitalização. Nos tornaremos um empregador ainda mais atraente, oferecendo cargos maiores e oportunidades de crescimento em um setor promissor. Em resumo: estou convencido de que esta fusão levará nossa Estratégia de Crescimento com Propósito para o próximo nível.”

A fusão foi projetada para impulsionar o crescimento e a lucratividade dos negócios de consumo e da empresa. Isso também se reflete na nova ambição financeira de médio a longo prazo que a Henkel forneceu: a empresa agora almeja um crescimento orgânico de vendas de 3% a 4%, uma margem EBIT ajustada de cerca de 16% e um crescimento percentual no Lucro por Ação Preferencial entre um dígito médio e um dígito alto (em taxas de câmbio constantes, incluindo fusões e aquisições).

Plataforma forte: foco do portfólio em crescimento atrativo e no potencial de margem

A Henkel Consumer Brands oferecerá a oportunidade de capturar melhor todo o potencial de crescimento orgânico e inorgânico e focar em produtos com crescimento atrativo e potencial de margem – além das medidas da gestão ativa de portfólio concluídas até o final de 2021.

Outras medidas de portfólio incluirão desinvestimentos ou descontinuação de marcas e negócios não essenciais, bem como aquisições em categorias em todo o espaço do consumidor. As primeiras medidas relacionadas com o portfólio de Beauty Care serão implementadas ao longo de 2022.

Criando escala: sinergias significativas e ganhos de eficiência

Ao integrar ambas as unidades de negócios, a Henkel criará mais escala na operação, permitindo que a empresa obtenha colaborações significativas em diferentes áreas e se torne mais eficiente e ágil, além de ajudar a organização a agir com mais rapidez e flexibilidade em um ambiente altamente volátil. Esperam-se sinergias em áreas como administração, distribuição, marketing e cadeia de suprimentos.

Isso permitirá que o novo negócio de marcas de consumo libere recursos para investimentos mais altos e direcione melhor esses investimentos em recursos estratégicos, por exemplo, digitalização de P&D, capacidades de e-commerce ou esforços de sustentabilidade em torno de embalagens recicláveis. As sinergias também serão utilizadas para fortalecer o perfil de margem da unidade de negócios.

Equipes unidas: estruturas mais enxutas, tomadas de decisão mais rápidas e oportunidades atraentes

A nova unidade de negócios será organizada em torno do foco no cliente e no canal – com uma abordagem integrada para varejistas, parceiros comerciais ou de distribuição em todas as categorias de consumidores.

Sob uma única liderança, a equipe combinada se concentrará no avanço de todo o negócio de consumo, com estruturas mais ágeis e tomadas de decisão mais rápidas. Nos negócios combinados, a Henkel oferecerá funções e oportunidades maiores, tornando-se um empregador ainda mais atraente para equipes, líderes, talentos e novos contratados.

Estruturas de liderança claras para a nova unidade de negócios Consumer Brands

O processo de integração e a nova unidade combinada serão liderados por Wolfgang König (49), atualmente vice-presidente executivo do negócio de Beauty Care da Henkel. Bruno Piacenza (56), que lidera o negócio de Laundry & Home Care da Henkel como Vice-Presidente Executivo desde 2011, continuará a liderar o negócio de Laundry & Home Care, trabalhará em estreita colaboração com Wolfgang König no processo de transição e permanecerá com a Henkel até final de 2022.

“Em nome do Comitê de Acionistas e do Conselho de Supervisão da Henkel, gostaria de desejar a Wolfgang König tudo de bom em sua nova responsabilidade. Sua experiência internacional de gestão e liderança na indústria de bens de consumo, casa e cuidados pessoais será altamente valiosa para formar e desenvolver com sucesso nossa nova unidade de negócios de Marcas de Consumo junto com a nova equipe de liderança”, disse a Dra. Simone Bagel-Trah, Presidente do Comitê de Acionistas e Conselho Fiscal da Henkel.

