23 de nov de 2021

Diversidade de serviços realizados nesse ramo de atividades necessita de soluções adesivas específicas, que podem até substituir pregos e parafusos

Marcenaria: colas certas para os serviços com madeira, MDF, laminado e outros materiais

Trabalhar com marcenaria requer criatividade, precisão e escolha dos materiais que vão garantir a máxima performance para cada tipo de serviço. Embora as atividades desse ramo sejam realizadas basicamente com superfícies de madeiras e compostos sintéticos, cada procedimento necessita de soluções adesivas específicas.

Portanto, é fundamental conhecer as características das colas antes de iniciar um trabalho em marcenaria. "A escolha da solução adesiva determinará a performance, o resultado estético e a durabilidade do produto ou serviço", afirma Luci Silva, especialista de produtos da Henkel, marca líder global no mercado de adesivos.

Confira as colas ideais para cada serviços em marcenaria:

1 - Restauração em madeira

Imagine que você queira dar um novo visual a uma porta de madeira já desgastada pela ação do tempo.O longo período sem manutenção pode afetar não somente a parte visual como a funcional, começando com pequenos desprendimentos que podem chegar a comprometer toda a peça.

Neste caso, a primeira etapa da restauração será o lixamento da madeira. O próximo passo da restauração será a limpeza/remoção dos resíduos e, em seguida, a colagem, fazendo com que as partes a serem reparadas, como batentes danificados, laminação solta, entre outros, tenham suas estruturas reforçadas.

Para que isso ocorra com eficiência, é importante uma solução de alta adesão e resistência a materiais porosos, como é o caso da madeira, sendo as colas de contato ou até mesmo as colas brancas ótimas opções.

2 - Rachaduras em madeiras

No caso de fissuras na madeira em que não há necessidade de uma restauração completa, a selagem é uma boa solução.

Para realizar a selagem em madeira, utilize selantes acrílicos que não ressecam ou trincam e que sejam de fácil aplicação. Para um acabamento ainda melhor, aplique uma pintura, mas faça essa etapa somente após o selante secar.

"Uma dica é utilizar Cascola Flexite Multiuso, que é um selante acrílico à base de água e que aceita diversos tipos de tintas. É um produto fácil de aplicar, não resseca e é indicado para acabamentos em móveis, portas, janelas e interiores", recomenda Luci.

3 - Colagem de laminado decorativo

Revestimento de alta resistência, o laminado decorativo proporciona um visual interessante ao móvel. Por essa razão, tornou-se item obrigatório em projetos de decoração. Para uma aderência eficiente e duradoura, o adesivo mais indicado são as colas de contato.

"A cola de contato é popularmente conhecida como cola de sapateiro. Na Henkel, desde 2007 retiramos o Toluol da Cascola, composto químico que é prejudicial à saúde e pode causar a dependência química e muitos outros malefícios. A Cascola foi pioneira nessa iniciativa e foi desenvolvida para garantir não só um trabalho de colagem perfeita, mas principalmente garantir a saúde dos profissionais que a utilizam, além de ser mais amigável ao meio ambiente e com a mesma qualidade e performance de colagem", explica Luci.

Na colagem de laminado decorativo, o adesivo de contato deve ser aplicado em ambas as partes e aguardar secagem entre 5 a 10 minutos antes de unir os substratos. O passo seguinte é alinhar as superfícies e uni-las na posição exata, exercendo pressão do centro da peça para as bordas, expulsando o ar, evitando assim a formação de bolhas. Para materiais porosos é recomendado o uso de uma segunda aplicação, após 20 a 30 minutos da primeira.

4 - Colagem de fita de borda

As fitas de bordas são utilizadas para revestir as beiradas das placas de madeira ou MDF, dando melhor acabamento aos móveis. Suas cores e texturas são parecidas com as placas que compõem o material para dar sensação de uniformidade. Assim como em laminados decorativos, a cola ideal para fita de borda são as colas de contato.

Veja algumas dicas importantes para um resultado perfeito na colagem de fita de borda:

Tire todo o pó da superfície da peça para uma perfeita colagem. Passe uma demão de cola no topo da fita de borda e uma demão de cola no topo da peça onde será fixada a fita de borda. Aguarde secar de 10 a 15 minutos (o tempo de espera pode variar conforme a temperatura ambiente).

Se necessário, aplique a segunda demão de cola na fita e no topo da peça onde será colada. Aguarde de 10 a 15 minutos (o tempo de espera pode variar conforme a temperatura ambiente). Depois de analisar que a cola está seca para fazer a colagem das peças, coloque a fita com o devido cuidado, pressionando com auxílio de uma ferramenta adequada para não deixar bolhas de ar.

5 - Colagem de madeiras e MDF sem braçadeiras

Existem adesivos que proporcionam a colagem com aderência imediata de duas peças de madeira ou MDF, dispensando o uso de braçadeiras, dispositivos de metal que mantêm dois materiais unidos até estarem presos

Colas instantâneas apresentam excelente desempenho em materiais porosos, como compensados e aglomerados. Além disso, oferecem ótimo acabamento por serem transparentes e de aderência imediata.

6 - Fixação de Nichos

A colocação de nichos dentro do ambiente doméstico é uma tendência que funciona muito bem esteticamente. Na hora de fixar o nicho, utilize adesivos extra fortes que garantam uma fixação segura e que sejam indicados para os materiais e superfícies onde serão inseridos.

A utilização de adesivo para a fixação de nichos evita a necessidade de usar a furadeira e/ou a quebra parcial da parede, evitando eventuais danos em canos d’água ou fiação. O serviço é realizado de forma prática, limpa e rápida, dispensando pregos e parafusos.

"Em um ambiente interno, a Cascola Monta & Fixa PL 500 é indicada, pois é um adesivo extraforte à base de resinas acrílicas especiais e água. Além do odor suave, possui agarre imediato que facilita na montagem e instalação. Já para ambientes externos, a Cascola Monta & Fixa PL 600 é o adesivo mais indicado por ser ultra resistente às condições climáticas, como sol, chuva e mudança de temperatura, pois não racha, não resseca e não solta", explicou Luci.

7 - Engrossamento de peças

Esse é um processo clássico em marcenaria, em que novos materiais são incorporados a uma superfície de madeira. Após a aplicação do adesivo por toda a superfície, o material deve ser prensado para obter máxima aderência.

"Uma dica é aplicar a Cascola Cascorez Extra, que apresenta alta força de colagem e fácil aplicação. Adesivo à base de PVA, a solução oferece grande desempenho em artefatos de madeira, laminados plásticos, papel, papelão, entre outros", finaliza a especialista da Henkel.