• Brasil | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

29/07/2019

Espaço ganha processos automatizados, inovadores e sustentáveis

Henkel inaugura planta de Pré-Tratamento de Superfícies em Jundiaí

Na manhã de hoje (29), a Henkel, líder global em soluções de adesivos, selantes e tratamento de superfícies, inaugurou mais uma planta em sua fábrica de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 2.500 metros quadrados, a nova unidade é dedicada à produção de tecnologias para o pré-tratamento de superfícies de peças metálicas e de alumínio, utilizadas por diferentes indústrias como automotiva, linha branca e latas (cerveja e refrigerante).

A Henkel investiu aproximadamente R$ 40 milhões na construção do novo espaço, que conta com maior nível de automação e mais ergonomia de seus profissionais na linha de produção. Desse montante, a companhia destinou R$ 4,2 milhões para equipamentos com tecnologia de ponta, controle de processos e segurança.

Assim como as demais plantas da fábrica de Jundiaí, a de pré-tratamento de superfícies também traz diferentes aspectos em relação à eficiência ambiental. O prédio construído aproveita o declive do terreno para a transferência de matéria-prima dos tanques para o reator, além de contar com sistema de lavador de gases para o controle das emissões atmosféricas; telhas translúcidas para reduzir o consumo de energia elétrica; e ventilação natural. Por fim, a unidade de Jundiaí tem uma lagoa de contenção, com capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água, para ser utilizada em caso de acidentes - como incêndio ou derramamento químico – e coletar água de chuva, que poderá ser reutilizada após tratamento.

"O trabalho que realizamos para inaugurar a nova planta de Pré-Tratamento de Superfícies foi longo, mas extremamente gratificante para todo o nosso time. Agora contamos com um espaço amplo e moderno, que nos permite antecipar, desenvolver e produzir cada vez mais produtos com tecnologias inovadoras e com ganhos para o meio ambiente e nossos clientes", comemora Manuel Macedo, presidente da Henkel para Brasil e América Latina.

Com a nova unidade, a fábrica de Jundiaí deve aumentar o seu volume de produção em 30% até o final deste ano, em comparação a 2018. Além disso, passa a contar com aproximadamente 250 colaboradores diretos. Desse total, aproximadamente 20 funcionários se concentram no novo espaço em diferentes áreas, como Produção, Logística e Controle de Qualidade.

Adquirida pela Henkel em 2008, a fábrica de Jundiaí conta com 80.000 metros quadrados e agora agrupa quatro plantas importantes: Hotmelt, Base Água, Poliuretano e Pré-Tratamento de Superfícies. De 130 plantas da Henkel espalhadas pelo mundo, a unidade de Jundiaí foi considerada a terceira planta com mais eficiência produtiva em 2018.