21 de jul de 2023  São Paulo

Atenção redobrada à fixação das montagens mecânicas, do para-brisa e do revestimento externo amplia a performance e a conservação do veículo

Dia do Caminhoneiro: manutenções que aumentam a segurança do caminhão

Muito mais do que um fiel companheiro de longas jornadas, o caminhão é elemento essencial para o sustento do caminhoneiro e de toda a família.

O Dia do Caminhoneiro, comemorado em 25 de julho, celebra essa relação de confiança marcada pelo cuidado na conservação do veículo, pois a manutenção preventiva garante maior segurança ao condutor, além de evitar paradas não programadas que trazem prejuízos na produtividade.

Os caminhões, em sua grande parte, são usados para fins profissionais e com alta rodagem. Por essa razão, as revisões veiculares de caminhões costumam ser mais robustas e em intervalos maiores em comparação a veículos de passeio. Para que essa atividade de transporte seja eficiente e duradoura, alguns cuidados são especiais na manutenção dos veículos de grande porte. Veja:

1 - Atenção especial na fixação das peças mecânicas

O travamento reforçado das peças mecânicas é um ponto essencial para o aumento da vida útil do caminhão. Com toda sua carga, o caminhão ainda lida com percursos em asfaltos irregulares, fatores que aumentam principalmente a pressão e vibração em suas estruturas mecânicas, podendo causar afrouxamento nas montagens.

O afrouxamento de peças mecânicas prejudica seriamente a performance e segurança do veículo. Uma das principais maneiras para manter o travamento de porcas e parafusos é a aplicação de adesivos anaeróbicos, que preenchem as folgas existentes nas montagens. Esses adesivos fazem a cura pouco depois, unificando a montagem e promovendo o travamento das peças para garantir o correto funcionamento do motor, transmissão, freio, estruturas, entre outros componentes.

“Impactos, vibrações e temperaturas extremas são condições que podem levar ao afrouxamento de peças mecânicas. Adesivos anaeróbicos como os trava-roscas Loctite aumentam a capacidade de vedação e fixação de flanges, tornando mais confiáveis”, explica Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina

2 - Atenção ao para-brisa

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração de natureza grave e determina multa, cinco pontos na CNH e retenção para regularização dos caminhões que circularem com trinca no para-brisa superior a 20 cm de comprimento ou de configuração circular de até 4 cm de diâmetro. Para-brisas com trincas maiores do que o permitido por lei devem ser substituídos, recomenda o profissional da Henkel.

"O processo de troca e fixação de um novo para-brisa é feito com adesivos de poliuretano monocomponente, como o Teroson Bond, que são aplicados a temperatura ambiente e com cura rápida, possibilitando que o condutor volte a utilizar o veículo poucas horas depois", destaca o profissional da Henkel.

O para-brisa é um importante item de segurança do veículo graças à sua capacidade de distribuir a força do impacto pela estrutura da carroceria. Além disso, trincas e danos no para-brisa prejudicam a visibilidade do condutor e podem representar ao equipamento menor absorção da força em um eventual impacto.

3 - Proteção maior no revestimento externo

Caminhões encaram adversidades que impactam no seu visual e conservação. A exposição excessiva à luz solar, abrasividade, umidade e sujidade acelera o deterioramento da superfície do veículo. Existem silicones vedantes específicos para veículos que ajudam a formar camada imperceptível que protege contra a corrosão e dá proteção à pintura, reduzindo os ciclos de repintura e manutenção de superfície.

“Caminhões, veículos de carga, tratores e equipamentos agrícolas, estão mais expostos a contatos com abrasividade, produtos químicos e intempéries, o que requer olhar mais cuidadoso no revestimento externo do veículo. Tecnologias como o Loctite PC 4400 tem função protetiva, mantendo o veículo protegido contra intempéries e ataques químicos”, finaliza Célio Renato Ruiz.