Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
23 de fev de 2018 Düsseldorf / Alemanha
“O ano de 2017 foi bem-sucedido para a Henkel. Apesar das condições de mercado desafiadoras e voláteis, conquistamos novos recordes em vendas e lucros e alcançamos as metas financeiras para esse ano. Esse forte desempenho foi devido à nossa equipe global comprometida e apaixonada. Pela primeira vez, superamos os 20 bilhões de euros em vendas anuais. Além disso, alcançamos novos recordes em margens e ganhos por ação, alinhado com nosso compromisso de gerar um crescimento rentável e sustentável”, disse Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
“Focamos na implementação de nossas prioridades estratégicas e tivemos um progresso substancial em muitas iniciativas e projetos-chave. Durante o ano, também realizamos algumas aquisições atraentes que complementaram e fortaleceram nosso portfólio”.
Com base no forte desempenho de 2017 e o progresso substancial obtido na implementação das prioridades estratégicas, a Henkel reafirma suas metas financeiras para 2020 – crescimento orgânico das vendas de 2% a 4%, crescimento contínuo na margem EBIT ajustada e crescimento de EPS de 7% a 9%.
Para 2018, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas de 2% a 4% com cada unidade de negócios com desempenho no mesmo patamar. Para o lucro operacional ajustado (EBIT), a Henkel antecipa um crescimento de mais 17.5% com contribuição das três unidades de negócios. Refletindo a incerteza quanto à taxa de câmbio, especialmente na tendência do dólar americano, a Henkel espera um crescimento dos ganhos por ação preferencial entre 5% e 8%.
“Avançando, continuaremos focando no crescimento rentável e sustentável com retornos atraentes. Estamos comprometidos em alcançar nossas metas financeiras até 2020”, disse Hans Van Bylen.
No ano fiscal de 2017, as vendas superaram pela primeira vez os 20 bilhões de euros e cresceram 7% para 20.029 milhões de euros. Os movimentos internacionais de taxa de câmbio tiveram um efeito geral negativo de 2% sobre as vendas. As aquisições e desinvestimentos representaram 5,9% de crescimento nas vendas. Organicamente, excluindo o impacto dos efeitos da taxa de câmbio e as aquisições/desinvestimento, as vendas mostraram um forte crescimento de 3,1%. Essa melhora está alinhada com a meta anual de 2% a 4% de crescimento orgânico das vendas.
A unidade de negócios Adhesive Technologies alcançou um crescimento orgânico das vendas de 5%. A unidade de negócios Beauty Care gerou um crescimento orgânico das vendas de 0,5%. A unidade de negócios Laundry & Home Care divulgou um bom crescimento orgânico das vendas de 2%.
Os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média para o resultado da companhia, com um forte crescimento orgânico de vendas de 5,3%. Os mercados maduros registraram um crescimento orgânico das vendas de 1,5%.
As vendas cresceram organicamente em todas as regiões. Na Europa Ocidental as vendas mostraram um desempenho positivo. Na Europa Oriental, as vendas cresceram organicamente em 6%. África/Oriente Médio publicaram um crescimento orgânico das vendas de 1,7%. As vendas da América do Norte cresceram organicamente em 3%. A América Latina alcançou um crescimento orgânico das vendas de 4,4%, e, na região da Ásia-Pacífico, as vendas cresceram organicamente 5,9%.
O lucro operacional ajustado (EBIT) obteve uma melhora em 9,1%, de 3.172 milhões de euros em 2016 para 3.461 milhões de euros em 2017. Todas as três unidades de negócios contribuíram para esse crescimento.
O lucro operacional reportado (margem EBIT) cresceu 0,4 ponto percentual para 17,3%, alinhado com a meta anual de crescer acima de 17%.
O resultado financeiro situou-se em -51 milhões de euros depois de -33 milhões de euros no ano fiscal de 2016, devido a custos de financiamento das aquisições concretizadas em 2016 e 2017.
O lucro líquido ajustado para o ano depois de juros não controlados cresceu 9,1% chegando a 2.534 milhões de euros (2016: 2.323 milhões de euros).
O rendimento ajustado por ação preferencial (EPS) cresceu 9,1% de 5,36 euros a 5,85 euros. Isso está alinhado com a meta anual para 2017, que antecipava um crescimento de EPS em torno de 9%.
O Conselho Diretivo, o Conselho Administrativo e o Comitê de Acionistas irão propor na Assembleia Geral Anual, que será realizada em 9 de abril de 2018, um aumento de 10,5% nos dividendos por ação preferencial para 1,79 euro (ano anterior: 1,62 euro).
O dividendo proposto por ação ordinária é de 1,77 euro, um aumento de 10,6% comparado com o ano anterior (1,60 euro). Esse seria o dividendo mais alto na história da companhia e equivale a uma quota de distribuição de 30,7%, alinhada com a meta da Henkel de uma quota de distribuição de 25% a 35%.
O capital operacional líquido relativo às vendas esteve 1,3 ponto percentual acima do ano anterior, alcançando 4,8%.
A posição financeira líquida fechou o ano em -3.225 milhões de euros (31 de dezembro de 2016: -2.301 milhões de euros). A mudança na comparação com o fim do ano anterior se deve principalmente a pagamentos por aquisições.
A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um crescimento de vendas orgânicas muito forte de 5% no ano fiscal de 2017. Em termos nominais, as vendas cresceram 4,8% para 9.387 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 6,4% para 1.734 milhões de euros. O rendimento ajustado das vendas registrou um bom crescimento e alcançou um novo recorde de 18,5%.
A unidade comercial de Beauty Care registrou um crescimento das vendas orgânicas positivo de 0,5% no ano fiscal de 2017. Nominalmente, as vendas cresceram 0,8% para 3.868 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 2,7% para 665 milhões de euros. O rendimento ajustado das vendas mostrou um bom aumento, alcançando um novo recorde de 17,2%.
