2 de jun de 2021

Cada um - do seu lugar - pode contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono

Henkel relança sua calculadora de pegada de CO2 para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas na América Latina

Em termos de mudanças climáticas, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar uma redução significativa da nossa pegada ambiental. Pensando nisso, a Henkel desenvolveu em 2015 uma calculadora de emissões de CO2, uma ferramenta que, por meio de perguntas sobre o estilo de vida do usuário, estima as emissões que gera anualmente.

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e com o objetivo de divulgar a importância do tema na América Latina, a empresa está relançando a ferramenta em espanhol e português. Ao acessar este link, cada pessoa pode conhecer o seu impacto ambiental respondendo a um questionário que permite analisar o seu modo de vida e atividades cotidianas, em relação à energia, nutrição, mobilidade e atividades recreativas.

O aplicativo também oferece ao usuário a opção de compartilhar seus resultados de forma anônima com o Instituto Wuppertal, a fim de contribuir com pesquisas científicas sobre hábitos e estilos de vida sustentáveis. O Instituto Wuppertal de Clima, Meio Ambiente e Energia pesquisa e desenvolve princípios orientadores, estratégias e ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável internacionalmente.

O momento de agir é agora

Se não mudarmos nossos hábitos e estilo de vida, a temperatura média do planeta - segundo a Agência Federal do Meio Ambiente da Alemanha - pode aumentar em cinco graus Celsius no final deste século. Esta estimativa vai contra as recomendações de cientistas que alertam que o limite de segurança deve ser um aumento de menos de dois graus. Para conseguir isso, cada pessoa no mundo terá que reduzir suas emissões de uma média de 6,8 toneladas para apenas 2 toneladas.

Comprometido com a liderança em sustentabilidade

Em 2010, a Henkel definiu uma estratégia de sustentabilidade de longo prazo para 2030, apoiada por metas e objetivos concretos. Essa estratégia e objetivos foram constantemente aprimorados e ampliados desde então. A base da estratégia é a ambição de criar mais valor com menos recursos, para permitir que uma crescente população mundial viva bem e ao mesmo tempo reduza a pegada global.

2020 marca o médio prazo na caminhada até 2030. Na última década, a Henkel fez um progresso significativo em todas as dimensões de sua estratégia de sustentabilidade: No geral, a empresa foi capaz de reduzir sua pegada ambiental em 39% em três dimensões - emissões de CO2, resíduos e água - excedendo significativamente a meta de redução de 30% até 2020. Além disso, ao reduzir a taxa geral de acidentes em 50%, a Henkel conseguiu atingir sua meta.

Metas claras para a proteção do clima

Para reduzir as emissões de CO2 e limitar o aquecimento global, a Henkel persegue sua visão de longo prazo para se tornar uma empresa positiva para o clima até 2040.

A empresa tem uma meta ambiciosa de reduzir a pegada de carbono de sua produção em 65% até 2025. A eficiência energética será continuamente melhorada e apenas eletricidade de fontes renováveis será usada até 2030. Em março de 2020, a Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi) confirmou que as metas de redução de emissões da Henkel atendem aos requisitos para atingir os objetivos estabelecidos pelo Acordo Climático de Paris.

Além disso, a Henkel deseja alavancar o amplo alcance de suas marcas e tecnologias em todo o mundo para ajudar clientes, consumidores e fornecedores a reduzir suas emissões de CO2. Tendo permitido que eles economizassem mais de 55 milhões de toneladas no período de 5 anos até 2020, a empresa está se esforçando para atingir a meta de 100 milhões de toneladas até 2025.

Press Release (189,99 KB)