22 de jun de 2023  São Paulo

"Baby Henkel on Board" oferece licença prolongada independente do gênero, bônus especial por um ano, retorno gradual e orientação para funcionários que têm filhos biológicos ou adotivos

Novo programa de parentalidade da Henkel foca em cuidados para o bebê com benefícios expandidos para toda América Latina

A chegada de uma nova vida desperta os melhores sentimentos, extrapola fronteiras no conceito de família e redefine carreiras profissionais. Para garantir que este vínculo inicial intenso com a criança seja marcado pelo bem-estar e tranquilidade econômica, a Henkel criou o i (Bebê Henkel a Bordo, em tradução livre para o português), um programa parental com uma série de benefícios para aqueles que, trabalhando na empresa, também decidem embarcar na bela jornada de trazer mais um membro para a família.

O programa foi lançado em toda a América Latina em abril deste ano e está estruturado em torno de quatro pilares: licença prolongada, Kit Henkel "BOB" (que inclui um bônus especial por um ano), retorno gradual ao trabalho* e mentoria parental. Em linha com o compromisso da empresa em valorizar a diversidade e a inclusão, tendo em conta as diferentes constelações familiares possíveis, o novo programa da Henkel utiliza os conceitos de "cuidador primário" e "cuidador secundário" para a definição de beneficiários, e não os termos ligados ao gênero "maternidade" e "paternidade". Na Henkel, cuidador primário e cuidador secundário são usados para se referir ao papel que o casal desempenha no cuidado do novo membro da família, seja biologicamente ou por adoção. Nos casos de gravidez, a mulher é considerada como principal cuidadora, tendo a outra pessoa responsabilidade secundária. Nos casos de adoção ou gestação de substituição, é o casal quem define a condição de cuidador primário e secundário.

Licença estendida para toda a América Latina

Um dos pilares do programa é a Licença Parental Estendida, que garante aos cuidadores primários no máximo 180 dias corridos, e até 30 dias corridos para os cuidadores secundários, ambos com remuneração. Este valor é superior a todas as licenças previstas por lei nos países da América Latina onde a Henkel opera. Esses benefícios concedidos pela Henkel para a chegada do bebê representam avanços significativos para a região da América Latina, alcançando impactos ainda mais significativos em países com dias reduzidos de licença maternidade e/ou paternidade. No Brasil, por exemplo, a lei federal garante licença maternidade de 120 dias, e 5 dias de licença paternidade, que são estendidos para 180 dias para mulheres e 20 dias para pais em empresas que aderem ao Programa Empresa Cidadã, como é o caso da Henkel. No entanto, quando olhamos para os casos de países como México e Argentina, os períodos de licença são mais curtos: 84 dias para mulheres e 5 para homens no México; e 90 para mulheres e apenas 2 dias para homens na Argentina. Isso significa que essa padronização de práticas está nos níveis mais altos encontrados na região e terá um impacto muito significativo nos locais que mais precisam. "Estamos felizes em anunciar o lançamento de um novo programa que unifica as melhores práticas em benefícios para todos os países da América Latina e se aplica igualmente a todos os nossos colaboradores da região, independentemente de serem administrativos ou de produção", explica Valeria Gladsztein, Head de Recursos Humanos da Henkel LATAM. "Com este programa, queremos garantir que aqueles que trabalham na Henkel na América Latina e têm papéis parentais possam acessar os mesmos benefícios de forma padronizada, não importa onde estejam na região", acrescenta.

Apoio financeiro por um ano

A chegada de um novo membro aumenta substancialmente a lista de despesas no orçamento familiar. Pensado precisamente para proporcionar às famílias maior tranquilidade e conforto financeiro enquanto se adaptam à nova dinâmica, os cuidadores primários e secundários receberão o Kit Henkel "BOB" ("Baby On Board"), um cartão de boas-vindas à criança no qual são notificados de um bônus mensal equivalente a 100 euros na moeda local durante o primeiro ano após o regresso ao trabalho, para os ajudar a cobrir os custos dos seus cuidados, bem como uma oferta de bem-estar parental. O bônus é dobrado no caso de gêmeos.

Retorno gradual

O regresso ao trabalho é um dos momentos mais delicados na relação com o bebê e na dinâmica familiar. O programa "Baby Henkel on Board" oferece a possibilidade de uma transição gradual para atividades profissionais para cuidadores primários durante o primeiro mês após o fim da sua licença. A ideia é que a pessoa defina diretamente com seu chefe a melhor forma de retornar às atividades na empresa aos poucos após sua ausência."Esse processo leva em conta a experiência da pessoa que retorna ao trabalho, com seus desafios profissionais, e de adaptação a este novo momento da vida, bem como a do próprio bebê. Todos precisam se acostumar com a ausência do cuidador primário aos poucos", diz Valeria Gladsztein.

Mentoria Parental

O programa também visa conectar mães e pais da Henkel com diferentes experiências para ajudá-los a se adaptar à nova dinâmica com seu filho ou filha, e encontrar o equilíbrio certo entre vida profissional e pessoal, oferecendo melhor apoio e orientação para navegar por uma fase de intensa mudança. Este benefício também é oferecido igualmente aos cuidadores primários e secundários, e eles poderão escolher mentores de um grupo com perfis diversos de todos os países da região, de diferentes configurações familiares e planos de carreira. "Este conjunto de benefícios permitirá que as nossas pessoas se dediquem plenamente às suas novas dinâmicas familiares, garantindo tempo suficiente para estabelecer uma forte ligação com o bebê e adaptar-se às suas novas rotinas. A terminologia de 'cuidadores' no nosso programa é particularmente importante porque permite incluir as pessoas da Henkel que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+, que têm direitos iguais com base no seu papel na família e não numa condição ditada pelo gênero", acrescenta Valéria. A implementação e unificação dos benefícios do "Baby Henkel on Board" na América Latina é um reflexo da revisão de processos e programas desenvolvidos pela área de Recursos Humanos da região LATAM para gerar experiências memoráveis para seus colaboradores nos momentos mais importantes de suas vidas, enquanto estão em nossa empresa. Essa iniciativa, chamada de HR TransformAction, teve início em 2021, e já gerou mudanças importantes no dia a dia da organização.


*Não se aplica a operadores no México e na Guatemala por outras convenções coletivas.