A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou um bom crescimento das vendas orgânicas de 2% no ano fiscal de 2017. Nominalmente, as vendas cresceram 14,8%, para 6.651 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 17% para 1.170 milhões de euros. O rendimento ajustado das vendas mostrou um bom aumento e alcançou um novo recorde de 17,6%. A aquisição de The Sun Products Corporation contribuiu significativamente tanto em vendas como em benefício operacional.
“Para 2020 e além, buscamos uma ambição abrangente para a Henkel. Queremos que nossa companhia gere um crescimento rentável sustentável e seja mais centrada no cliente, inovadora, ágil e digital”, disse Van Bylen.
Para alcançar tais ambições, a Henkel definiu quatro prioridades estratégicas: impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e financiar o crescimento. No ano fiscal de 2017, a Henkel realizou um progresso substancial nesta implementação.
Para impulsionar o crescimento, a Henkel aprofundou com êxito seu compromisso com clientes e consumidores. Em sua unidade de Adhesive Technologies, a Henkel está implementando metas com os 100 principais clientes para acelerar o crescimento com soluções sob medida. Nos negócios de consumo, a Henkel expandiu seu programa digital “Connect2Consumer” para criar inovações e serviços.
A Henkel também continuou incrementando suas marcas líderes e tecnologias inovadoras. No negócio de Adhesive Technologies, o forte desempenho foi impulsionado por soluções de alto impacto para indústrias de crescimento dinâmico como a eletrônica, assim como a indústria em geral. Em Beauty Care, as inovações em coloração e penteado impulsionaram o crescimento e maiores participações de mercado. No negócio de Cosmética Capilar Profissional nos Estados Unidos, a Henkel lançou com êxito sua primeira marca infuencer #mydentity. Laundry & Home Care expandiu seu portfólio por meio de inovações em categorias atraentes como detergentes especiais e cuidado de banho.
Por conta da aquisição de Sun Products, o negócio combinado de Laundry & Home Care na América do Norte registrou um desempenhou muito bom em 2017.
Henkel também realizou algumas aquisições atraentes em 2017 com um valor total de cerca de 2 bilhões de euros, as quais complementarem seu portfólio e fortaleceram a competitividade em seus negócios industriais e de consumo.
A Henkel também conseguiu novas fontes de crescimento por meio de investimentos e cooperações em serviços digitais e tecnologias; por exemplo, na área de impressão 3D e modelos de negócios de consumo inovadores.
Como parte da prioridade estratégica de “acelerar a digitalização”, a Henkel digitalizou ainda mais suas interações com clientes e consumidores, parceiros de negócios e fornecedores ao longo de toda cadeia de valor. As vendas impulsionadas digitalmente cresceram dois dígitos nas três unidades de negócios. A Henkel investiu na Indústria 4.0, implementou conceitos de produção inteligente e digitalizou ainda mais sua Cadeia de Fornecimento Global integrada. Para fortalecer as habilidades digitais de seus colaboradores, foram realizados programas específicos de treinamento e desenvolvimento. O Chief Digital Officer recentemente contratado estabeleceu uma organização dedicada, impulsionando a transformação digital em todas as unidades. A Henkelx será a nova plataforma para desenvolver conjuntamente redes internas e externas e eventos de colaboração, plataformas de engagement digital e novas formas de trabalhar.
Para criar uma organização mais ágil, a Henkel fomentou o espírito empreendedor de seus colaboradores, introduzindo modelos de negócio mais flexíveis para adaptar-se melhor a mercados dinâmicos. Em Adhesive Technologies, 28 unidades de serviços direcionados ao cliente permitem uma colaboração mais próxima. A Henkel também otimizou ainda mais fluxos de trabalho e processos para ser mais rápida e flexível. Como parte de sua iniciativa Fastest-Time-To-Market, os tempos de implementação de inovações foram reduzidos e a entrada em novos mercados acelerou.
Todas as iniciativas para financiar o crescimento estão em progresso para alcançar as metas propostas: por volta de 2020, espera-se gerar lucros anuais por eficiência de mais de 500 milhões de euros.
ONE!ViEW permite maior eficiência por meio de uma gestão de custos otimizada e incrementa a transparência em nível global. ONE!GSC integra a organização global de cadeia de fornecimento da Henkel em todas as unidades de negócios. A Henkel também implementou a gestão de rendimentos em todas as unidades de negócios e incrementou ainda mais a eficiência em suas estruturas, por exemplo, com novos enfoques em seus centros de serviços compartilhados em automação e robótica.
* Ajustado por encargos/ganhos únicos e custos de reestruturação
** Proposta aos acionistas para a Assembleia Geral a 9 de abril de 2018
Esse boletim contém previsões de futuro baseada nas suposições e estimativas atuais da direção da empresa Henkel AG % Co. KGaA. O emprego de palavras como esperar, prever, planejar, prognosticar, deduzir de, acreditar, estimar e formulações similares indicam previsões de futuro. Essas previsões não devem ser entendidas como garantias que deem por certas essas expectativas. A evolução futura, bem como os resultados realmente obtidos por Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas associadas, dependem de uma série de riscos e inseguranças e por isso podem diferir fundamental das perspectivas do futuro. Vários desses fatores se encontram fora da área de influência da Henkel e não podem se estimar de forma precisa anteriormente, como, por exemplo, o ambiente econômico futuro, assim como o comportamento dos competidores e outros participantes no mercado. Não está prevista uma atualização das previsões de futuro nem a Henkel assume nenhuma obrigação especial a esse respeito.
Relatório Anual 2017 (Capa)
Mais informações