Discover the brands and technologies from our business units Adhesive Technologies and Consumer Brands.
As expectativas de responsabilidade social e ambiental estão constantemente mudando. É por isso que as empresas dependem de um diálogo aberto com as comunidades, fornecedores, clientes e muitos outros stakeholders para garantir que eles forneçam soluções para os desafios mais importantes.
Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir verdadeiramente. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta para compartilhar opiniões e trocar ideias é a chave para entender as expectativas dos diferentes grupos de interesse à medida que eles evoluem com o tempo. Seja por meio de focus group, questionários ou participação em plataformas de discussão: as empresas precisam recolher insights sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletir sobre essas percepções nas suas atividades diárias.
Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse nos nossos negócios é a chave para garantir que estamos trabalhando nos desafios mais importantes. Por meio de conversas diretas, participação em iniciativas multi-stakeholders e suporte a plataformas de diálogo, o nosso objetivo é compartilhar o nosso conhecimento exclusivo e receber insights – aplicando o que aprendemos em nossos produtos, serviços e atividades de negócios. Queremos entender os nossos stakeholders. É por isso que os ouvimos verdadeiramente.
Intercâmbios com os nossos stakeholders e com grupos sociais são um elemento chave da abordagem de sustentabilidade da Henkel. É por isso que atuamos em diversas plataformas e iniciativas de diálogo sobre temas relacionados com a sustentabilidade.
Este intercâmbio aberto, oferece uma base de compreensão mútua e uma oportunidade para alcançar a aceitação social das nossas decisões empresariais. Ao mesmo tempo, o diálogo é uma fonte de novas ideias e contribui de forma significativa para a nossa gestão de inovação, gestão de riscos e constitui a base para o desenvolvimento da nossa estratégia e relatórios de sustentabilidade.
Portanto, estamos envolvidos num diálogo continuo com clientes, consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas, comunidades locais, agências e analistas, autoridades governamentais, organizações não-governamentais (ONGs), políticos, investigadores e cientistas.
Para muitos produtos de consumo, a maior parte da pegada ambiental é gerada durante o próprio uso do produto. É por isso que promover um comportamento responsável é tão importante. Como resultado, fabricantes, varejistas e distribuidores estão unindo forças para desenvolver plataformas que informem os consumidores sobre produtos sustentáveis, e que os encorajem a utilizá-los de forma responsável.
Juntamente como os nossos parceiros do varejo, unimos forças para mostrar aos consumidores como eles podem reduzir a sua pegada de carbono pessoal, sem sacrificar a sua qualidade de vida. Por exemplo, em 2017, a Henkel e a rede de drogarias alemã Rossmann concentraram a sua campanha num calculador de pegada digital: os consumidores respondem a um conjunto de perguntas simples para calcular quanto carbono é produzido pelo que comem, onde vivem ou como gastam o tempo livre. No final, eles analisam os seus resultados comparados com a média nacional.
Mais e mais iniciativas estão para serem lançadas para incentivar os consumidores de hoje a mudar os seus hábitos imediatamente. No entanto, também é importante pensar nas gerações futuras. É por isso que atividades educacionais que promovem o comportamento sustentável e aumentam a consciencialização sobre os desafios enfrentados pelo nosso planeta, estão cada vez mais populares. O Forscherwelt (Mundo de Pesquisadores) da Henkel, por exemplo, incentiva as crianças a explorar o mundo da ciência, tornando a pesquisa divertida. O programa internacional inclui materiais de ensino para escolas primárias. O conteúdo do programa reflete os pontos prinicipais das áreas de pesquisa da Henkel, além de explorar a sustentabilidade.