Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
8 de mai. de 2025 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel registrou vendas consolidadas de cerca de 5,2 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2025, em comparação com cerca de 5,3 bilhões de euros no mesmo trimestre do ano passado. As vendas orgânicas caíram -1% em comparação com o trimestre do ano anterior. A alteração se deu, principalmente, em razão do ambiente geopolítico e macroeconômico desafiador, que está cada vez mais volátil desde o início do ano. Isso afetou tanto a demanda industrial quanto o sentimento do consumidor – principalmente na América do Norte. No entanto, as vendas em Adhesive Technologies aumentaram organicamente, apoiadas por uma junção equilibrada entre preço e volume. Como esperado, as vendas ficaram abaixo do ano anterior em Consumer Brands, também devido a fortes comparáveis e desafios na cadeia de suprimentos.
"Conforme declarado em março, quando divulgamos nossos números de 2024, as vendas no novo ano fiscal tiveram um início bastante discreto. Ao mesmo tempo, continuamos a alcançar fortes margens brutas e EBIT, além de continuarmos trabalhando de forma consistente e bem-sucedida na implementação de nossa agenda estratégica de crescimento. Concluímos o desinvestimento do negócio de Retailer Brands na América do Norte antes do esperado, finalizando com sucesso o programa de otimização de portfólio em nossa unidade de negócios Consumer Brands que anunciamos no início de 2022. Isso significa que agora podemos concentrar toda a nossa atenção no crescimento de nossos negócios de bens de consumo com inovações que oferecem valor agregado relevante aos consumidores", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
"A volatilidade e a incerteza nos mercados globais aumentaram significativamente desde o início do ano. As metas estabelecidas para o atual ano fiscal permanecem inalteradas e continuamos esperando um maior crescimento orgânico das vendas e uma melhoria progressiva nos lucros em 2025. Continuamos esperando um segundo semestre mais forte, com contribuições também provenientes de nossas inovações, que introduziremos no mercado apoiadas por investimentos contínuos em nossas marcas. Ao mesmo tempo, esperamos fortes margens brutas e EBIT. O desenvolvimento que vimos nos primeiros três meses do atual ano fiscal mostra que estamos no caminho certo nesse sentido. Isso demonstra que temos uma estratégia clara e consistentemente implementada e que estamos cumprindo nossas promessas."
O desempenho positivo das vendas orgânicas na unidade de negócios Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pelo forte crescimento na área de negócios de Mobility & Electronics. O declínio nas vendas orgânicas na unidade de negócios Consumer Brands deveu-se, em particular, ao sentimento moderado do consumidor, à redução de estoque do cliente e aos desafios da cadeia de suprimentos.
Vendas do Grupo no primeiro trimestre de 2025 totalizaram € 5,242 bilhões; Tem nominal diminuição de -1.4% em comparação com o trimestre do ano anterior (5.317 bilhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas diminuíram em -1%. Esse desenvolvimento era esperado e reflete o atual ambiente geopolítico e macroeconômico desafiador, que afeta tanto a demanda industrial quanto o sentimento do consumidor – principalmente na América do Norte. Embora o desempenho orgânico das vendas no nível do Grupo tenha sido apoiado por um componente de preço positivo, os volumes ficaram abaixo do nível do ano anterior. Aquisições/desinvestimentos representaram 1.1% de aumento nas vendas. Por outro lado, os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo no desempenho das vendas, totalizando -1.4%.
O crescimento orgânico das vendas na Europa totalizou -2% no primeiro trimestre. Na região do IMEA, as vendas aumentaram organicamente em 4.6%. O desempenho orgânico das vendas foi negativo na América do Norte em -5.6%. Na América Latina, o crescimento orgânico das vendas foi de 1.5%, acima do trimestre do ano anterior. Na Ásia-Pacífico, a região alcançou crescimento orgânico de vendas de 3.6%.
A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou vendas de 2.715 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2025, representando um aumento nominal de 1,4% em relação ao trimestre do ano anterior (2.677 bilhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustadas para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 1,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Tanto o preço quanto o volume mostraram uma evolução positiva. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -1,0%. As aquisições/desinvestimentos tiveram um impacto positivo de 1,3%.
O desempenho positivo das vendas orgânicas da unidade de negócios Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pela área de negócios de Mobility & Electronics, que alcançou um forte crescimento orgânico de vendas de 3,1%. Esse crescimento foi impulsionado pelos negócios de Eletronics e Industrials, enquanto o negócio Automotive diminuiu devido ao ambiente de mercado desafiador. Em -0,4%, o desenvolvimento orgânico das vendas na área de negócios Packaging & Consumer Goods foi ligeiramente negativo no geral. O negócio de embalagens apresentou um desenvolvimento estável, apoiado por uma nova recuperação da demanda. O negócio de Consumer Goods apresentou um ligeiro declínio em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O crescimento orgânico das vendas na área de negócios Craftsmen, Construction & Professional aumentou 0,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento foi impulsionado em particular pelos negócios de Consumers & Craftsmen and Construction, que geraram um bom crescimento.
