10 de nov de 2023  São Paulo

Comportamento distraído e agitação excessiva devem ser analisados por equipes multidisciplinares

Hiperatividade na infância: quais os sinais e como estimular a concentração

A falta de atenção e a hiperatividade na infância são comportamentos que prejudicam as atividades cotidianas das crianças, principalmente em suas interações dentro de casa e no ambiente escolar. Identificar os sinais que levam a criança a apresentar agitação excessiva e ausência de foco não é uma tarefa fácil, afinal, não existe “receita pronta”.

Para conhecer melhor a causa desse comportamento, é necessário analisar o contexto e ambiente em que a criança está inserida, bem como em que circunstâncias a desatenção e/ou agitação é observada com maior frequência. Existem sinais indicadores importantes como: dificuldade da criança em seguir instruções simples; dificuldade de permanecer concentrada em uma atividade por um período razoável de tempo; impulsividade e compulsividade em suas ações; dificuldades no sono; distração e aversão a exercícios e atividades que exijam maior atenção em sua execução. “Vale ressaltar que esses aspectos prevalecem de forma combinada. Ou seja: tais sintomas podem ser indicativos de outras características do desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial da criança.

Portanto, a abordagem única pode não ser assertiva e suficientemente adequada. A avaliação por uma equipe multidisciplinar é essencial para uma análise completa, com estratégias personalizadas que atendam às características específicas dessa criança, levando-se em consideração seus interesses e a forma como ela aprende”, explica o pedagogo e especialista em Psicopedagogia e Análise de Comportamento Aplicado, William Samuel dos Santos, professor de pós-graduação de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Senac EAD. Crianças com déficit de atenção e hiperatividade necessitam de uma abordagem de ensino personalizada, pautada pela sensibilidade, acolhimento, afetividade, escuta ativa e ludicidade.

Assim como o cuidado com o lado psicopedagogo que tem a orientação de um profissional qualificado, há marcas como a Pritt, que apresentam em seu portfólio produtos que ajudam no desenvolvimento artístico de uma criança. O uso da cola para realizar trabalhos escolares de colagem aos quais são complementados com as atividades de recorte e pintura, é uma maneira de estimular a criatividade, a concentração, entre outras competências socioemocionais no universo infantil.

Para Beatriz Negrão, gerente de Marketing da Pritt, marca especializada em colas escolares, o ato de desenhar, rabiscar e colar figuras ajuda a criança a construir um universo só seu e cheio de imaginação. “As atividades manuais estimulam a concentração, a socialização, o autocontrole, além do desenvolvimento cognitivo e motor. Trabalhar com cores também é uma ótima opção para tornar os trabalhos mais divertidos. Por isso, além da tradicional cola bastão, a Pritt também apresenta a linha Fun Colors com colas que secam colorido, permitindo, assim, expandir a criatividade infantil de forma lúdica e alegre”, comenta Beatriz. Ambientes organizados, sem barulho e com o mínimo de distrações e estímulos ajudam a reduzir a instabilidade ou a ansiedade da criança. Além disso, estabelecer rotinas e criar combinados sobre as atividades fixas da criança por meio da previsibilidade, são fatores primordiais para que ela tenha maiores respostas e sentimento de segurança em suas demandas.