12/05/2021  São Paulo

Um marco na luta compartilhada contra o lixo plástico no oceano

Henkel Beauty Care: Plastic Bank® coleta 1 bilhão de garrafas de plástico para evitar que sejam jogadas no oceano

Em busca da meta de reduzir significativamente os resíduos de plástico, a Henkel Beauty Care trabalha em estreita colaboração com a empresa social Plastic Bank. O objetivo desta parceria de sucesso é reduzir esse desperdício de plástico nas praias e no interior, que, de alguma forma, poderia chegar ao oceano, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades para as pessoas carentes nas comunidades costeiras.

Agora, graças a um conceito altamente sustentável e extremamente inovador, o Plastic Bank atingiu um marco importante: mais de 17 mil coletores em todo o mundo recolheram um total de 1 bilhão de garrafas plásticas, que serão reprocessadas em um material plástico reciclado chamado Social Plastic®.

São mais de 20 milhões de quilos de plástico que poderiam ter ido parar no mar. Desde 2017, a Henkel Beauty Care tem usado cada vez mais este Social Plastic® reciclado em suas embalagens e frascos de produtos, especialmente para a Nature Box, uma marca de cosméticos naturais.

"Os resíduos de plástico que entram em nossos oceanos é um dos nossos maiores desafios globais", explica David Katz, CEO do Plastic Bank. "Aceitar a responsabilidade que temos em relação a isso é fundamental no caminho para aumentar o impacto ambiental, social e econômico. A coleta de 1 bilhão de garrafas plásticas que tinham como destino o oceano, confirma que podemos reduzir o desperdício de plástico e, ao mesmo tempo, impulsionar o progresso social por meio de uma economia circular".

Jens-Martin Schwärzler, membro do Conselho e responsável da Henkel Beauty Care, destaca a importância desta cooperação com o Plastic Bank: "Gostaríamos de parabenizar o Plastic Bank - e deixar claro que continuaremos a fazer parte do próximo bilhão junto com eles. Com a Nature Box, nossa marca de cosméticos naturais, a Henkel Beauty Care está constantemente avançando e mostrando como o Social Plastic® pode ser usado em embalagens de cosméticos. O corpo de cada frasco da Nature Box contém 98% de Social Plastic®. Como tal, ele também contém as histórias de inúmeros catadores ao redor do mundo - pessoas que não estão apenas colocando o lixo plástico de volta no ciclo, mas também apoiando suas famílias no processo".

A parceria da Henkel com o Plastic Bank é um aspecto importante em sua estratégia de sustentabilidade de longo prazo para promover uma economia circular e o progresso social. As metas estão claramente definidas: até 2025, pretendemos reduzir em 50% a quantidade de novos plásticos de origem fóssil usados nas embalagens de nossos produtos de consumo. Conseguiremos isso aumentando a proporção de plástico reciclado para mais de 30%, reduzindo o volume total desse material e aumentando nosso uso de plásticos de base biológica. Além disso, todas as embalagens do produto serão 100% recicláveis ou reutilizáveis. **


* Excluindo tampa e rótulo
** Com exceção de produtos que envolvem componentes ou resíduos capazes de prejudicar ou contaminar os fluxos de reciclagem

Para obter mais informações sobre nossa cooperação com o Plastic Bank, acesse:
henkel.com/sustainability/sustainable-packaging/plastic-bank-partnership


Sobre Plastic Bank®
O Plastic Bank fortalece a sociedade regenerativa. Estamos ajudando o mundo a impedir que o plástico chegue ao oceano, enquanto melhoramos a vida de diversos coletores. O Plastic Bank constrói ecossistemas de reciclagem ética em comunidades costeiras e reprocessa materiais para reintrodução na cadeia de fornecimento de manufatura global. Os catadores recebem um prêmio pelos materiais que coletam, o que os ajuda a atender às necessidades básicas da família, como alimentação, gás para cozinha, mensalidades escolares e seguro saúde. A plataforma de blockchain proprietária do Plastic Bank protege toda a transação e fornece visualização de dados em tempo real, permitindo rápida transparência, rastreabilidade e escalabilidade. O material coletado renasce como Social Plastic®, que pode ser facilmente reintegrado em produtos e embalagens como parte de uma cadeia de suprimentos de circuito fechado. O Plastic Bank atualmente opera no Haiti, Brasil, Indonésia, Filipinas e Egito. Você pode obter mais informações em plasticbank.com.