15 de ago de 2022

Peças reproduzem madeiras, pedras, entre outros materiais, e renovam o ambiente com praticidade

Laminados multiplicam criações em decoração e ajudam o bolso

A presença de laminados decorativos se tornou tendência no design de ambientes graças à sua versatilidade na composição de diferentes cenários, preenchendo as exigências de tamanhos, estilos e cores.
A aplicação de revestimentos tecnológicos com alta durabilidade ganhou força no universo decor também pela praticidade na instalação e menor custo. Os laminados se multiplicam em projetos residenciais e também corporativos, marcando presença no piso, nas paredes, em armários e outros objetos da casa.

Além de conferir elegância, é possível agregar ao ambiente um aspecto mais natural com a possibilidade de variação em cores e texturas proporcionadas pelas lâminas que reproduzem a aparência de materiais como a madeira ou pedras. Para conhecer diferentes maneiras de repaginar cômodos de forma prática, confira alguns benefícios ao optar por um laminado decorativo:

Laminados amadeirados combinam com praticamente tudo: O tom que remete à madeira enriquece o visual de um ambiente com plantas, reforça a sofisticação de espaços com decorações mais sóbrias e faz contraponto a elementos com cores mais intensas.
O jogo de cores é fundamental na criação de um visual aconchegante e moderno. Tonalidades escuras das lâminas dão equilíbrio ao ambiente predominantemente claro.

Pisos laminados também enfeitam paredes: Sim, as tiras laminadas comumente usadas como piso ganharam espaço em designs de ambiente. Paredes ganham ar rústico com a aplicação de carpetes com visual de madeira. Os pisos laminados são resistentes a riscos, altas temperaturas e produtos químicos utilizados na limpeza do ambiente.

Facilidade na instalação: A aplicação dos laminados no ambiente dispensa o uso de pregos e parafusos, sendo feita com cola de contato.

“Para melhor acabamento, o ideal é que os processos de colagem e aplicação sejam feitos por profissionais para um recorte preciso das peças com utilização de instrumentos específicos, assim como para uma colagem perfeita, evitando a formação de bolhas na superfície ou que se descolem facilmente”, explica Vitor Cybis, Gerente de Marketing da Cascola.

Por muitos anos, a cola de contato contou com a presença do solvente toluol na formulação, que causava forte odor no ambiente e malefícios à saúde. Adesivos atuais, como o Cascola Tradicional e o Cascola Extraforte, são livres dessa substância e promovem fixação superior.

Decorações com menor custo: Os laminados reproduzem a aparência de elementos da natureza como a madeira, mármore e outras pedras, conferindo o visual desejado por um custo menor em relação à aquisição desses materiais orgânicos.

Outra vantagem econômica dos laminados é a possibilidade de redefinir o visual de um objeto que deixou de oferecer uma estética interessante. Em vez de adquirir novos móveis, o revestimento com laminados moderniza o visual do guarda-roupa, mesa, mesa de cabeceira, cabeceira da cama, entre outros.

As folhas laminadas são flexíveis, possibilitando a utilização em peças curvadas e arredondadas. Os laminados são produzidos com resina, folhas e outros materiais misturados, com diferentes texturas. Um determinado laminado pode, portanto, conter mais madeira na composição para se aproximar a um revestimento de madeira.

“Hoje o mercado oferece uma gama de cores, estilos e densidade dos laminados para atender a qualquer necessidade. Praticamente todas as superfícies podem ser adesivadas com os laminados, com exceção do box do banheiro, pois a maior umidade pode prejudicar o resultado final”, acrescenta Vitor Cybis

A tendência em decoração é versátil, reproduzindo diferentes texturas e materiais com bom custo-benefício.

O material pode ser aplicado em paredes, em armários e outros objetos.