28 de jul de 2022

Instalações de peças leves e pesadas podem ser feitas com adesivos, sem a necessidade de perfurações

Como reformar o apê alugado de forma prática e sem estresse

Quem mora em um apartamento alugado certamente já se perguntou se vale investir dinheiro e tempo na reforma de um imóvel que tem prazo para ser devolvido ao dono. Outra dúvida recorrente é sobre a possibilidade de mexer na estrutura do apê sem avisar o inquilino. A verdade é que mesmo o imóvel sendo de outra pessoa, o locatário tem o direito de buscar melhorias para que o espaço proporcione conforto e aconchego. Para quem pretende melhorar a casa sem a necessidade de fazer grandes reformas, algumas soluções são valiosas, sobretudo pelo fato de não alterarem a estrutura do imóvel.

Confira quatro dicas de ajustes práticos no apê:

1 - Troque as perfurações pela fixação por adesivos: Para fazer perfurações nas paredes é necessário conhecer as redes de energia elétrica e hidráulica da residência e, assim, evitar danos em canos, tubos, fiações e conexões. Microfuros em canos podem desencadear processo de infiltração na estrutura interna, podendo causar grandes estragos ao imóvel e ao bolso. A fixação com adesivos dispensa a necessidade de conferir o projeto hidráulico do apê e permite também que as paredes com canos internos sejam usadas para instalação de peças, ampliando as propostas de decoração. O mercado oferece soluções adesivas que promovem a fixação de diversos tipos de materiais de forma prática, limpa e sem riscos. Alguns adesivos de montagem, como o Cascola Fixa Tudo, fixa superfícies de metal, MDF, pedra, vidro, tijolo, drywall, entre outros, unindo até mesmo peças pesadas, como painel de parede, com eficiência superior ao modelo convencional de perfuração.“A performance de adesivos é superior porque a colagem do material é feita por todas as laterais e bases do objeto, distribuindo uniformemente o peso do material, enquanto o método de perfuração concentra a força em um ou alguns pontos”, explica Vitor Cybis, Gerente de Marketing da Cascola.

Existem produtos específicos, inclusive, para fixação de interiores que elimina a necessidade de pregos ou parafusos, como o Cascola PL 500, que tem agarre imediato em fixação de rodapés, quadros, peças decorativas, azulejos, entre outros, e dá a possibilidade de reposicionar os objetos em até 10 minutos.

2 - Invista em gesso acartonado para tetos: São placas maleáveis e muito resistentes. Para quem mora de aluguel e pensa em repaginar o espaço preservando a estrutura original e sem gastar muito, o gesso acartonado, ou drywall, é fácil de instalar e retirar, e proporciona cenário muito sofisticado a uma sala, por exemplo, criando sancas ou corredores com iluminação feita com tiras de luz ou fitas LED. Adesivos de montagem permitem a união das placas sem sujeira e com alta performance e resistência.

3 - Mude a configuração do imóvel sem quebra-quebra: Derrubar ou erguer uma parede não depende apenas do consentimento do locador. Esse tipo de alteração precisa respeitar a estrutura do condomínio, afinal determinadas paredes podem ter ligação direta com a sustentação do imóvel. Tendências em decorações de ambientes, as divisórias redefinem o espaço sem a necessidade de quebra-quebra. Divisórias de cobogó, pedra ou metal são encontradas em diversos tamanhos e delimitam espaços conferindo luxo e leveza ao ambiente. “Esses materiais têm as vantagens de terem custos menores em comparação à criação de uma nova parede, são fáceis de instalar com soluções adesivas e podem ser removidos no fim do contrato sem danos à estrutura do imóvel”, acrescentou o profissional da Cascola.

4 - Repare vazamentos sem precisar trocar estruturas: É comum acontecer de após o banho, o chão de fora do box apresentar trechos molhados. Uma solução prática e econômica para acabar com esse vazamento é fazer o uso de produtos com boa vedação no local do problema. O escorrimento da água muitas vezes ocorre pelo desgaste ou falta do silicone aplicado entre o box e a base. Vedações feitas com silicone acrílico são muito usadas porque o silicone tem alto poder de se moldar aos espaços aplicados. E, após fazer o preenchimento, a substância endurece, formando uma barreira impermeabilizante.