14 de nov de 2019  Düsseldorf / Alemanha

Henkel confirma as orientações para o ano fiscal de 2019

Henkel anuncia desempenho em um ambiente desafiador

  • Unidade de negócios Adhesive Technologies teve um desempenho robusto;
  • Unidade de negócios Beauty Care está abaixo do ano anterior;
  • Unidade de negócios Laundry & Home Care alcançou bom desempenho comercial;
  • As vendas totais aumentaram 0,8% para 5.077 milhões de euros; crescimento orgânico de -0,3%;
  • A margem EBIT* é de 16,7% (-1,7 pp);
  • O lucro por ação preferencial* atinge 1,43 euro, evolução nominal de -9,5%, a taxas de câmbio constantes de -10,8%;
  • Maiores investimentos em marcas e digitalização;
  • Fluxo de caixa livre muito forte: 823 milhões de euros (+339 milhões de euros).

No terceiro trimestre de 2019, o desempenho comercial da Henkel foi caracterizado por um ambiente de mercado cada vez mais difícil. As vendas aumentaram nominalmente, mas organicamente foram ligeiramente abaixo do ano anterior. A margem EBIT ajustado, o EBIT e os lucros ajustados por ação preferencial (EPS) ficaram abaixo do nível do ano anterior, impactados principalmente pelo aumento de investimentos adicionais nos negócios de consumo e digitalização, anunciados no início do ano.

“No terceiro trimestre, nossas unidades de negócios apresentaram desempenho diferenciado. O desenvolvimento de nossa unidade de negócios de Adhesive Technologies foi afetado pelo declínio ainda mais significativo da demanda em indústrias chave. No entanto, a unidade de negócios teve um desempenho robusto e a margem EBIT voltou a estar em um nível muito alto”, disse Hans Van Bylen, CEO da Henkel. “Apesar dos primeiros efeitos positivos de nossos investimentos adicionais em marcas e inovações, o desempenho da unidade de negócios Beauty Care ficou abaixo do ano anterior. Enquanto os negócios profissionais mantiveram seu desenvolvimento positivo, nossos negócios de varejo foram afetados por uma lenta recuperação na Europa Ocidental e a contínua redução de estoques na China, conforme o esperado. Por outro lado, o lançamento bem-sucedido de inovações da unidade de negócios Laundry & Home Care contribuiu para o desempenho positivo.”

Previsões para o ano fiscal de 2019

Para o ano fiscal de 2019, a Henkel confirmou sua previsão. A companhia continua esperando um crescimento orgânico nas vendas de até 2%. Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, a Henkel espera um crescimento orgânico nas vendas de -1% a 1%. Para a unidade de negócios Beauty Care, a empresa prevê um desempenho orgânico nas vendas de -2 a 0%. Já para a unidade de negócios Laundry & Home Care, a Henkel continua esperando um crescimento orgânico nas vendas na faixa de 2% a 4%.

A nível global, a Henkel espera um retorno ajustado nas vendas na faixa de 16% a 17%.

Para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS), a Henkel continua projetando um desenvolvimento na faixa percentual de um dígito médio a alto - abaixo do ano anterior, a taxas de câmbio constantes.

Desempenho nas vendas e lucros durante o terceiro trimestre de 2019

As vendas no terceiro trimestre de 2019 aumentaram nominalmente 0,8% para 5.077 milhões de euros. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos da taxa de câmbio e das aquisições/desinvestimentos, apresentaram leve desempenho negativo de -0,3%. A contribuição de aquisições e desinvestimentos totalizou 0,4%. Os efeitos da taxa de câmbio tiveram um impacto positivo de 0,7% no crescimento das vendas.

A unidade de negócios Adhesive Technologies apresentou desempenho orgânico negativo nas vendas de -2,4%. Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas orgânicas foram de -2,2%, abaixo do mesmo período do ano anterior. A unidade de negócios Laundry & Home Care obteve um forte crescimento orgânico nas vendas de 4%.

Os mercados emergentes conseguiram um bom crescimento orgânico nas vendas de 2,7%. Os mercados maduros apresentaram desempenho organicamente negativo nas vendas de -2,3%.

As vendas na Europa Ocidental apresentaram desempenho orgânico negativo de -2,1%. A Europa Oriental atingiu um crescimento orgânico de 7,7%. Na África/Oriente Médio, as vendas cresceram organicamente 19,1%. A América do Norte registrou um desempenho orgânico negativo nas vendas de -3,1%. Na América Latina, as vendas diminuíram organicamente em -3,4%. Na região Ásia-Pacífico, as vendas diminuíram organicamente em -5,7%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) caiu -8,2%, para 926 milhões de euros no terceiro trimestre de 2018, para 850 milhões de euros.

