27 de fev de 2023  São Paulo

Companhia responsável por adesivos industriais e das marcas Super Bonder Loctite, Cascola e Pritt cumpre conjunto de práticas de segurança para garantir a integridade dos colaboradores

Centro de Distribuição da Henkel em Jundiaí supera recorde de 5 anos sem acidente de trabalho

O Centro de Distribuição da Henkel, localizado em Jundiaí, é ponto central da logística de todos os adesivos industriais da companhia e os de consumo das suas marcas Cascola, Super Bonder Loctite e Pritt. Com uma área de 18.000 m² e com 150 colaboradores diretos, o CD alcançou a marca de 2 mil dias (5 anos) sem acidente de trabalho por afastamento, um recorde dentro da companhia na América Latina.

A eficiência no cuidado com a integridade dos trabalhadores envolveu um ecossistema de segurança implementado pela Henkel, que inclui iniciativas e programas desenvolvidas pela área SHE (Safety, Health and Environment ou “Segurança, Saúde e Meio Ambiente”) da Henkel, voltada para conscientização e que cumprimento de práticas seguras.

“O cuidado com a segurança dos trabalhadores no aspecto mental e físico sempre esteve entre as preocupações da Henkel, especialmente quanto aos espaços das áreas de operação. Todos os processos dentro do CD têm como alicerce a Pirâmide de Segurança, que mensura os comportamentos seguros, condições inseguras e demais níveis de segurança. Com relação às práticas, entre essas iniciativas está o Briefing Operacional, que relembra, a cada início de turno, as principais diretrizes de segurança, reforçando as ações preventivas baseadas em fatos ocorridos na operação”, explica Daniel Rocha, Gerente de Logística e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina.

Os colaboradores do centro de distribuição da Henkel, em Jundiaí, recebem treinamentos dedicados para cada tipo de atividade e tarefas executadas na área, além de campanhas periódicas internas sobre o tema segurança.

Toda área do CD é monitorada por câmeras de modo a identificar pontos de melhorias e mitigar riscos. “Essa marca de dois mil dias sem acidente só foi possível graças ao empenho, dedicação e compromisso de cada um dos colaboradores na realização de suas tarefas diárias, bem como pelas iniciativas e programas de SHE”, complementou Daniel Rocha.