• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

Fornecimento responsável

Os produtos que utilizamos no dia-a-dia são produzidos com ingredientes oriundos do mundo todo. Como os fabricantes desses produtos podem ter a certeza de que as matérias-primas que compram foram produzidas de maneira ambiental e socialmente responsável?

Unir forças para apoiar os agricultores

É por isso que os principais players do mercado, incluindo governos, organizações não governamentais, empresas agrícolas e empresas que processam materiais de palma estão unindo forças para ir além da certificação. Ao trabalhar em conjunto, eles apoiam projetos que fornecem aos pequenos agricultores formação em técnicas agrícolas modernas para o cultivo de palma. Isso permite que os agricultores aumentem a produtividade e atendam às crescentes expectativas de segurança e sustentabilidade ambiental. Com isso, garantem uma maior estabilidade de emprego e melhoram os meios de subsistência para os trabalhadores e suas famílias.

Esta abordagem colaborativa para apoiar os pequenos agricultores está também sendo aplicada para agricultores de diferentes culturas. Os feijões guar são outro exemplo: eles podem ser moídos para criar um material que é utilizado em produtos cosméticos. A maior parte dos feijões guar são cultivados por agricultores independentes na Índia, no qual o cultivo é, frequentemente, uma importante fonte de rendimento. Ao capacitar os agricultores e promover métodos agrícolas sustentáveis, organizações como a TechnoServe têm como objetivo aumentar a oferta global de feijão guar sustentável, ao mesmo tempo que melhoram as condições de vida e de trabalho.

Juntos pelas cadeias de abastecimento sustentáveis

Juntamente com as atividades relacionadas às matérias-primas individuais, como os óleos de palma, palmiste e o extrato do feijão guar, as empresas também podem introduzir sistemas de gestão eficazes. Isso normalmente envolve avaliações e visitas aos fornecedores para auditorias em suas fábricas. No entanto, as empresas podem ter centenas ou até milhares de fornecedores em todo o mundo. Isso significa que avaliar e auditar cada um dos fornecedores em todos os locais de produção e para cada matéria-prima que compram, é extremamente demorado – e também muito caro.

Em 2011, um grupo de empresas da indústria química respondeu a esse desafio estabelecendo a iniciativa Together for Sustainability (TfS). Fundada para desenvolver e implementar um programa global de avaliação, auditoria e melhoraria nas práticas de sustentabilidade dentro das cadeias de abastecimento da indústria química. Atualmente conta com 23 empresas associadas em todo o mundo e pretende crescer globalmente. A iniciativa TfS esforça-se por obter benefícios mútuos para as empresas associadas e para os seus fornecedores. Ao fazê-lo, as condições sociais e ambientais devem ser continuamente aprimoradas para benefício de todos os stakeholders relevantes, incluíndo funcionários, comunidades locais e a sociedade como um todo.

Os mais elevados padrões

Na Henkel, a nossa base de fornecedores é apoiada por milhões de trabalhadores em mais de 100 países que influenciam significativamente a nossa pegada ambiental. Por esse motivo, reconhecemos a nossa responsabilidade de considerar a segurança, saúde, meio ambiente, os padrões sociais e a prática de negócios justos quando selecionamos nossos fornecedores.

Nossos clientes e consumidores podem comprar os nossos produtos com plena confiança de que obtemos as nossas matérias-primas e materiais diretos de acordo com os mais elevados padrões de responsabilidade ambiental e social. Embora possa parecer que o mundo está diminuindo, as oportunidades para promover práticas sustentáveis ao longo da cadeia de valor estão crescendo o tempo todo – e estamos empenhados em explorar essas oportunidades.

Óleo de palma (palmiste) sustentável

A Henkel quer impulsionar o progresso em relação aos óleos de palma e palmiste sustentáveis – e causar um impacto positivo, tanto no meio ambiente, como nas pessoas afetadas. Saiba mais em henkel.com (em Inglês).