Discover the brands and technologies from our business units Adhesive Technologies and Consumer Brands.
21 de jul de 2023 São Paulo
Muito mais do que um fiel companheiro de longas jornadas, o caminhão é elemento essencial para o sustento do caminhoneiro e de toda a família.
O Dia do Caminhoneiro, comemorado em 25 de julho, celebra essa relação de confiança marcada pelo cuidado na conservação do veículo, pois a manutenção preventiva garante maior segurança ao condutor, além de evitar paradas não programadas que trazem prejuízos na produtividade.
Os caminhões, em sua grande parte, são usados para fins profissionais e com alta rodagem. Por essa razão, as revisões veiculares de caminhões costumam ser mais robustas e em intervalos maiores em comparação a veículos de passeio. Para que essa atividade de transporte seja eficiente e duradoura, alguns cuidados são especiais na manutenção dos veículos de grande porte. Veja:
O travamento reforçado das peças mecânicas é um ponto essencial para o aumento da vida útil do caminhão. Com toda sua carga, o caminhão ainda lida com percursos em asfaltos irregulares, fatores que aumentam principalmente a pressão e vibração em suas estruturas mecânicas, podendo causar afrouxamento nas montagens.
O afrouxamento de peças mecânicas prejudica seriamente a performance e segurança do veículo. Uma das principais maneiras para manter o travamento de porcas e parafusos é a aplicação de adesivos anaeróbicos, que preenchem as folgas existentes nas montagens. Esses adesivos fazem a cura pouco depois, unificando a montagem e promovendo o travamento das peças para garantir o correto funcionamento do motor, transmissão, freio, estruturas, entre outros componentes.
“Impactos, vibrações e temperaturas extremas são condições que podem levar ao afrouxamento de peças mecânicas. Adesivos anaeróbicos como os trava-roscas Loctite aumentam a capacidade de vedação e fixação de flanges, tornando mais confiáveis”, explica Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração de natureza grave e determina multa, cinco pontos na CNH e retenção para regularização dos caminhões que circularem com trinca no para-brisa superior a 20 cm de comprimento ou de configuração circular de até 4 cm de diâmetro. Para-brisas com trincas maiores do que o permitido por lei devem ser substituídos, recomenda o profissional da Henkel.
"O processo de troca e fixação de um novo para-brisa é feito com adesivos de poliuretano monocomponente, como o Teroson Bond, que são aplicados a temperatura ambiente e com cura rápida, possibilitando que o condutor volte a utilizar o veículo poucas horas depois", destaca o profissional da Henkel.
O para-brisa é um importante item de segurança do veículo graças à sua capacidade de distribuir a força do impacto pela estrutura da carroceria. Além disso, trincas e danos no para-brisa prejudicam a visibilidade do condutor e podem representar ao equipamento menor absorção da força em um eventual impacto.
Caminhões encaram adversidades que impactam no seu visual e conservação. A exposição excessiva à luz solar, abrasividade, umidade e sujidade acelera o deterioramento da superfície do veículo. Existem silicones vedantes específicos para veículos que ajudam a formar camada imperceptível que protege contra a corrosão e dá proteção à pintura, reduzindo os ciclos de repintura e manutenção de superfície.
“Caminhões, veículos de carga, tratores e equipamentos agrícolas, estão mais expostos a contatos com abrasividade, produtos químicos e intempéries, o que requer olhar mais cuidadoso no revestimento externo do veículo. Tecnologias como o Loctite PC 4400 tem função protetiva, mantendo o veículo protegido contra intempéries e ataques químicos”, finaliza Célio Renato Ruiz.