“Gostaria também de agradecer a Bruno Piacenza. Ele tem uma carreira de mais de 30 anos na Henkel e liderou nosso negócio de Laundry & Home Care como vice-presidente executivo por mais de 11 anos. Graças à sua paixão e experiência, nossas principais marcas e os negócios se desenvolveram com sucesso durante esse período. Estamos muito gratos por seu compromisso e contribuição e estamos felizes por ele trabalhar com Wolfgang König para garantir um processo de transição eficiente.”

“Sob a liderança de Wolfgang König, a equipe combinada se concentrará no avanço de todo o negócio de marcas de consumo, com estruturas mais enxutas e tomadas de decisão mais rápidas. Também gostaria de expressar meu apreço pessoal por Bruno Piacenza e suas muitas conquistas ao longo de mais de três décadas na Henkel”, acrescentou o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

Programa de recompra de ações com volume de até 1 bilhão de euros

A Henkel também está lançando um programa de recompra de ações com um volume total de até 1 bilhão de euros. As ações preferenciais da Henkel com valor total de até 800 milhões de euros e ações ordinárias com valor total de até 200 milhões de euros devem ser recompradas. Com base nos preços atuais do mercado de ações, isso corresponde a uma participação de cerca de 3% do capital social da empresa. O programa tem início previsto para o mês de fevereiro de 2022 e a sua execução até 31 de março de 2023, o mais tardar, com o envolvimento de um banco via bolsa. Em abril de 2019, a Assembleia Geral Anual autorizou o Conselho de Administração da Henkel a adquirir ações em tesouraria de até 10% do capital social. A Henkel pretende manter as ações recompradas inicialmente como ações em tesouraria, reservando-se no direito de cancelá-las e reduzir o capital social de acordo.

“Com este programa, estamos criando valor para nossos acionistas e reforçando nossa confiança em nossa solidez financeira e potencial futuro de nossos negócios. Dado nosso forte balanço patrimonial e baixos níveis de dívida, bem como nossa forte geração de fluxo de caixa, isso não afetará nossa capacidade de buscar aquisições estratégicas em nossas unidades de negócios de Marcas de Consumo e Tecnologias de Adesivo”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.

Henkel anuncia números preliminares para 2021

Com base em números preliminares, a Henkel obteve um bom desempenho geral no ano fiscal de 2021. Esse desenvolvimento foi impulsionado em particular pelo crescimento de dois dígitos em sua unidade de negócios Adhesive Technologies, enquanto os efeitos contínuos da pandemia de COVID-19 impactaram na lucratividade, especialmente devido a aumentos acentuados nos preços das matérias-primas e cadeias de abastecimento tensas.

Em uma base preliminar, as vendas do Grupo Henkel no ano fiscal de 2021 aumentaram para 20.066 milhões de euros. O crescimento orgânico das vendas foi de 7,8%. O negócio de Adhesive Tecnologies registrou vendas de 9.641 milhões de euros. Isso representa um crescimento orgânico de dois dígitos de 13,4%. Beauty Care registrou vendas de 3.678 milhões de euros e crescimento orgânico de 1,4%. Em Laundry & Home Care as vendas cresceram para 6.605 milhões de euros, representando um crescimento orgânico de 3,9%. Para a Henkel, o retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) foi de 13,4%. A unidade de negócios Adhesive Technologies obteve um retorno ajustado sobre as vendas de 16,2%. A unidade de negócios Beauty Care apresentou um retorno ajustado sobre as vendas de 9,5%, enquanto o retorno ajustado sobre as vendas da unidade de negócios Laundry & Home Care foi de 13,7%. O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) do Grupo aumentou para 4,56 euros ou +9,2% (a taxas de câmbio constantes). Todos os números são preliminares.

“Apesar de um ambiente de negócios muito desafiador, com interrupções sem precedentes nas cadeias de suprimentos globais, escassez de matérias-primas e preços em alta significativa, alcançamos um bom desempenho geral com um crescimento orgânico significativo apoiado por todas as unidades de negócios, uma margem estável e um aumento muito forte no lucro por ação. Esta é a conquista da equipe global da Henkel, que novamente se esforçou para manter nossos negócios funcionando para atender nossos clientes e consumidores em todo o mundo”, disse Carsten Knobel.