Do ponto de vista regional, o desempenho da unidade de negócios Adhesive Technologies foi misto no geral. Na Europa, as vendas ficaram organicamente abaixo das do trimestre do ano anterior, principalmente devido à área de negócios de Craftsmen, Construction & Professional. Em um ambiente de mercado desafiador, o primeiro trimestre viu a região da América do Norte registrar queda nas vendas, devido principalmente aos desenvolvimentos nas áreas de negócios de Mobility & Electronics e Packaging & Consumer Goods. A região IMEA registrou um crescimento orgânico muito forte nas vendas, impulsionado em particular por um aumento de dois dígitos nas vendas orgânicas na área de negócios Craftsmen, Construction & Professional. A região da América Latina também registrou um crescimento muito forte, impulsionado principalmente por um aumento de vendas de dois dígitos na área de negócios de Mobility & Electronics. Os negócios de Packaging & Consumer Goods e Craftsmen, Construction & Professional também contribuíram para esse desenvolvimento, com ambos relatando um crescimento muito forte. A região da Ásia-Pacífico registrou um crescimento significativo, devido, em particular, a um aumento de dois dígitos nas vendas no negócio de eletrônicos na China.
Na unidade de negócios Consumer Brands, as vendas no primeiro trimestre de 2025 totalizaram 2.484 bilhões de euros, uma queda nominal de -4,6% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas diminuíram -3,5%. A unidade de negócios registrou bom desenvolvimento de preços em comparação com o primeiro trimestre de 2024, enquanto os volumes caíram conforme o esperado, principalmente devido ao sentimento moderado do consumidor e à redução de estoque do cliente de varejo – especialmente na América do Norte – agravada por desafios na cadeia de suprimentos. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -2,0% nas vendas, enquanto as aquisições/desinvestimentos tiveram uma influência positiva de 0,8% nas vendas.
No primeiro trimestre, a área de negócios de Laundry & Home Care registrou um desenvolvimento orgânico negativo de vendas de -4,1%. O negócio de Laundry Care registrou crescimento negativo causado predominantemente por um declínio na categoria Fabric Cleaning, enquanto a categoria de Fabric Care registrou um crescimento muito forte. A área de negócios Home Care, por outro lado, gerou um bom aumento orgânico nas vendas, impulsionado principalmente pelo crescimento significativo das vendas na categoria de Dishwashing.
A área de negócios de Hair teve uma queda orgânica nas vendas de -1,6%. O negócio de Consumer apresentou um crescimento positivo, impulsionado principalmente pelas categorias de Hair Colorants and Hair Styling. No geral, o desenvolvimento do negócio de Professional ficou abaixo do ano anterior, principalmente devido a um declínio nas vendas como resultado do ambiente de consumo desafiador na região da América do Norte.
A área de Other Consumer Businesses area registrou um declínio nas vendas orgânicas de -6,8% como resultado principalmente do desenvolvimento negativo no negócio de de Body Care nas regiões da América do Norte e Europa.
Do ponto de vista regional, o desenvolvimento das vendas em todas as regiões – com exceção do IMEA – ficou abaixo do nível do ano anterior. A região IMEA registrou um bom aumento orgânico nas vendas em geral, impulsionado pelo crescimento orgânico significativo das vendas na área de negócios de Hair e bom desenvolvimento na área de negócios de Laundry & Home Care. A Europa, por outro lado, experimentou um declínio devido a desenvolvimentos na área de negócios de Laundry & Home Care, enquanto a área de negócios de Hair mostrou um bom crescimento. O crescimento das vendas nas regiões da América do Norte e Ásia-Pacífico ficou abaixo do nível do ano anterior em todas as áreas de negócios. O desempenho da região da América Latina como um todo ficou abaixo do ano anterior devido aos desenvolvimentos na área de negócios de Laundry & Home Care. A área de negócios de Hair, por outro lado, registrou um desenvolvimento orgânico de vendas muito forte.
Nenhuma mudança substancial nos ativos líquidos e na posição financeira do Grupo ocorreu no período em análise em comparação com a situação em 31 de dezembro de 2024.
Para o ano atual, a Henkel continua esperando um crescimento orgânico das vendas entre 1,5% e 3,5%. Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera-se um crescimento orgânico das vendas na faixa de 2 a 4%. Para Consumer Brands, prevemos um aumento orgânico nas vendas de 1 a 3%.
O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) ainda deve ficar na faixa de 14 a 15,5%. Prevê-se que o retorno ajustado sobre as vendas fique entre 16 e 17,5% para Adhesive Technologies e entre 13,5 e 15% para Consumer Brands.
O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes ainda deve aumentar na faixa percentual de um dígito baixo a alto.
Além disso, continuamos a ter as seguintes expectativas para 2025: