15 de mar de 2023  São Paulo

Produtos com o selo de segurança do Inmetro e com fórmulas que trazem ingredientes naturais, como a cola bastão da Pritt, agregam maior confiabilidade aos itens escolares

Como garantir a segurança no manuseio dos materiais escolares

O começo do ano letivo é acompanhado da expectativa da criança em utilizar seus novos materiais escolares. Para que o manuseio dos itens ofereça segurança à integridade dos pequenos, alguns cuidados são importantes para os pais e responsáveis no momento de aquisição de produtos no retorno às aulas.

Uma recomendação importante é verificar se o item escolar possui o selo de segurança Inmetro. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia e a presença do selo é a garantia de que o produto atende a requisitos mínimos de segurança para o consumidor, tendo em vista que os principais usuários são crianças.

O aval concedido pelo Inmetro sinaliza que a composição de determinado produto é livre de substâncias tóxicas, evitando riscos de ingestão e/ou inalação. A cola Pritt Bastão, por exemplo, é formulada com 97% de ingredientes naturais e tem como principal ativo o amido de batata.

“O amido de batata é um dos principais ingredientes naturais da composição do produto, garantindo colagens fortes e duradouras em diferentes tipos de materiais. Sua nova fórmula com o mínimo de água, aumenta o poder de fixação em relação à fórmula anterior. O cuidado com a segurança de artigos escolares é necessário porque esses materiais acompanharão a criança durante o ano letivo”, destaca Beatriz Negrão, Gerente de Marketing e Produto da Pritt, marca da Henkel.

Outras recomendações importantes na compra de materiais para a escola: evite itens pontiagudos e que possam representar riscos, como tesoura com ponta; se a compra for online, redobre a atenção na checagem do site para ver se é confiável e verifique se o produto tem o selo Inmetro.