Perspectivas para 2022

Levando-se em conta a avaliação atual do ambiente de mercado, em particular a situação tensa contínua nos mercados de matérias-primas, bem como nas cadeias de suprimentos e fortes aumentos relacionados no custo de material direto, a Henkel apresentou suas perspectivas para o ano fiscal de 2022 (com base na atual configuração com três unidades de negócios).

A Henkel espera um crescimento orgânico de vendas para o Grupo na faixa de 2 a 4% em 2022. Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, o Grupo espera um crescimento orgânico de vendas na faixa entre 5% e 7% em 2022. Para a unidade de negócios Beauty Care, espera-se um desenvolvimento orgânico das vendas na faixa entre -5% e -3%. A diminuição deve-se principalmente a medidas já decididas e em implementação para melhorar o portfólio, incluindo a descontinuação de atividades que não farão parte do futuro core business, representando cerca de 5% das vendas da unidade de negócio em 2021. Para Laundry & Home Care, a Henkel espera um crescimento orgânico de 2% a 4%.

O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) para o Grupo deverá ficar entre 11,5% e 13,5%. Para a Adhesive Technologies, a Henkel espera um retorno ajustado nas vendas entre 15% e 17%, para Beauty Care entre 7,5% e 10% e para Laundry & Home Care na faixa de 10,5% a 13%.

A Henkel espera para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS) um desenvolvimento na faixa entre -15% a +5% (a taxas de câmbio constantes), refletindo alto nível de incerteza e volatilidade do mercado.

Nova ambição financeira de médio a longo prazo

Com sua nova plataforma multi-categoria e uma equipe conjunta de bens de consumo, a Henkel impulsionará o crescimento e a lucratividade dos negócios de consumo e do Grupo. Como parte de sua nova ambição financeira de médio a longo prazo, a Henkel visa que seu negócio de Consumer Brands melhore o crescimento e o perfil de margem de forma sustentável e alcance um crescimento orgânico de vendas de 3% a 4% e uma margem EBIT ajustada na porcentagem média. Para sua unidade de negócios Adhesive Technologies, a ambição da Henkel é alcançar um crescimento orgânico de vendas na faixa de 3% a 5% e uma margem EBIT ajustada na porcentagem na média.

Com base nisso, a Henkel persegue uma ambição de médio a longo prazo para o Grupo de crescimento orgânico de vendas de 3% a 4%, uma margem EBIT ajustado de cerca de 16% e um aumento dos lucros ajustados por ação preferencial numa percentagem entre um dígito médio e alto (em taxas de câmbio constantes e incluindo aquisições). Ao mesmo tempo, a Henkel manterá o foco na expansão do fluxo de caixa livre.

Próximos passos

A Henkel iniciará o mais rápido possível o processo de informação e consulta com os respectivos representantes dos funcionários, pois a fusão também terá implicações para os colaboradores de ambas as unidades de negócios em todo o mundo.

Mais detalhes sobre o desenvolvimento dos negócios no ano fiscal de 2021 e as perspectivas para o ano fiscal de 2022, bem como atualizações sobre o progresso e os próximos passos da agenda estratégica da empresa para um crescimento proposital, serão apresentados na análise e na coletiva de imprensa em 23 de fevereiro de 2022.

Mais informações sobre o processo de integração das duas unidades de negócios de consumo, bem como as medidas planejadas do portfólio, incluindo sinergias esperadas e despesas de reestruturação, serão publicadas juntamente com o relatório do primeiro trimestre em 5 de maio de 2022.

Uma atualização detalhada para ambas as unidades de negócios – Consumer Brands e Adhesive Technologies - será fornecida em um dia do investidor ao longo de 2022.


* Ajustado para despesas e receitas únicas e para reestruturação