21 de nov de 2019  Düsseldorf / Alemanha

Multinacional alemã define próximos passos para reduzir os resíduos de plástico e combater a pobreza

Henkel amplia colaboração com a Plastic Bank

A Henkel amplia sua colaboração com a empresa social Plastic Bank pelos próximos cinco anos. Após as conquistas alcançadas graças à parceria iniciada em 2017, a companhia apoiará os projetos em andamento no Haiti, Filipinas e Indonésia, e contribuirá significativamente com o desenvolvimento de uma infraestrutura, de mais de 400 pontos de coleta da Plastic Bank, no Egito. Somente em 2020, a Henkel integrará mais de 600 toneladas do material reciclado, chamado de “Plástico Social”, à embalagem de seus produtos.

Como parte de seu compromisso com uma economia circular e contra os resíduos de plástico no meio ambiente, a Henkel foi a primeira empresa global de bens de consumo a se associar à Plastic Bank. O objetivo conjunto é reduzir os resíduos de plástico nos oceanos e melhorar a vida das pessoas desfavorecidas, principalmente em países que carecem de uma infraestrutura para o tratamento de resíduos. Com essa iniciativa, a população local pode devolver os resíduos plásticos coletados e trocá-los por dinheiro, mercadorias ou serviços. Este material é integrado novamente à cadeia de valor do plástico como “Plástico Social”.

Desde o início da parceria, a Plastic Bank abriu centros de coleta adicionais no Haiti. Além disso, a Henkel ajudou a organização a estabelecer uma cadeia de suprimentos para garantir que os resíduos de plástico coletados possam ser processados e reciclados para, enfim, serem integrados novamente à cadeia de valor. No início deste ano, a Henkel lançou uma série de produtos de suas unidades de negócios Beauty Care e Laundry & Home Care com embalagens incluindo até 50% do “Plástico Social”. No total, a Henkel já processou mais de 200 toneladas de “Plástico Social”. Esse marco foi reconhecido por diversos prêmios, como “Melhores Práticas” do Prêmio de Sustentabilidade e no Prêmio Beleza Sustentável da Ecovia, na categoria “Embalagem Sustentável”.

Desenvolvimento de um ecossistema de coleta no Egito

Essa ampliação da colaboração, apoiada pelas unidades de negócios de Beauty Care e Laundry & Home Care da Henkel, continua focada em dois aspectos: aumentar ainda mais a integração de “Plástico Social” à embalagem dos produtos da empresa e ampliar a pegada global da Plastic Bank, para evitar que os resíduos de plástico terminem em oceanos ou cursos de água, além de oferecer oportunidades para as pessoas mais desfavorecidas.

A Henkel apoiará a Plastic Bank para seguir aprimorando a disponibilidade e integração do “Plástico Social” como recurso para embalagens. Por meio do desenvolvimento de um ecossistema de coleta no Egito, a Plastic Bank espera atingir uma capacidade de coleta adicional de até cinco mil toneladas por ano, o que corresponde a até um bilhão de garrafas durante o período de cinco anos.

Abordagem global para lidar com o problema dos resíduos de plástico

“A Plastic Bank cria uma cadeia de valor que contribui para um mundo melhor. Nossa parceria com a Henkel é um bom exemplo do que pode ser alcançado unindo forças, e estamos muito satisfeitos com esta colaboração”, comentou David Katz, CEO da Plastic Bank. “Juntos, podemos criar um verdadeiro valor agregado, lidando com o problema dos resíduos com uma abordagem global e, ao mesmo tempo, ajudando as pessoas necessitadas”.

“A colaboração com a Plastic Bank nos ajuda a seguir com nossa estratégia de maior implementação de plástico reciclado na embalagem de nossos produtos, além de garantir uma renda estável para os coletores”, comenta Jens-Martin Schwärzler, Vice-Presidente Executivo e Responsável pela unidade de negócios Beauty Care da Henkel. “A parceria com a Plastic Bank também nos permite atender aos desejos de nossos consumidores de aplicar a consciência ambiental em suas vidas cotidianas”.

“Desde que juntamos forças, há cerca de dois anos, temos trabalhado em estreita colaboração para evitar que o plástico termine no oceano e para melhorar a vida das pessoas desfavorecidas, principalmente em países sem uma infraestrutura eficaz de gestão de resíduos”, comentou Bruno Piacenza, Vice-Presidente Executivo e Responsável pela unidade de negócios Laundry & Home Care da Henkel.

“Nossa colaboração com a Plastic Bank é uma parceria única, que aborda dois dos maiores desafios da atualidade: o desperdício de plástico e a falta de oportunidades para as pessoas necessitadas”, comentou Sylvie Nicol, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel. “Estamos empolgados para dar os próximos passos: pelo meio ambiente e por um futuro melhor para mais pessoas no Haiti, Filipinas, Indonésia e Egito”.

Compromisso por uma economia circular

A parceria com a Plastic Bank é parte das diversas atividades da Henkel para apoiar uma economia circular e promover soluções de embalagens sustentáveis. A empresa definiu objetivos específicos de embalagem para promover um circuito fechado para o plástico: até 2025, todas as embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, e a proporção de plástico reciclado nas embalagens de produtos de consumo na Europa aumentará para 35%. Atualmente, muitas embalagens de produtos já são 100% compostas por plástico reciclado.

Para promover o progresso no campo da sustentabilidade, a Henkel está colaborando com diferentes parceiros ao longo de toda a cadeia de valor, e participa de muitas iniciativas intersetoriais. A empresa é, por exemplo, membro da New Plastics Economy e membro fundador da Alliance to End Plastic Waste para acabar com os resíduos de plástico.


Para saber mais sobre a atuação da Henkel em sustentabilidade e suas parcerias, acesse:
henkel.com.br/sustentabilidade/embalagens-sustentaveis