3 de nov de 2021  São Paulo

Adesivagem eficiente do rótulo garante a originalidade da bebida e impede descolamento devido à temperatura, umidade e tempo de uso

‘Vitrine’ da garrafa: por que a fixação do rótulo é tão importante

O rótulo de uma garrafa tem uma importância gigantesca para as empresas que fabricam e comercializam bebidas engarrafadas. O adesivo aplicado industrialmente no rótulo tem que mantê-lo intacto na garrafa seja qual for a temperatura, umidade, armazenamento, manuseio e tempo de uso do vasilhame. Caso contrário, e o rótulo descole, a qualidade e a originalidade do produto serão colocadas em xeque.

Mais do que ter uma selagem eficiente, o rótulo funciona como “vitrine” do produto. Estudo promovido pela Nielsen, em 2017, aponta que 70% das decisões de compra são feitas em frente à gôndola e o consumidor prende a atenção por menos de dois segundos. O visual da embalagem, portanto, é decisivo para efetuar a compra.

“A escolha correta da adesivagem influencia diretamente na produção, na sustentabilidade e na experiência do consumidor. O fabricante sabe que todo o investimento de marketing feito em uma bebida engarrafada pode ser prejudicado se o rótulo se descolar da garrafa”, destacou Aldo Santos, gerente de vendas da Henkel, líder global em adesivos, selantes e revestimentos funcionais.

O profissional da Henkel destaca que a aplicação de soluções de alta performance em adesivagem impede a ocorrência de trocas de rótulos de bebidas com o intuito de enganar os consumidores.

“As tecnologias de adesivagem de garrafas e o sistema de aplicação são desenvolvidos para garantir a fixação do rótulo mesmo em caso de tentativa de retirada manual”, acrescenta Aldo Santos.

A presença de rótulos adesivados em garrafa traz grandes benefícios ambientais. Em um passado recente, as informações da bebida eram impressas diretamente nas garrafas (logomarca, nome do produto e outras informações). Esse procedimento reduzia drasticamente seu reaproveitamento. Além disso, qualquer desgaste na arte comprometia a comercialização e reutilização da garrafa.

Com a utilização de rótulos adesivados, o reaproveitamento de garrafas se tornou muito mais fácil, pois o vasilhame se tornou universal para diferentes marcas, sendo possível a reutilização a partir da retirada do rótulo dentro da indústria.

Os rótulos são essenciais para orientar o consumido no momento de decidir o que comprar

A alta performance em adesivagem impede danos nos rótulos