O desempenho de vendas ajustado (EBIT) atingiu 16,7%, -1,7 ponto percentual, abaixo do mesmo trimestre no ano anterior.

Os lucros ajustados por ação preferencial diminuíram -9,5% de 1,58 euro no terceiro trimestre de 2018 para 1,43 euro. A taxas de câmbio constantes, os lucros ajustados por ação preferencial diminuíram -10,8%.

O capital de giro líquido como percentual das vendas melhorou em 5,7% (terceiro trimestre de 2018: 6,6%).

Com 823 milhões de euros, o fluxo de caixa livre no terceiro trimestre de 2019 foi substancialmente maior do que no mesmo trimestre do ano anterior (484 milhões de euros). Esse desempenho é uma evidência da capacidade da empresa de gerar um forte fluxo de caixa.

Desempenho das unidades de negócios

No terceiro trimestre de 2019, as vendas na unidade de negócios Adhesive Technologies atingiram 2.395 milhões de euros e cresceram 0,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Em um clima de produção industrial enfraquecido, principalmente no setor automotivo, o desempenho orgânico nas vendas foi de -2,4%. Com 458 milhões de euros, o lucro operacional ajustado foi de -1,7% abaixo do mesmo trimestre do ano anterior. O retorno ajustado nas vendas atingiu 19,1% e ficou abaixo do nível no terceiro trimestre de 2018.

Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas no terceiro trimestre de 2019 apresentaram desempenho orgânico de -2,2%. A unidade de negócios foi afetada por uma lenta recuperação em um ambiente de mercado altamente competitivo na Europa Ocidental e - como esperado - pelas medidas contínuas de redução de estoque nos negócios de varejo na China. Por outro lado, apresentou um desempenho positivo na América do Norte. Nominalmente, as vendas tiveram uma queda de -2,3%, atingindo 970 milhões de euros. O lucro operacional ajustado atingiu 144 milhões de euros e ficou -21,2% abaixo do nível do terceiro trimestre de 2018. O retorno ajustado nas vendas também ficou abaixo do trimestre no ano anterior e atingiu 14,8%, devido ao crescimento de investimentos adicionais.

A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico nas vendas de 4% no terceiro trimestre de 2019, graças a um aumento de dois dígitos nos mercados emergentes. Por outro lado, na América do Norte continuou sob pressão. Nominalmente, as vendas aumentaram 2,5% para 1.682 milhões de euros, depois de 1.641 milhões de euros no mesmo trimestre do ano anterior. Com 267 milhões de euros, o lucro operacional ajustado ficou -9% abaixo do mesmo trimestre do ano anterior. Com 15,9%, o desempenho nas vendas ajustado ficou abaixo do nível no terceiro trimestre de 2018, impulsionado principalmente por investimentos de maior crescimento, conforme anunciado no início do ano.

Desempenho dos negócios nos primeiros nove meses de 2019

Nos primeiros nove meses de 2019, a Henkel gerou vendas de 15,2 bilhões de euros, um aumento de 1%. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos da taxa de câmbio e das aquisições/desinvestimentos, estiveram exatamente no mesmo nível do ano anterior. Os efeitos da taxa de câmbio de moeda estrangeira contribuíram em 0,5% para o crescimento das vendas.

O lucro operacional ajustado diminuiu -7,5%, de 2.694 milhões de euros para 2.491 milhões de euros.

O retorno ajustado nas vendas foi de 16,4%, após 17,9% nos primeiros nove meses de 2018.

Os lucros por ação preferencial ajustados mostraram um crescimento negativo de -8,5% de 4,59 para 4,20 euros. A taxas de câmbio constantes, os lucros ajustados por ação preferencial diminuíram -8,9%.

Nos primeiros nove meses de 2019, a unidade de negócios Adhesive Technologies apresentou desempenho orgânico negativo de vendas de -1,5%. O retorno ajustado nas vendas foi de 18,5% (ano anterior: 18,9%). A unidade de negócios Beauty Care apresentou retorno ajustado nas vendas de -2,3%. O desempenho ajustado das vendas foi de 14% (ano anterior: 17,7%). A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico nas vendas de 3,5%. O retorno ajustado nas vendas foi de 16,6% (ano anterior: 18,1%).

Graças à forte gestão do caixa e melhorias no capital líquido de giro, o fluxo de caixa livre atingiu um novo nível recorde nos primeiros nove meses de 2019. Teve um aumento de 690 milhões de euros para 1.813 milhões de euros.

A posição financeira líquida da Henkel melhorou em quase um bilhão de euros em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Em 30 de setembro de 2019, mostrava um saldo de -2.256 milhões de euros (30 de setembro de 2018: -3,248 milhões de euros).


* Ajustado para custos/receitas individuais e despesas de reestruturação.