4 de mai de 2022

Limpeza feita em baixa temperatura traz maiores benefícios e economia

Henkel marca presença na LATAMCAN com tecnologia sustentável e de menor custo para o setor

A Henkel estará presente na LATAMCAN, principal feira da América Latina voltada para fabricantes de latas se atualizarem sobre as novas tecnologias. O encontro acontece entre 11 e 13 de maio, em Atibaia, cidade localizada a 60 quilômetros de São Paulo.

A empresa apresentará uma tecnologia própria capaz de auxiliar todo o processo de produção das latas de alumínio, que tem apresentado grande crescimento. Só no último ano foram produzidas no país 33,4 bilhões de latas, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). A Associação ainda afirmou que a produção de latas subiu 80% em uma década (2011 a 2021) e a expectativa é que a produção aumente consideravelmente até 2025.

O aumento da produção de latas no Brasil tem despertado interesse por novas tecnologias na área de metal que atendam a essa enorme demanda e que aliem eficiência, sustentabilidade e otimização de tempo e custos. Uma das novidades levadas pela Henkel para a feira é o processo de remoção de impurezas do alumínio feito a baixa temperatura, 40°C (em vez de 60°C dos processos convencionais).

O desengraxe Low Temperature, Single Pack Cleaner, traz ainda maior segurança aos trabalhadores no processo produtivo, com redução média no consumo de gás no patamar de 80% a 100% e no consumo de energia elétrica de 1% a 2% no processo da Washer. Também com benefício no consumo de água, por menor espuma nos enxágues e do próprio desengraxante quando comparado ao produto anterior. Mas, voltado a eficiência produtiva de nossos clientes, redução no downtime de Washer durante conversão de tamanho de latas ou manutenção, pois o material permite retomar a produção com temperatura em torno de 30°C.

“O Brasil é um dos países que mais reciclam latas de alumínio e no ano passado o índice de reciclagem foi de 98,7%. Ter um processo mais sustentável também na produção é acompanhar a evolução do setor, sem contar que isso reduz custos e as pessoas correm menos riscos, uma vez que trabalhar com uma temperatura mais baixa é mais seguro”, comenta Cesar Barbieri, responsável pela área de vendas para os negócios de metal da Henkel.

O espaço destinado a Henkel na LATAMCAN terá um totem interativo com todos os processos da lata para que os visitantes possam acompanhar e tirar as dúvidas, incluindo o cleaner de baixa temperatura, principal novidade da companhia.

Serviço:
LATAMCAN
Quando: 11 até 13 de maio
Local: Atibaia