13 de fev de 2023  São Paulo

Pesquisadoras de todo o mundo com formação em ciências naturais, medicina e ciências da computação podem participar. Inscrições estão abertas e vão até maio

Henkel abre inscrições para segunda edição do Prêmio Martha Schwarzkopf para Mulheres na Ciência

A Henkel abre inscrições pela segunda vez para o prêmio global "Martha Schwarzkopf Award for Women in Science", dedicado ao fomento de mulheres na ciência. Além da premiação principal, será também atribuído este ano um prêmio adicional para “Jovens Talentos”.

As inscrições começam no dia 11 de fevereiro, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, e vão até 1º de maio. As pesquisadoras com formação em ciências naturais, medicina e ciências da computação podem participar por meio de suas contribuições para o campo da pesquisa capilar ou um campo relacionado. O prêmio principal é de 10 mil euros (R$ 55,8 mil) e 5 mil euros (R$ 27,9 mil) para os novos talentos.

"O progresso nas ciências naturais prospera na diversidade. No entanto, as mulheres na ciência ainda estão sub-representadas. Como nós, daHenkel, estamos altamente comprometidos com a igualdade de gênero, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, iniciando o período de candidatura para o Prêmio Martha Schwarzkopf deste ano", diz Frank Meyer, Vice-Presidente Sênior  Global de P&D da divisão de Consumer Brands. 

Astrid Kleen, Diretora de P&D Global de Cabelo da divisão de Consumer Brands acrescenta: "Compreender o cabelo humano é essencial para as nossas inovações. Com o Prêmio Martha Schwarzkopf nós honramos as conquistas das pesquisadoras que se destacaram na área do cabelo e saúde capilar".

O prêmio é uma homenagem a Martha Schwarzkopf, que foi uma das primeiras mulheres na Alemanha a liderar uma empresa e também fundou o Institute for Hair Research (Instituto para Pesquisa Capilar, em tradução livre). Hoje, a Schwarzkopf é uma das marcas líderes no negócio consumo da Henkel e a maior marca no segmento de cuidados capilares. Todas as inovações técnicas da marca baseiam-se na tradição do Schwarzkopf Hair Research Institute, que opera laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, salões de testes capilares e academias de cabelo em todo o mundo. O prêmio celebra o espírito empreendedor e inovador de Martha, bem como a empatia com que orientou a empresa e o Schwarzkopf Hair Research Center.

"Ficamos surpresos com o nível de qualidade e interesse das candidaturas na primeira edição do Prêmio Martha Schwarzkopf, lançado no ano passado. Com o feedback que tivemos dos inscritos, para esta edição, decidimos também oferecer um prêmio para os “Jovens Talentos”, além da premiação principal deste ano. Desta forma, podemos garantir que apoiamos tanto cientistas experientes, como pesquisadoras promissoras que ainda estão no início de suas carreiras", diz Andrea Sättler, Diretora de P&D da Henkel Consumer Brands e Presidente do júri especializado do Prémio Martha Schwarzkopf.

Inscrições

O Prêmio Martha Schwarzkopf é para mulheres pesquisadoras em todo o mundo que tenha vasta experiência nas áreas das ciências naturais, medicina ou da computação, cujo campo de trabalho seja voltado para pesquisa capilar ou  áreas relacionadas, como a pesquisa em fibras têxteis e de lã, a análise de superfícies biológicas ou a interação de substâncias com cabelo ou couro cabeludo. As pesquisadoras com mestrado concluído nas mesmas áreas de pesquisa podem candidatar-se ao prêmio de ”Jovens Talentos”, mesmo que ainda estejam no início da sua carreira científica.

Um júri de especialistas, composto por ilustres cientistas que trabalham na área de P&D da Henkel Consumer Brands, avaliará as candidaturas. A cerimônia de premiação acontecerá em Hamburgo, na Alemanha, em novembro de 2023. Os vencedores deste ano terão a oportunidade de participar de um programa de mentoria com um renomado cientista da Henkel e se juntarão à rede, incluindo os premiados do ano passado.

O período de incrições vai de 11 de fevereiro até 1º de maio de 2023. As cientistas interessadas podem enviar seus trabalhos em alemão ou inglês para RnD.Award@henkel.com.

Os seguintes documentos devem ser apresentados com o pedido:

  • Carta de motivação com uma declaração de razões pessoais indicando o por que da candidatura ao prêmio.
  • Resumo do Currículo Vitae com foco no campo científico do trabalho e área de interesse.
  • Lista das publicações mais importantes.
  • Resumo das pesquisas disponíveis publicamente do candidato no campo da pesquisa do cabelo e do couro cabeludo, tecnologias de fibras, modelos baseados em computador para o estudo de fibras, incluindo métodos científicos de análise de superfície, estrutura de fibra, síntese de corante ou análise de processos biológicos da raiz do cabelo (todas as abordagens de pesquisa são possíveis).
  • Foto de aplicação (opcional).

O júri escolherá os vencedores até 1º de agosto de 2023. Os fatores decisivos na avaliação são a relevância do trabalho no domínio da pesquisa capilar, bem como a importância para os consumidores e para o ambiente. Outros critérios são o espírito pioneiro, a originalidade, o potencial de inovação, a viabilidade dos projetos de pesquisa e a importância para o setor dos cosméticos capilares.